Verstappen explica boa fase e diz que quem previsse reação seria “idiota”
Rodrigo França analisa vitória de Max Verstappen no GP dos EUA da F1
O renascimento repentino de Max Verstappen na luta pelo título da F1 2025 surpreendeu até o próprio piloto. Depois de vencer o GP dos Estados Unidos de ponta a ponta, o holandês foi perguntado durante entrevista coletiva se acreditaria caso alguém lhe dissesse depois do GP da Holanda, em 31 de agosto, que o piloto estaria na briga pelo título após quatro corridas. A resposta do tetracampeão foi direta.
– Não. Eu teria dito a ele que ele é um idiota – afirmou Max.
Max Verstappen após vencer o GP dos EUA de F1
Clive Mason/Getty Images
Verstappen está com 306 pontos na classificação da Fórmula 1, contra 346 do líder Oscar Piastri. Embora a diferença de 40 pontos ainda seja grande, o número era muito maior no início do dia 7 de setembro, antes do GP da Itália: 104 pontos separavam o astro da RBR do australiano da McLaren. Com isso, o atual campeão da F1 mudou o tom e afirmou pela primeira vez que está, sim, na briga pelo campeonato – antes, o holandês dava respostas evasivas sobre o assunto.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Veja do que Verstappen precisa para virar e ser campeão
Hamilton se torna piloto com maior jejum de pódios na Ferrari
Depois de ser direto no início da resposta, Verstappen tentou explicar os motivos pelos quais crê que a equipe evoluiu.
– Nós achamos um bom caminho com o carro, é simples assim. Claro que fizemos algumas atualizações, mas só entendemos nosso carro um pouco melhor, onde queríamos ter melhor desempenho. E a cada corrida tentamos alcançar isso. Em alguns finais de semana é melhor do que em outros, mas em geral (a abordagem) tem sido bem mais direta nas últimas corridas quando comparada a antes. Isso é o que temos que tentar extrair em todos os fins de semana – disse.
Equipe RBR comemora vitória de Verstappen no GP dos EUA
Sam Bagnall/Sutton Images
Apesar do otimismo em relação ao carro da RBR, Max tentou não fazer previsões em relação às pistas que faltam. O piloto ressaltou que está focado em tentar não cometer erros durante as corridas para aproveitar a possibilidade de ser campeão.
– Eu sei que nós precisamos ser perfeitos até o fim para termos uma chance, então é nisso que precisamos focar. E não sei, é como eu disse antes, é superpróximo, só a atenção ao detalhe vai fazer a diferença. Tentar conseguir a melhor configuração do carro em todo o fim de semana e não cometer erros, então é isso que faremos – acrescentou.
A arrancada de Max Verstappen começou justamente após a pausa de meio de temporada, impulsionada por dois fatores que complementam o talento do holandês: a chegada do chefe de equipe Laurent Mekies e as atualizações no carro da RBR; com foco no novo regulamento de 2026, a McLaren optou por encerrar o desenvolvimento do monoposto deste ano.
Depois de terminar em segundo no GP da Holanda, Verstappen arrancou e venceu três das quatro corridas seguintes, na Itália, Azerbaijão e EUA – nesta última, também ganhou a corrida sprint e aproveitou a batida envolvendo Piastri e Norris para tirar mais oito pontos dos rivais.
A próxima etapa do Mundial acontece no domingo (26) no Autódromo Hermanos Rodríguez, no México. A prova começa às 17h (de Brasília), e o ge.globo acompanha tudo em tempo real.
Infos e horários – GP do México da F1 2025
Infoesporte geRead More


