RÁDIO BPA

TV BPA

Doze gols e um segredo: Flamengo sobrevive sem um artilheiro na Libertadores; veja números

Doze gols e um segredo: Flamengo sobrevive sem um artilheiro na Libertadores; veja números

O Flamengo chega à final de Libertadores – a quarta desde 2019 – em um cenário diferente das últimas vezes em que decidiu o título. Mais econômico no ataque, o clube não ostenta o artilheiro da competição e viu uma democratização nos gols marcados. O segredo é que esta é, certamente, a campanha mais coletiva dentre as mais recentes.
Varela e Arrascaeta na comemoração do gol em Flamengo x Estudiantes
André Durão/ge
Na atual edição da Libertadores, o Flamengo marcou 12 gols em 12 partidas. Apenas Arrascaeta e Pedro balançaram as redes mais de uma vez, com dois gols cada. Outros oito jogadores foram responsáveis pelos gols rubro-negros: Carrascal, Varela, Bruno Henrique, Léo Pereira, Léo Ortiz, Luiz Araújo, De la Cruz e Juninho.
O cenário atual é bem diferente do recorte das últimas três vezes em que o Flamengo chegou à decisão do título continental. Em 2019, por exemplo, o time marcou 24 gols em 13 jogos, com Gabigol terminando a edição como artilheiro, com nove gols – sendo dois deles na final contra o River Plate.
Voz do Setorista: Manu Ribeiro acompanha classificação do Flamengo na Argentina
Em 2021, quando o Flamengo foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Palmeiras, foram 33 gols marcados em 13 partidas, novamente com Gabigol como artilheiro, desta vez com 11 gols.
Na última vez em que decidiu o título, em 2022, o Flamengo marcou ao todo 33 gols na competição e teve Pedro, com 12 gols, como o goleador máximo da edição. O clube carioca derrotou na final o Athletico-PR com gol marcado por Gabriel – que anotou oito naquela Libertadores. O Fla foi campeão invicto nesta campanha.
Jorginho, Pedro e Saúl comemoram a classificação do Flamengo na Libertadores
Gilvan Souza / Flamengo
Se falta ao Flamengo um goleador, é importante ressaltar outro número que ajuda a explicar a boa campanha rubro-negra nesta Libertadores: foram apenas cinco gols sofridos – o melhor desempenho defensivo no comparativo com os times finalistas de 2019 (sofreu 10 gols), 2021 (14 gols sofridos) e 2022 (vazado oito vezes).
Para a decisão do título da Libertadores de 2025, o Flamengo não contará com Plata, expulso na partida contra o Racing. O equatoriano vinha sendo uma alternativa como referência no ataque na ausência de Pedro, que fraturou o braço e ainda é dúvida para a final, marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru, contra o vencedor do duelo entre LDU e Palmeiras.
Campanha do Flamengo na Libertadores 2025:
Deportivo Táchira 0 x 1 Flamengo – Juninho
Flamengo 1 x 2 Central Córdoba – De la Cruz
LDU 0 x 0 Flamengo
Central Córdoba 1 x 1 Flamengo – Arrascaeta
Flamengo 2 x 0 LDU – Ortiz e Luiz Araújo
Flamengo 1 x 0 Táchira – Léo Pereira
Oitavas
Flamengo 1 x 0 Internacional – Bruno Henrique
Internacional 0 x 2 Flamengo – Arrascaeta e Pedro
Quartas
Flamengo 2 x 1 Estudiantes – Varela e Pedro
Estudiantes 1 x 0 Flamengo
Semifinal
Flamengo 1 x 0 Racing – Carrascal
Racing 0 x 0 Flamengo
2 GOLS: Pedro e Arrascaeta
1 GOL: Carrascal, Varela, Bruno Henrique, Léo Pereira, Léo Ortiz, Luiz Araújo, De la Cruz e Juninho
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More