RÁDIO BPA

TV BPA

Documentário mostra preparação da seleção brasileira de futebol de cegos na corrida para Paris 2024

Documentário mostra preparação da seleção brasileira de futebol de cegos na corrida para Paris 2024

Documentário do CPB mostra bastidores da Seleção de Futebol de Cegos rumo a Paris 2024
Os preparativos da seleção brasileira de futebol de cegos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 são o tema do documentário “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”, dirigido por por André Bushatsky, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. O filme tem estreia prevista para novembro, no sportv, e também estará disponível no catálogo da globoplay. A produção acompanhou por quase dois anos a trajetória da invicta seleção brasileira, pentacampeã paralímpica.
— O Brasil é, também, o país do futebol de cegos. E a gente precisa contar a história dessas pessoas: quem é essa seleção? Quem são essas pessoas? De onde elas vêm e o que elas constroem? — declara a narradora do Grupo Globo Isabelly Morais no documentário. A produção buscou justamente encontrar essas respostas.
Documentário “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”
Divulgação
Bushatsky tem se destacado pela produção de obras audiovisuais dedicadas ao esporte paralímpico. Em projetos anteriores, como a série “Da Inclusão ao Pódio” e o documentário “O Instante Decisivo”, o diretor mergulhou na rotina de atletas paralímpicos, revelando seus treinos, superações e preparos para grandes competições. Em “Mulheres no Pódio”, trouxe à tona os desafios enfrentados por mulheres em um ambiente historicamente dominado por homens.
— O futebol de cegos é uma das expressões mais puras da alma do esporte brasileiro. Nossos atletas jogam com o coração, com instinto e confiança total uns nos outros. O documentário de André Bushatsky mostra isso com muita legitimidade. O que existe por trás da trajetória vitoriosa é muito mais do que medalhas: é trabalho, amizade e uma crença inabalável no poder do esporte de transformar vidas — afirmou José Antônio Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Documentário “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”
Divulgação
Os bastidores retratados no documentário
O filme Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil convida o público a mergulhar no cotidiano intenso de uma equipe que atua sob regras e percepções pouco visíveis. Nesse universo, ouvir, tocar e se mover com precisão são competências fundamentais.
— Através do esporte, eu pude visualizar um futuro muito grande e me apeguei, me dediquei e me entreguei — resume o atleta Cássio Reis.
Documentário “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”
Divulgação
Mais do que retratar jogos, o documentário revela diferentes dimensões da vida esportiva: mostra treinos especiais realizados na praia, aborda a ciência envolvida na preparação dos atletas e abre espaço para os bastidores da seleção permanente em João Pessoa. Também há momentos de descontração, como a visita a pontos turísticos de Estrasburgo durante o campeonato mundial -experiência sensorial na qual os jogadores conhecem a cidade pelo toque – e o destaque para a música como elo de amizade dentro do grupo.
Com um olhar atento e humanizado, Futebol de Cegos acompanha o que acontece antes, durante e depois das partidas: as estratégias traçadas, as mudanças de plano, os conflitos e o suporte da comissão técnica. Mesmo diante da pressão de representar o Brasil em palcos internacionais, a narrativa evita o heroísmo fácil e privilegia o real: ali não estão pessoas que “venceram suas limitações”, mas atletas profissionais que vivem o esporte com garra, disciplina e resiliência.
Documentário “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”
Divulgação
Seleção Brasileira de Futebol de Cegos:
Fábio Vasconcelos – Técnico
Ricardo Alves “Ricardinho” – Ala ofensivo
Raimundo Nonato – Ala ofensivo, pivô
Luan Lacerda – Goleiro
Jeferson Gonçalves “Jefinho” – Atacante
Cássio Reis – Ala defensivo
Jardiel Vieira – Ala ofensivo
Jonatan Silva – Pivô
Maicon Júnior – Ala defensivo
Matheus Costa – Goleiro
Tiago “Paraná” da Silva – Ala defensivo
Ficha técnica:
Direção e roteiro: André Bushatsky
Produtor: Jonathan Mendonça
Produção executiva: André Bushatsky e Pedro Alves
Direção de fotografia: Alan Fabio Gomes
Montagem: Jonathan Mendonça
Trilha sonora e música original: Tami Belfer
Colorista: Caio Antonio
Supervisão de som: Ariel Henrique, ABC, e Cláudio Avino
Finalização de som e mixagem: Ariel Henrique, ABC
Som direto: Douglas Gonçalves
Duração: 77 min
Produção: Bushatsky Filmes
+ Bicampeão mundial de Parasurf, Luciano Nem é recebido com festa em Florianópolis
+ Nadador do Vasco encontra alegria e medalhas nas piscinas após ser baleado por policial aos 7 anos geRead More