RÁDIO BPA

TV BPA

Pilotos só poderão usar pneus por 25 voltas no GP do Catar da F1

Pilotos só poderão usar pneus por 25 voltas no GP do Catar da F1

Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
A F1 dá início nesta semana à última rodada tripla do campeonato 2025, começando com o GP de Las Vegas na madrugada do próximo domingo. Mas, a categoria já se prepara para a etapa seguinte, o GP do Catar: foi acordado com as equipes e a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) que cada conjunto de pneus só poderá ser utilizado por até 25 voltas no Circuito de Losail.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
F1 barra estratégia de reduzir pintura para aliviar peso dos carros
Vettel revela surpresa com saída de Horner e projeta desafios para RBR
Largada do GP do Catar da F1 2024
Kym Illman/Getty Images
A decisão foi tomada pela fornecedora oficial de pneus da F1 para evitar riscos pelo excesso de aquecimento, degradação e energia impostos à borracha. A medida foi tomada com base em análises feitas na edição 2024 da etapa:
– No ano passado, vários pneus, especialmente o dianteiro esquerdo, atingiram o nível máximo de desgaste. Essas condições, combinadas com a alta energia lateral, aumentaram a fadiga estrutural da construção.Para reduzir o número de pit stops, as equipes trabalharam no gerenciamento da degradação dos pneus, limitando a queda de desempenho, o que às vezes corria o risco de prolongar a duração além da vida útil do pneu.
Com isso, a expectativa é que no mínimo dois pit stops sejam adotados por cada piloto na prova, já que a corrida catari possui 57 voltas. Nesta contagem de giros por composto, porém, não estarão incluídas as voltas de alinhamento no grid e as de desaceleração após a bandeirada.
Pneus expostos no GP do Catar da F1 em 2023
Gongora/NurPhoto via Getty Images
Para o fim de semana no Catar, a F1 adotará a gamatura mais resistente de pneus: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios). Vale lembrar que a etapa contará com uma corrida sprint, sendo esta a última de 2025.
Além disso, o Circuito de Lusail pode sediar a decisão do campeonato de pilotos, hoje concentrado na dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri – e tendo Max Verstappen correndo por fora.
Veja a classificação atualizada do Mundial
Pneu furado de Lewis Hamilton durante o GP do Catar em 2024
Peter Fox/Getty Images
Essa não é a primeira vez que o GP do Catar demanda uma atenção extra aos pneus. Em 2021, ê os longos stints de parte dos pilotos e as zebras agressivas em Losail provocaram os estouros dos pneus de alguns carros, como os de George Russell e Lando Norris.
Dois anos depois (o Catar ficou fora do calendário de 2022 por causa da Copa do Mundo de futebol), um problema detectado nos pneus forçou a adoção de novos limites de pista e até a realização de um treino livre extra. A falha teria sido causada pela interferência de alta frequência entre a parede lateral do pneu e as zebras piramidais de 50mm utilizadas no Circuito de Losail.
Tomando parte no calendário após o GP de Las Vegas em 23 de novembro, o GP do Catar será em 30 de novembro; ele antecede em uma semana o GP de Las Vegas, encerramento do campeonato, em 7 de dezembro. geRead More