A importância do letramento digital para o mercado de trabalho
Letramento digital é a parte “inteligente” sobre o uso de ferramentas digitais
Foto: Getty Images
Você já ouviu falar em letramento digital? No mundo contemporâneo, marcado por tecnologias que transformam cada vez mais a vida de todos, a informação chega rápido e literalmente na palma da mão, por meio dos smartphones. Esse cenário reforça a importância do tema e evidencia uma necessidade cada vez mais presente, especialmente no contexto profissional.
Letramento digital é a capacidade de usar, compreender, criar e avaliar informações em ambientes digitais com senso crítico. Ou seja, vai muito além do simples manuseio das ferramentas digitais. Relatórios globais com empregadores indicam que a adoção de tecnologias como IA e análise de dados está acelerando a mudança nas competências exigidas, elevando a importância de habilidades digitais e críticas para o trabalho.
Marcelo Ponciano, responsável pela Diretoria de Tecnologia (Dtec) da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, explica que a grande questão é saber usar e, principalmente, saber pensar no ambiente digital.
Marcelo Ponciano, responsável pela Diretoria de Tecnologia (Dtec) da Universidade de Fortaleza.
Foto: Arquivo Pessoal
“Você sabe digitar um texto, enviar um e-mail ou fazer uma pesquisa no Google. É como saber dirigir um carro. O letramento digital é a parte inteligente: você entende por que deve usar aquela ferramenta, como se proteger de golpes e, principalmente, como avaliar o que encontra na internet. É como conhecer o Código de Trânsito e saber tomar decisões seguras no caminho. Em resumo: não basta saber clicar; é preciso saber julgar o que você vê e faz on-line.”
Entre os pontos do letramento digital estão: o uso de diferentes ferramentas digitais; o desenvolvimento de habilidades para compreender como funcionam os algoritmos; e a prática de segurança on-line, com senhas fortes, proteção de informações e atitudes que ajudem a prevenir fraudes e golpes.
Mas de que forma o letramento digital pode impactar a vida profissional? Marcelo Ponciano ressalta que quem ignora esse tema hoje corre o risco de ficar para trás em poucos anos.
“Os principais impactos são: perda de relevância, porque a pessoa só conseguirá fazer o básico (o operacional), enquanto colegas com letramento digital estarão tomando decisões estratégicas, analisando dados e liderando a inovação; risco de erros, pois estará mais sujeito a cair em golpes virtuais (colocando a empresa em risco) ou a tomar decisões ruins com base em informações falsas ou mal analisadas; e dificuldade de crescimento, já que, sem a capacidade de analisar e entender novas tecnologias, será visto como um freio para a evolução da empresa e não como um líder.”
Ponciano reforça que ser bom na própria área já não é suficiente. Agora, é preciso saber usar a tecnologia para potencializar resultados. “Quem ignora isso terá um teto baixo para o crescimento na carreira”, conclui.
Está preparado para tomar o próximo passo rumo à trajetória profissional?
Estude na Unifor, a única universidade particular do Ceará segundo diversos rankings acadêmicos nacionais e internacionais. Acesse www.unifor.br para conhecer os cursos de graduação disponíveis e as formas de ingresso para 2026.1, que inclui a nota do Enem. g1 Read More


