Jogadores de Xerém perdem espaço e jogam pouco no Fluminense em 2025; veja minutagem
Protagonistas em 2023, Cano e John Kennedy vivem fase ruim no Flu
A utilização dos “Moleques de Xerém” sempre é um motivo de orgulho e de sucesso do Fluminense em todas as temporadas. Seja na briga para não cair ou na conquista de títulos recentes, os jogadores da base tiveram grande impacto no objetivo alcançado nos últimos anos. Mas não é o que acontece em 2025.
+ Título da Libertadores do Fluminense faz dois anos; veja 7 curiosidades sobre a conquista
Só há um atleta da base tricolor entre os 23 mais utilizados na atual temporada, e é o volante Martinelli, que está no profissional há cinco temporadas sendo titular da equipe constantemente.
Riquelme Felipe é o segundo a figurar na lista, na 24ª posição, com 753 minutos em um total de 22 partidas, sendo 16 delas saindo do banco de reservas. Ele é um dos quatro jogadores que foram promovidos e atuaram com o elenco principal em mais de duas partidas na atual temporada.
Somente outros três jovens foram utilizados no time em mais de dois jogos desde que o elenco profissional voltou das férias, na quarta rodada da Taça Guanabara. São eles: o meia Isaque (11 jogos), já negociado com o Shakhtar Donetsk, o lateral-direito Julio Fidelis (5 jogos) e o zagueiro Davi Schuindt (4 jogos). Os demais tiveram oportunidade somente quando Renato utilizou times completamente reservas na fase de grupos da Sul-Americana.
Parte desse pouco espaço vem também do tamanho do elenco do Fluminense para a temporada 2025. Foram 15 reforços contratados, que deixaram o grupo de atletas com mais de 30 nomes.
Riquelme em Fluminense x Juventude
Lucas Merçon/FFC
A disputa travada durante a temporada teve vantagem para os veteranos, que acabaram ganhando maior minutagem e utilização com as três comissões técnicas que passaram pelo clube em 2025, de Mano Menezes, Renato Gaúcho e Zubeldía.
Segundo os dados do Gato Mestre, o Fluminense utilizou apenas nove jogadores com idade até 23 anos no atual Campeonato Brasileiro. É o sétimo time que menos usa jogadores sub-23 entre os 20 da Série A.
Em termos de comparação, o Palmeiras, que é dono de um dos maiores investimentos do campeonato, já utilizou 14 jogadores sub-23, sendo 11 deles sub-21. Entre os cinco que menos utilizam jovens estão Sport, Mirassol, Ceará, Vitória e Flamengo.
Aos 35 min do 2º tempo – chute de fora da área defendido de Riquelme do Fluminense contra o Ceará
Zubeldía assumiu o comando do Fluminense no dia 25 de setembro. Desde a apresentação, tratou como prioridade conhecer melhor o elenco profissional e preparar o time visando a Copa do Brasil. Questionado sobre utilização da base, afirmou que seria algo para médio prazo.
Foram oito partidas nesse período, em que o treinador usou 16 jogadores diferentes em suas escalações titulares e um total de 25 atletas. Apenas três deles têm 23 anos ou menos: John Kennedy, Bernal e Riquelme. A média de idade desses 25 atletas utilizados pelo treinador argentino é de 30,3 anos.
Veja a lista do mais jovem ao mais velho:
Riquelme – 18 anos
Bernal – 22 anos
John Kennedy – 23 anos
Martinelli – 24 anos
Freytes – 25 anos
Hércules – 25 anos
Santi Moreno – 25 anos
Canobbio – 27 anos
Serna – 27 anos
Guga – 27 anos
Nonato – 27 anos
Ignácio – 28 anos
Soteldo – 28 anos
Fuentes – 28 anos
Lima – 29 anos
Lucho – 31 anos
Otávio – 31 anos
Renê – 33 anos
Everaldo – 34 anos
Samuel Xavier – 35 anos
Keno – 36 anos
Thiago Santos – 36 anos
Cano – 37 anos
Thiago Silva – 41 anos
Fábio – 45 anos
Initial plugin text
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More


