CBF anuncia retorno da Copa Centro-Oeste após 24 anos
Novo calendário do futebol brasileiro: conheça as mudanças que vão entrar em vigor em 2026
Entre as novidades no futebol brasileiro apresentadas pela CBF nesta quarta-feira está o retorno da Copa Centro-Oeste. A competição foi realizada pela última vez em 2002 e estará de volta ao calendário nacional após 24 anos.
O torneio vai ser disputado entre os dias 25 de março e 7 de junho do ano que vem por 12 clubes da região, composta por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e também por equipes do Espírito Santo e Tocantins.
Os 12 times serão divididos em dois grupos de seis. Cada equipe faz ao menos cinco jogos na fase de grupos. Quatro de cada grupo avançam para as quartas e os classificados destas fazem as semifinais, também disputadas em jogos de ida e volta. A final da Copa Centro-Oeste terá também duas partidas.
Goiás, de Josué, e Gama, de Wesley, fizeram a final da Copa Centro-Oeste em 2002
O Popular
A competição será uma espécie de “braço” da Copa Verde, que continuará existindo e vai promover um duelo entre o campeão da Copa Centro-Oeste e o campeão da Copa Norte, que também está de volta ao calendário nacional.
De acordo com a CBF, cada clube participante fará no mínimo cinco e no máximo 10 jogos. A entidade promete fomentar os clássicos regionais por meio da fase de grupos. Além disso, o campeão da Centro-Oeste ainda vai garantir uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Cada federação terá duas vagas garantidas. A primeira para o campeão estadual e a segunda para o vice-campeão ou para o vencedor de torneio seletivo específico de cada estado.
História
A Copa Centro-Oeste foi disputada entre os anos de 1999 e 2002. O Goiás, com três títulos, é o grande campeão do torneio. O outro campeão foi o Cruzeiro, em 1999, temporada em que equipes mineiras também disputaram a competição.
Donizete e Fernandão na final da Copa Centro-Oeste de 2001; jogadores morreram em acidentes em 2013 e 2014, respectivamente
Diomício Gomes / O Popular
A final de 1999 foi entre Cruzeiro e Vila Nova. A Raposa venceu o primeiro jogo por 3 a 0, no Mineirão. O Vila venceu a segunda partida por 2 a 1, no Serra Dourada. No terceiro e decisivo confronto, o empate por 0 a 0 deu o título ao Cruzeiro.
Em 2000, o Goiás fez a final contra o Vila e venceu com facilidade – 3 a 1 na ida e 5 a 1 na volta. No ano seguinte, a decisão também foi contra o Vila, e o Esmeraldino ficou com o título ao vencer por 1 a 0 e depois empatar sem gols.
Em 2002, no último ano em que a Copa Centro-Oeste foi disputada, o Goiás foi campeão em um confronto contra o Gama, que venceu a primeira partida por 3 a 2, no Distrito Federal. A volta foi disputada no dia 11 de maio, e o Goiás venceu por 3 a 0, garantindo mais um título.
Goiás foi tricampeão da Copa Centro-Oeste em 2002
O Popular geRead More


