Artilheiro do Cruzeiro na Era Ronaldo, Edu brilha no futebol amador: “Amo a várzea”
Artilheiro do Cruzeiro na Era Ronaldo, Edu brilha no futebol amador: “Amo a várzea”
Velho conhecido da torcida do Cruzeiro, o atacante Edu, de 32 anos, tem sido decisivo no futebol amador enquanto se prepara para o retorno ao esporte profissional. Artilheiro da Raposa na Série B do Brasileiro de 2022 — ano do acesso — e reforço do Rio Branco-ES para a temporada 2026, o jogador fez o gol da vitória do Montanhês em partida do mata-mata do Regional de Ubá, na Zona da Mata de Minas.
A bola na rede de Edu no tempo normal levou a decisão para os pênaltis, vencida pelo time dele. O atacante foi parar nos braços da torcida com a classificação e se declarou nas redes sociais: “Eu AMO a várzea!”
Em julho, Edu deixou o Cuiabá e anunciou pausa na carreira: “Corpo cansa, mente sangra”
Edu, atacante, Várzea, Minas Gerais
Brunno Estevão
+ Ex-Vasco e Galo, Eder Luis leva vida pacata no interior de MG
O atacante de 32 anos anunciou uma pausa na carreira em julho deste ano após defender o Cuiabá, alegando problemas pessoais e questões de saúde mental. No entanto, em setembro, Edu foi anunciado pelo Rio Branco-ES para a disputa do Campeonato Capixaba, da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro em 2026.
Enquanto não se apresenta no novo clube, Edu assinou com o Montanhês, da cidade de Ervália, para a competição amadora. A contratação representou o retorno do atacante à várzea, onde deu os primeiros passos na carreira.
Edu no Cruzeiro: veja entrevista com atacante quando ele defendia clube na Era Ronaldo
O gol decisivo de Edu foi marcado no duelo entre Montanhês e o Nacional de Senador Firmino, válido pelo Regional da Liga Atlética Ubaense (LAU). O time dele havia perdido na ida por 1 a 0. A volta foi no estádio do Montanhês, na cidade de Ervália, e o atacante fez o gol da vitória no tempo normal. A classificação para a semifinal veio nas penalidades: 5 a 4.
“Vivi a várzea durante muitos anos da minha vida e ontem foi mais um dia marcante (…) Vamos juntos em busca desse título”, escreveu Edu nas redes sociais.
A vitória ainda rendeu uma imagem curiosa. Provocado pela torcida rival com uma música que envolvia o consumo de sanduíches (assista no vídeo mais acima), Edu pegou um X-Bacon, deu uma mordida e exibiu para a arquibancada.
Provocado pela torcida, ex-Cruzeiro Edu exibe x-bacon em resposta durante jogo na várzea no interior de Minas
Brunno Estevão
Ao ge, o presidente do Montanhês, Edson Santos, responsável pela contratação de Edu, comemorou a atuação do atacante e destacou o carinho da torcida cruzeirense pelo atleta.
— A emoção tomou conta de Ervália e da região. Teve gente de Belo Horizonte indo prestigiar ele, cruzeirenses que amam ele. Está sendo muito louco e muito bacana ele estar vestindo a camisa do Montanhês. Esse tempo que ele parou para descansar a cabeça e a mente jogando com a gente deixou ele super feliz, e a gente também — contou Edson.
Edu atacante Montanhês
Brunno Estevão
Carreira
Formado nas categorias de base do Vasco, Edu estava disputando a Série B do Brasileirão pelo Cuiabá. O atacante também atuou por Coritiba, Goiás, Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, Cerro Porteño, do Paraguai, mas foi no Brusque e no Cruzeiro que ele viveu os melhores momentos da carreira.
Em 2021, o atacante foi o artilheiro da Série B do Brasileiro pelo time de Santa Catarina com 17 gols e atraiu a atenção da equipe mineira. Ele chegou ao Cruzeiro em 2022, antes da SAF, e revelou que teve a incerteza se continuaria na gestão de Ronaldo. Com a camisa celeste, porém, disputou 48 partidas e marcou 22 gols, sendo peça fundamental no título da Série B e no acesso à elite.
Edu Junior, atacante do Cruzeiro
Arquivo pessoal
O bom desempenho rendeu elogio do “patrão” Ronaldo, um dos maiores atacantes da história do futebol mundial.
“Que faro de gol. Ele tem essa relação com o gol muito próxima, além da entrega que tem durante o jogo, com correria”, disse o R9 em 2022. geRead More


