RÁDIO BPA

TV BPA

Sucesso de Filipe Luís pressiona Flamengo por renovação; entenda como está a estagnada negociação

Sucesso de Filipe Luís pressiona Flamengo por renovação; entenda como está a estagnada negociação

Voz do Setorista: Manu e Letícia mostram festa no gramado e informam sobre futuro de Filip
Filipe Luís, de 40 anos, empilha taças no início de sua carreira como treinador no Flamengo. Neste sábado, ele faturou a sua primeira Copa Libertadores da América após o time rubro-negro superar o Palmeiras por 1 a 0 na final em Lima, no Peru. Na quarta-feira, o técnico pode ser campeão brasileiro caso vença o Ceará no Maracanã. O sucesso pressiona o clube para renovar o contrato do comandante, que termina em dezembro deste ano.
+ Bap critica Copa Intercontinental e manda recado para Leila Pereira após título do Flamengo
Palmeiras 0 x 1 Flamengo | Melhores momentos | Final | Libertadores 2025
Este é o quarto título de Filipe Luís em pouco mais de um ano como técnico no profissional. Logo após assumir o time principal do Flamengo, em outubro de 2024, ele levou o clube a conquistar a Copa do Brasil. Na primeira quinzena de novembro, o time superou o Atlético-MG na decisão com duas vitórias: 3 a 1 no Maracanã e 1 a 0 na Arena MRV.
Nos primeiros meses de 2025, vieram mais dois títulos, ambos em clássicos: a Supercopa do Brasil em fevereiro, ao derrotar o Botafogo por 3 a 1 no Mangueirão, e o Carioca em março, após uma vitória por 2 a 1 e um empate por 0 a 0 com o Fluminense nas finais disputadas no Maracanã.
FIlipe Luís com a medalha de campeão carioca
André Durão
Neste sábado, um ano e 19 dias depois de ganhar o seu primeiro título à beira de campo, Filipe Luís conquistou também a sua primeira Libertadores no cargo. Como jogador, ele já havia vencido o torneio duas vezes, em 2019 e 2022, ambas com o Flamengo.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Filipe Luís termina o ano em alta e ainda podendo ganhar mais um título: na próxima quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Ceará às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, dependendo de uma vitória simples para confirmar matematicamente a conquista do Campeonato Brasileiro. Se isso acontecer, será o primeiro técnico a conquistar todas as taças. E, ainda em dezembro, ele vai ter a Copa Intercontinental da Fifa para disputar no Catar.
Filipe Luís foi eleito o melhor técnico do Carioca
Gilvan de Souza / Flamengo
Valorizado no mercado e atraindo a atenção da imprensa europeia, Filipe Luís já recusou uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia, e atualmente discute uma renovação do contrato com o Flamengo, já que seu vínculo termina no fim do ano. Em que pé está a conversa?
O Flamengo procurou Filipe ainda no primeiro semestre para discutir a permanência. Naquele momento, o técnico começava a conquistar números interessantes, mas ainda disputava as principais competições do ano. Os valores na mesa eram baixos. O treinador demorou conversar. A contraproposta, em um valor muito acima do proposto pelo Fla, estagnou mais uma vez a negociação.
Recentemente, as partes conversaram para encontrar um meio-termo, e há um otimismo pela extensão do vínculo. A meta de Filipe Luís, depois de conquistar pelo Flamengo, é ir para o futebol europeu. Isso não acontecerá agora. Talvez no meio do ano que vem haja uma proposta interessante. Ele só sairá para um primeiro escalão da Europa. A tendência é que renove por mais um ano com o Fla.
Apesar do otimismo, o martelo só será batido depois do Brasileirão. Talvez até mesmo após o Intercontinental, mas com este torneio não tendo peso na discussão, obviamente. É que Filipe muitas vezes postergou a conversa por não querer tirar o foco do campo. Enquanto tiver jogo, o treinador prefere estar com a cabeça só no trabalho.
As conquistas e o patamar que Filipe atingiu em apenas um ano como técnico do profissional pressionam o Flamengo pela renovação. Por outro lado, o presidente Bap jogou a pressão para o treinador, em entrevista ao ge depois do título da Libertadores:
— Filipe Luís é parte disso, um cara absolutamente especial. Eu acreditei quando assumi, ele está com a gente até agora. Se depender só de mim, é claro que ele fica, mas como todo casamento depende de dois. Mas eu acredito que ele também quer vir por muito mais. Se eu tivesse que fazer uma aposta, eu faria que ele fica. Não ia pagar muito porque é mais ou menos como chover no molhado (risos). Que venha o Ceará, um dia de cada vez.
Boto ao lado de Filipe Luís em viagem do Flamengo
Gilvan de Souza / Flamengo
Boto, por outro lado, fugiu pela tangente ao ser perguntado sobre o tema. O diretor executivo de futebol rubro-negro disse que o planejamento já começou, mas preferiu adiar o “assunto Filipe Luís” após a definição do título brasileiro:
— A partir de quarta-feira a gente conversa disso. (Planejamento) já começou antes, está tudo encaminhado.
Se considerar também a base, a Libertadores é o sexto título da carreira de treinador de Filipe Luís. No sub-17 do próprio Flamengo, o técnico conquistou em junho do ano passado a Copa Rio nos pênaltis contra o Vasco, em São Januário. E, em agosto, após subir para o comando do sub-20, ganhou o Intercontinental ao vencer de virada o Olympiacos, da Grécia, por 2 a 1 no Maracanã.
Filipe Luís com a medalha de campeão da Copa Rio Sub-17
Thales Soares
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More