RÁDIO BPA

TV BPA

‘É uma pena’, diz Trump sobre prisão de Bolsonaro

‘É uma pena’, diz Trump sobre prisão de Bolsonaro

 ‘É uma pena’, diz Trump ao ser informado sobre a prisão de Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (22) que é “uma pena” que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) tenha sido preso.
“Foi isso o que aconteceu? É uma pena”, afirmou o republicano, após ter sido questionado por jornalistas sobre suas considerações a respeito da prisão de Bolsonaro.
Bolsonaro foi preso em casa na manhã deste sábado (22) e levado à sede da Polícia Federal em Brasília, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a prisão.
A ordem expedida pelo ministro apontou riscos à ordem pública e indícios de que Bolsonaro estava planejando uma fuga.
Segundo Moraes, o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal informou sobre uma violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro às 0h08.
A equipe que faz a segurança de Bolsonaro foi imediatamente acionada pela Secretaria de Administração Penitenciária do governo federal, responsável pelo aparelho. A escolta, então, confirmou a violação e fez a troca à 1h09.
“A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, disse o ministro na decisão.
VÍDEO: Veja como ficou a tornozeleira de Bolsonaro
Segundo relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, a tornozeleira do ex-presidente possuía “sinais claros e importantes de avaria”, com marcas de queimaduras em toda a sua circunferência, no local de encaixe e fechamento do equipamento.
Questionado sobre qual instrumento havia utilizado na tornozeleira, o ex-presidente afirmou que tinha utilizado um ferro de solda para tentar abrir o equipamento. Bolsonaro também disse que teria começado a mexer no aparelho no fim da tarde de sexta-feira.
Além disso, o ministro considerou que uma vigília de apoiadores convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à casa do pai poderia causar tumulto e facilitar uma eventual fuga.
Moraes disse que a convocação “configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal”.
O ministro escreveu que, embora o ato tenha sido apresentado como uma vigília pela saúde de Bolsonaro, “a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu”, com o uso de manifestações para obter “vantagens pessoais” e “causar tumulto”.
Veja os vídeos em alta no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Trump e Bolsonaro.
REUTERS
*Esta reportagem está em atualizaçãog1 > Mundo Read More