Manaus FA é afastado da Superliga de futebol americano após sofrer W.0; time vai acionar justiça comum
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) oficializou nesta quinta-feira (2) o afastamento do Manaus FA da temporada 2025. O motivo, de acordo com a entidade, foi a ausência da equipe amazonense ao duelo da quarta rodada da Superliga Nacional, que seria realizado no último domingo (28), em Brasília, contra os Tubarões do Serrado.
A CBFA considerou a ausência do Manaus FA como derrota por WO. Com isso, segundo a entidade, teve que aplicar o regulamento, o qual estabelece que a equipe que cometer o W.O estará automaticamente eliminada da competição e todos os resultados obtidos pela equipe serão revertidos e desconsiderados para efeito de desempate.
Manaus foi eliminado da Superliga
Divulgação
Manaus FA contesta e aciona Justiça comum
O Manaus Futebol Americano (MFA) se manifestou e classificou a medida da CBFA como arbitrária e desproporcional. A nota do clube aponta que a decisão compromete não apenas a integridade esportiva, mas também a imagem do time e de seus atletas.
A equipe amazonense considera a penalidade desproporcional e afirma que já recorreu junto à liga um pedido de reconsideração da decisão, considerada arbitrária, e protocolou junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), em Brasília, um recurso para que seja anulada a medida da liga. Além disso, foi ingressado na justiça comum um pedido de tutela de urgência para anular a decisão.
Initial plugin text
Leia nota completa:
O Manaus Futebol Americano manifesta publicamente sua indignação diante da decisão arbitrária que culminou em sua eliminação da Superliga Nacional de Futebol Americano 2025.
No dia 28 de setembro, estava previsto um amistoso contra o Tubarões do Cerrado, em Brasília. Devido aos altos custos logísticos — deslocamento de cerca de 40 atletas, hospedagem e alimentação — o clube solicitou à liga e ao adversário a alteração da data. Após tratativas, em 24 de setembro, a liga comunicou oficialmente o cancelamento da partida, orientando que ambas as equipes publicassem nota nas redes sociais. Como penalidade, o Manaus FA arcaria com multa de R$ 10 mil.
Mesmo diante da penalidade, o clube seguiu buscando alternativas para remarcar o amistoso. No entanto, em 29 de setembro, após a data originalmente prevista, o presidente do Manaus FA foi surpreendido por uma videoconferência com dirigentes da liga, na qual foi informado que, por não ter comparecido ao jogo, o time seria eliminado da Superliga.
Tal decisão fere os princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, além de contrariar os regulamentos da CBFA e da NFL. A medida é desproporcional, compromete a integridade esportiva e causa danos à imagem do clube e de seus atletas.
O Manaus FA reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o desenvolvimento do futebol americano no Brasil, e seguirá buscando justiça diante dessa medida injustificável.
CBFA diz que seguiu o regulamento
De acordo com nota da CBFA, a partida estava inicialmente marcada para agosto e, a pedido do Manaus FA, foi adiada para setembro. Porém, na data remarcada, a equipe amazonense avisou que não teria condições. A confederação tentou buscar uma solução, não conseguiu e, no fim, optou por seguir o regulamento.
“Em determinado momento, após a comunicação do Manaus de que não seria possível realizar o jogo na data prevista, a gestão da Superliga chegou a considerar diferentes possibilidades. No entanto, o entendimento final foi de que a medida não poderia infringir um item fundamental do regulamento da competição nem mesmo abrir precedentes que poderiam comprometer a integridade esportiva da liga. Dessa forma, em comum acordo entre a gestão da Superliga e a equipe, optou-se pelo afastamento do Manaus F.A. da temporada 2025”, diz um trecho da nota.
De acordo com o presidente da CBFA, Lafaiete Júnior, o jogo não era um amistoso e sim uma partida da temporada regular e, segundo ele, foi o próprio Manaus que pediu para jogar contra equipes de uma região mais afastada, como Brasília.
— Normalmente a gente divide por regiões para que tenha uma maior eficiência financeira com jogos que são organizados pela proximidade. Infelizmente, contra a opinião da própria liga, o Manaus insistiu em fazer uma partida da primeira fase com uma equipe de uma região mais afastada, que é de Brasília. Entendendo que o time ia arcar, remodelamos a tabela para agradar ao Manaus e fomos surpreendidos — explicou Lafaiete Júnior.
Confira a nona na íntegra:
A Superliga de Futebol Americano comunica à comunidade que, em decorrência do não comparecimento do Manaus F.A. à partida contra os Tubarões do Cerrado – inicialmente agendada para o mês de agosto e posteriormente aditada para setembro, em razão de dificuldades logísticas – a partida ficou configurada como W.O., resultando no afastamento do Manaus F.A. da Superliga 2025.
A decisão foi tomada com base na informação oficial prestada pelo Manaus F.A., de que não teria condições financeiras de se deslocar para a partida na data prevista. A gestão da Superliga, em conjunto com as equipes de Manaus e Tubarões do Cerrado, buscou alternativas para remanejar a partida, mas outros fatores, como a indisponibilidade de campo, tornaram a realização inviável.
Em determinado momento, após a comunicação do Manaus de que não seria possível realizar o jogo na data prevista, a gestão da Superliga chegou a considerar diferentes possibilidades. No entanto, o entendimento final foi de que a medida não poderia infringir um item fundamental do regulamento da competição nem mesmo abrir precedentes que poderiam comprometer a integridade esportiva da liga. Dessa forma, em comum acordo entre a gestão da Superliga e a equipe, optou-se pelo afastamento do Manaus F.A. da temporada 2025.
A Superliga reitera seu compromisso com a organização das competições e com a manutenção do respeito entre clubes e atletas, buscando sempre preservar a integridade do esporte e o interesse da comunidade do futebol americano brasileiro. geRead More


