Camutanga vai da Série B ao time titular do Vitória e ganha destaque entre reforços do 2° semestre
Vitória tem sequência fora de casa nas próximas rodadas do Brasileirão
O Vitória contratou oito jogadores na segunda janela de transferências desta temporada, mas talvez nenhum deles tenha gerado o mesmo impacto no time que Camutanga. O zagueiro que estava emprestado ao Remo, na Série B, foi chamado de volta e de imediato ganhou a condição de titular no Rubro-Negro.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025
Camutanga desembarcou em Salvador dois dias depois do Vitória ser goleado por 8 a 0 pelo Flamengo. O retorno do zagueiro foi uma alternativa para reforçar o elenco e tentar resgatar uma identidade vencedora a menos de uma semana para o fechamento da janela de contratações.
Assim, o campeão da Série B de 2023 e do Baiano de 2024 foi titular contra o Atlético-MG depois de apenas três treinos em seu retorno ao clube. A partir daquele momento, saiu do time apenas para cumprir suspensões contra o Santos, na 29ª rodada, e Botafogo, no último domingo.
Dos nove jogadores que chegaram ao clube no segundo semestre, só Ramon e Aitor Cantalapiedra têm mais minutos em campo que o zagueiro. Aqui vale pontuar que o lateral, líder da lista, tem a condição de titular impactada pela baixa concorrência no setor.
Jogadores que chegaram ao Vitória no segundo semestre:
Ramon: 1.170 minutos
Aitor Cantalapiedra: 932 minutos
Camutanga: 836 minutos
Renzo López: 479 minutos
Thiago Couto: 334 minutos
*Romarinho: 121 minutos
Dudu: 224 minutos
Kike Saverio: 32 minutos
Rúben Rodrigues: 22 minutos
Rúben Ismael: 17 minutos
Camutanga em treino no Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
Camutanga foi titular sob o comando de Rodrigo Chagas, antecessor a Jair Ventura, e manteve o prestígio com o atual treinador. Desde que voltou ao Vitória, ele só tem menos jogos que capitão Lucas Halter entre os zagueiros do time.
Aos 36 anos, Camutanga tem contrato com o Vitória até dezembro de 2026. Ao todo, são 85 jogos, com seis gols e uma assistência com a camisa rubro-negra.
Camutanga em treino do Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
Antes de receber o chamado do Vitória, o zagueiro tinha 14 partidas disputadas pelo Remo na Série B. Camutanga trocou a briga pelo acesso pela luta pela permanência, mas, no fim das contas, o objetivo é o mesmo: estar na Série A em 2026.
Camutanga tem mais um duro compromisso com o Vitória na próxima terça-feira, quando o Rubro-Negro visita o Palmeiras, às 19h30 (de Brasília), em jogo adiantado da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
*Já deixou o clube. geRead More


