Tricampeão, técnico Aderbal Lana celebra o retorno da Copa Norte: “Pode gerar rivalidade maior”
A partir de 2026, a Copa Norte está de volta. O anúncio foi feito na semana passada pela CBF durante a divulgação do calendário do futebol brasileiro, que foi reformulado para a próxima temporada. O retorno da competição será a oportunidade para os torcedores reviverem grandes rivalidades.
Para a torcida e o técnico Aderbal Lana, velho conhecido do futebol amazonense, a competição tem um sabor especial. Foi sob o comando dele que o São Raimundo-AM conquistou três títulos da competição (1999, 2000 e 2001), metade de todas as edições do torneio, que começou em 1997 e foi até 2002. Para o treinador, o retorno é uma oportunidade de retornar a antiga rivalidade.
— A volta da Copa Norte, ela é importante porque vai voltar, a meu ver, apesar que a gente já tem disputado aí a Copa Verde, a Copa Norte tem uma ênfase mais direta naquilo que os nossos clubes daqui, Belém, Acre, Rondônia… Isso tudo pode gerar uma rivalidade maior, como principalmente Amazonas e Belém, a cidade de Belém, no Pará, entre São Raimundo e Paysandu, São Raimundo e Remo, principalmente São Raimundo e Paysandu. Ela é muito importante porque ela dá um know-how a mais — destacou Aderbal Lana.
Aderbal Lana atualmente ocupa o cargo de coordenador do Amazonas
João Normando/Amazonas FC
Além da rivalidade, Aderbal Lana, que hoje é coordenador técnico do Amazonas, uma das equipes que representará o estado na Copa Norte de 2026, destaca a importância do título, que garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
— Você ser campeão da Copa Norte, evidentemente você vai ter condições de disputar com outras regiões do país. Fico muito feliz com essa volta. São Raimundo foi vice-campeão duas vezes e tricampeão sequencial dessa copa. É importante para o nosso futebol. Sinal que o nosso futebol tem crescido também, nós estamos aí com vários clubes na série D, um na série B, e esperamos que isso possa trazer benefícios para o nosso futebol.
Aderbal Lana
Reprodução
Das quatro finais que o Tufão disputou sob o comando de Aderbal Lana, foi vice em 1998 e campeão nos três anos seguintes. O outro vice da equipe amazonense, em 2002, era outro treinador.
Neste ano, Lana começou como treinador do Amazonas e depois passou a ocupar o cargo de coordenador desde fevereiro, função que manteve mesmo após a passagem de outros treinadores, como Eduardo Barros, Guilherme Alves e o atual técnico, Márcio Zanardi.
Aos 78 anos o treinador acumula, além dos três títulos da Copa Norte, um vice-campeonato brasileiro da Série C em 1999 — também pelo São Raimundo-AM — e 13 títulos estaduais, sendo o mais recente neste ano como coordenador do Amazonas.
Nova Copa Norte
O início da Copa Norte será no dia 25 de março de 2026, com término no dia 7 de junho, quatro dias antes do início da Copa do Mundo. Estarão na disputa 12 clubes. Cinco das seis federações terão duas vagas garantidas. A primeira para o campeão estadual e a segunda para o vice-campeão ou para o vencedor de torneio seletivo específico de cada estado. A melhor ranqueada dentre os estados participantes terá uma terceira equipe na competição.
Regulamento
Os 12 times serão divididos em dois grupos de seis. Cada equipe faz ao menos cinco jogos na fase de grupos. Quatro de cada grupo avançam para as quartas (em duelo único) e os classificados destas fazem as semifinais, em partidas de ida e volta. A final da Copa Norte terá também dois confrontos.
Neste modelo, os finalistas da Copa Norte farão 10 jogos, enquanto o campeão, que estará na decisão da Copa Verde, disputará 12 partidas.
Formato
Classificam-se para a Copa Verde (Copa Norte+Copa Centro-Oeste) os 12 campeões estaduais e os 10 vices das federações de maior ranking. Duas vagas serão pelo Ranking Nacional de Clubes
A Copa Norte e a Copa Centro-Oeste terão dois grupos de seis times cada. Os clubes jogam em turno único dentro da própria chave em seis rodadas
As duas Copas seguem para mata-mata, em confrontos únicos (semifinal e final)
O campeão da Copa Verdeo será o vencedor do confronto entre os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste
Os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil
Histórico da competição
A Copa Norte foi realizada de 1997 e 2002, sempre contando com os melhores colocados de cada estadual da região (e também clubes do Maranhão e Piauí). Os três primeiros campeões da competição regional tiveram o privilégio de disputar a extinta Conmebol, casos de Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa e São Raimundo-AM (maior campeão, com três títulos, além de dois vices).
Já as edições de 2000, 2001 e 2002 garantiram os primeiros colocados na disputa da Copa dos Campeões (que reunia os melhores colocados nos regionais, e os campeões do Paulistão e Cariocão), disputada durante esses mesmos três anos.
Campeões da Copa Norte
1997: Rio Branco-AC (venceu o Remo na final);
1998: Sampaio Corrêa (venceu o São Raimundo-AM nos pênaltis);
1999: São Raimundo-AM (venceu o Sampaio Corrêa nos pênaltis);
2000: São Raimundo-AM (venceu o Maranhão na final);
2001: São Raimundo-AM (venceu o Paysandu na final);
2002: Paysandu (venceu o São Raimundo-AM na final). geRead More


