Análise: Fortaleza flerta com rebaixamento em derrota para o São Paulo
“O Fortaleza joga como um time rebaixado’, lamenta Marcio | A Voz da Torcida
Seja honesto, torcedor: você ainda acredita que o Fortaleza vai se salvar? A derrota vexatória para o São Paulo por 2 a 0 pelo Brasileirão nesta quinta (2) foi um golpe duro até para o mais otimista dos tricolores. Com um jogador a mais por mais de 70 minutos, o Laion não conseguiu transformar a superioridade numérica em resultado. Foram apenas seis finalizações certas em 24 tentativas, além de transições lentas e erros primários que escancararam uma notória falta de confiança. Hoje, o Tricolor do Pici não só flerta cada vez mais com a Série B de 2026, mas também se mostra descrente de sua própria capacidade de reagir.
+ Receba as notícias do Fortaleza no Whatsapp
Erros que custam caro
Invicto em casa até então (duas vitórias nos dois primeiros jogos como mandante), Palermo sabia que podia contar com a torcida na arquibancada. No entanto, dentro das quatro linhas, o Laion iniciou a partida desatento, errando muitos passes. Um dos erros custou o primeiro gol do São Paulo.
Veja como foi Fortaleza x São Paulo em tempo real
Cedo, aos 10, o Laion desperdiçou uma oportunidade de atacar com Deyverson. O São Paulo tentou o contra-ataque, mas acabou perdendo a bola. No entanto, Brítez tentou tocar de cabeça para Gazal, que não viu Rigoni chegar e fazer o desarme.
Novamente com a bola, o time paulista chegou à linha de fundo e contou com a precisão de Tapia para abrir o marcador na Arena Castelão. Um gol que nasceu de uma forte sequência de falhas do Tricolor do Pici.
Lucas Crispim, Fortaleza, São Paulo
Kid Júnior/SVM
Aos 19, um lance capital. Rigoni (protagonista no São Paulo até então) levantou demais o pé na hora do chute de Deyverson e fez falta dura. Daronco foi ao VAR e acabou expulsando o jogador, deixando o Laion com um a mais.
A vantagem numérica, no entanto, não se traduziu em boas oportunidades. O Fortaleza seguiu errando muitos passes, tendo como principal jogada buscar Deyverson, fosse na bola aérea, fosse no passe para o centroavante receber de costas e abrir para alguém finalizar. Os poucos arremates, inclusive, foram sem nenhuma direção, dando pouco ou nenhum trabalho ao goleiro Rafael. O primeiro tempo terminou com vaias no Castelão.
Fortaleza 0 x 2 São Paulo | Melhores Momentos | 26ª rodada | Brasileirão 2025
Vantagem numérica, mas…
Na volta do intervalo, Palermo agiu. Colocou Guzmán e Breno Lopes em campo para dar nova dinâmica ao ataque. O time, no entanto, mostrou mais transpiração do que inspiração. Bolas alçadas na área para ninguém e a insistência dos erros de passe fizeram com que Palermo mexesse novamente aos 15. Entraram Pochettino e Bareiro.
Com dois homens de criação (Pochettino e Guzmán) e dois centroavantes (Deyverson e Bareiro), o Fortaleza teria cerca de 30 minutos (+ acréscimos) para pressionar o São Paulo em busca do empate e, com eficiência, da virada.
O Laion até ocupou o campo de ataque, mas não caprichava nas finalizações. Teve chance com Pochettino, que parou em cima de Rafael. Diogo Barbosa arriscou chute cruzado com o campo aberto e mandou para fora. Marinho foi a última cartada do técnico do Leão. Ele logo criou uma boa oportunidade, mas a finalização de Breno Lopes foi por cima.
Fortaleza, São Paulo
Kid Júnior/SVM
Eis que o famoso ditado “quem não faz, leva” acabou entrando em ação. Em um contra-ataque fulminante após perda de bola de Marinho, Luciano completou a jogada e fez o segundo do São Paulo, calando o Castelão e deixando a torcida incrédula.
O Fortaleza jogou com um a mais por mais de 70 minutos e até conseguiu chegar ao ataque, mas de forma pouco efetiva: foram 24 finalizações, mas apenas seis no gol de Rafael. A transição arrastada dava a impressão de um time sem vontade de estar em campo. O time flerta cada vez mais com o rebaixamento e o mais preocupante de tudo é que nem o próprio Fortaleza parece mais acreditar que pode evitá-lo.
Agenda tricolor
O Fortaleza volta a campo já no domingo (5). Visita o Juventude no Alfredo Jaconi às 18h30. O ge acompanha todos os lances em tempo real. geRead More


