Everton Ribeiro encara sequência como reserva pela primeira vez no Bahia
Ceni explica que Everton Ribeiro não está bem fisicamente para ser titular
Everton Ribeiro tem vivido uma situação com a qual ele está pouco acostumado no Bahia: começar as partidas no banco de reservas. Ainda em busca do ritmo ideal após diagnóstico de câncer de tireoide e cirurgia, o camisa dez ficou fora do time titular nos últimos quatro jogos, sequência inédita desde que ele desembarcou em Salvador.
Everton Ribeiro nos últimos jogos do Bahia:
Bahia 2 x 1 Bragantino: entrou aos 87 minutos;
Atlético-MG 3 x 0 Bahia: não entrou;
Internacional 2 x 2 Bahia: entrou aos 58;
Bahia 2 x 3 Fortaleza: entrou aos 60;
Aproveitamento de 33,3%.
Embora não tenha balançado as redes nem dado assistências nestas partidas, cinco dos seis gols marcados pelo Bahia só aconteceram depois que o camisa dez entrou em campo. A influência e importância do capitão foi reforçada por Rogério Ceni em entrevista coletiva após a derrota para o Fortaleza, na última quinta-feira.
Rogério Ceni – Sobre Everton Ribeiro
“Eu gostaria muito de contar com ele desde o início do jogo, conversei com ele, mas ele não se sente confortável ainda”, iniciou Rogério Ceni.
– É meu desejo contar com ele. Ele foi titular o ano todo, mas passou por uma cirurgia, ficou muito tempo parado, não tem condições de jogar 45 minutos ainda. Ele sente que não consegue competir fisicamente com os demais. Principalmente no início do jogo, com todos os jogadores 100% – completou o treinador.
Everton Ribeiro em treino no Bahia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Everton Ribeiro não começava tantas partidas seguidas no banco de reservas desde o fim de 2023, em seus últimos meses pelo Flamengo. Foram dez jogos consecutivos à disposição de Tite, mas fora do time titular. Neste período, ele entrou em campo em oito oportunidades e não foi utilizado duas vezes.
Desde que chegou ao Bahia, Everton Ribeiro disputou 80% dos jogos do clube. Em 145 partidas, ele não foi relacionado 22 vezes, e ficou no banco sem ser acionado em seis oportunidades.
Everton Ribeiro no Bahia:
Total de jogos do Bahia: 145
Total de jogos de Everton Ribeiro: 117 (97 como titular)
Começou no banco e entrou: 20
Ficou no banco: 6
Não foi relacionado: 22
A última partida de Everton Ribeiro como titular do Bahia foi na vitória sobre o Flamengo, no início de outubro. No dia seguinte ao jogo, o meia compartilhou o diagnóstico de câncer na tireoide e passou um período afastado. Foram quatro jogos sem ser relacionado, e agora quatro partidas em que ele começou no banco de reservas.
– Cada jogo eu me sinto melhor. Hoje [quinta-feira], já me senti menos exausto no final do jogo e foi um jogo de trocação, de correria. Infelizmente, estamos no final e temos que acelerar o mais rápido possível. O importante é que eu estou me sentindo cada vez melhor, quando entro eu me sinto bem dentro de campo e podendo ajudar a equipe – disse Everton Ribeiro na zona mista após Bahia x Fortaleza.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia em 2025
Everton Ribeiro ficou longe da Cidade Tricolor para se recuperar da cirurgia entre os dias 6 e 19 de outubro. Ele se reapresentou no dia 20, e desde então tem avançado no processo de recondicionamento para voltar a ser titular do Bahia.
Everton Ribeiro desde o último jogo como titular:
5 de outubro: último jogo como titular;
6 de outubro: cirurgia para retirada da tireoide;
20 de outubro: reapresentação ao Bahia;
2 de novembro: voltou a ser relacionado e entrar em campo.
Everton Ribeiro durante treino do Bahia
Rafael Rodrigues/EC Bahia
Nos oito jogos em que esteve fora do time titular do Bahia, o principal substituto de Everton Ribeiro foi Michel Araujo, que assumiu a vaga quatro vezes. Rodrigo Nestor foi o escolhido em três oportunidades, e Erick recebeu uma chance.
O Bahia tem um novo compromisso já neste domingo, quando o recebe o Vasco pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 16h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Questionado sobre o retorno ao time titular, Everton Ribeiro despistou.
– Vamos ver, quem sabe eu aguento mais tempo. O professor pode me utilizar mais, mas até domingo, a gente vai conversando e espero ajudar a equipe a vencer domingo – projetou o camisa dez. geRead More


