RÁDIO BPA

TV BPA

Copa Norte: entenda o formato da competição que vai voltar ao calendário em 2026

Copa Norte: entenda o formato da competição que vai voltar ao calendário em 2026

Novo calendário do futebol brasileiro: conheça as mudanças que vão entrar em vigor em 2026
A Copa Norte está de volta, mas em um formato diferente. A CBF a anunciou a “ressurreição” da competição nesta quarta-feira, dia 1º, em uma reunião na sede da entidade.
A “nova Copa Norte” será, na prática, uma das duas partes que compõem a reformulação da Copa Verde. Ela passa a ser um torneio próprio, reunindo 12 clubes da Região Norte.
Formato e participantes
Os 12 times serão divididos em dois grupos de seis. Cada equipe faz ao menos cinco jogos na fase de grupos. Quatro de cada grupo avançam para as quartas e os classificados destas fazem as semifinais, ambas em jogos de ida e volta. A final da Copa Norte terá também duas partidas.
Cada federação (AM, PA, RO, AC, RR e AP) terá duas vagas garantidas. A primeira para o campeão estadual e a segunda para o vice-campeão ou para o vencedor de torneio seletivo específico de cada estado.
Remo e Paysandu se enfrentam no Re-Pa #776
Fernando Torres
Datas
Início: 23 de março de 2026
Final: 7 de junho de 2026, poucos dias antes da Copa do Mundo.
Conexão com a Copa Verde
O campeão da Copa Norte terá de enfrentar o vencedor da Copa Centro-Oeste em uma final única, que definirá quem leva o título da Copa Verde.
Impactos
Cada clube tem mais garantias: no mínimo 5 jogos. O torneio ganha calendário fixo. Antes, o período da competição variava ao longo do ano.
Os clássicos regionais (como Remo x Paysandu) estão mantidos, já que os clubes seguem reunidos por região.
Histórico da competição
A Copa Norte foi realizada em seis oportunidades, entre 1997 e 2002, sempre contando com os melhores colocados de cada estadual da região (e também clubes do Maranhão e Piauí). Os três primeiros campeões da competição regional tiveram o privilégio de disputar a extinta Conmebol, casos de Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa e São Raimundo-AM (maior campeão, com três títulos, além de dois vices).
Já as edições de 2000, 2001 e 2002 garantiram os primeiros colocados na disputa da Copa dos Campeões (que reunia os melhores colocados nos regionais, e os campeões do Paulistão e Cariocão), disputada durante esses mesmos três anos.
Curiosamente, o último campeão da Copa Norte foi o Paysandu, garantindo presença na última edição da Copa dos Campeões, vencida pelo time bicolor contra o Cruzeiro, após disputa por pênaltis. O título garantiu a única participação de um time nortista na Libertadores, na edição de 2003.
Campeões da Copa Norte
1997: Rio Branco-AC (venceu o Remo na final);
1998: Sampaio Corrêa (venceu o São Raimundo-AM nos pênaltis);
1999: São Raimundo-AM (venceu o Sampaio Corrêa nos pênaltis);
2000: São Raimundo-AM (venceu o Maranhão na final);
2001: São Raimundo-AM (venceu o Paysandu na final);
2002: Paysandu (venceu o São Raimundo-AM na final). geRead More