RÁDIO BPA

TV BPA

Novo calendário: quais serão os representantes de PE nas Copas do Brasil, do Nordeste e Série D

Novo calendário: quais serão os representantes de PE nas Copas do Brasil, do Nordeste e Série D

Redação sportv debate calendário: “Maior mudança desde a implantação dos pontos corridos”
As mudanças no calendário nacional anunciadas nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também impactaram diretamente o futebol pernambucano, com um novo representante na Copa do Brasil e novos clubes estaduais entrando na Série D do Campeonato Brasileiro.
No torneio nacional, com a ampliação de 92 para 126 times, Pernambuco (10º colocado no ranking da CBF) terá direito a quatro vagas na Copa do Brasil (antes eram três).
Com isso, além de Sport, Retrô e Santa Cruz – respectivamente os três primeiros colocados do Campeonato Pernambucano deste ano -, o Maguary também está classificado.
Novo calendário para Copa do Brasil
Reprodução
Com o aumento dos participantes, a Copa do Brasil terá 102 vagas “para os clubes classificados nas competições estaduais de 2025”, conforme mostrou o slide de apresentação da CBF do novo calendário.
Procurado, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, confirmou ao ge que a quarta vaga ficará com o time de Bonito, do Agraste pernambucano.
Já o Náutico, conforme apurou a nossa reportagem em contato com o presidente Bruno Becker, tem o entendimento que a vaga deveria ser definida pelo ranking de clubes – o Timbu é o 45º nacional e o segundo estadual – atrás do Sport (25º).
+ Copa do Brasil 2026 terá novo formato, mais times e final única: veja o que muda
Embolada debate retornos no Náutico e a matemática do acesso na Série C
O Timbu, porém, poderá ser beneficiado por dois canais: o mais palpável é o Santa Cruz ser campeão da Série D no domingo. Com isso, o Tricolor entraria na terceira fase da Copa do Brasil e abriria a vaga para o Alvirrubro.
Outra meio seria o Sport se manter na Série A, entrando na quinta fase como equipe da elite nacional. Isso também beneficiaria o Náutico diretamente.
+ Copa do Nordeste 2026: veja o que muda na competição
Copa do Nordeste com nova fórmula
Reprodução
Copa do Nordeste
Para o Nordestão, que passa de 16 para 20 clubes a partir da próxima temporada, Pernambuco só terá direito a duas vagas. Antes, o estado tinha direito a uma vaga na pré-Copa do Nordeste – essa fase “pré”, no entanto, foi excluída da competição.
Somente as federações da Bahia e Ceará, mais bem ranqueadas, terão direito a três equipes. Além de Pernambuco, terão direito a duas vagas também: Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
Neste caso, os representantes pernambucanos, definidos pelo Estadual deste ano, serão Sport e Retrô, campeão e vice-campeão, respectivamente.
Julio Avellar detalha calendário do futebol brasileiro
Série D
Todas as vagas serão via o Campeonato Pernambucano: Retrô, rebaixado da Série C; o Central, beneficiado pela mudança, terá a vaga por ter chegado à segunda fase da Série D deste ano; Maguary e Decisão (conseguiram a vaga via estadual). geRead More