A poucos quilômetros da Venezuela, Trinidad e Tobago permite que aeronaves militares dos EUA usem seus aeroportos
Caça de guerra F-18 decola do deque do porta-aviões americano USS Gerald Ford no mar do Caribe.
Divulgação/Marinha dos Estados Unidos
O Ministério das Relações Exteriores de Trinidad e Tobago anunciou nesta segunda-feira (15) que autorizou o trânsito de aeronaves militares dos Estados Unidos em seus aeroportos pelas próximas semanas.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em comunicado, o ministério afirmou estar comprometido com a cooperação com os EUA em questões de segurança regional. Segundo o país, os EUA afirmam que a movimentação das aeronaves militares faz parte de movimentações logísticas.
A movimentação ocorre em um momento de tensão entre EUA e Venezuela. Desde o início da mobilização militar dos EUA no Caribe, o governo Trump diz que está agindo para combater o tráfico de drogas na região.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no entanto, crê que o combate ao tráfico é um subterfúgio para justificar um ataque a seu país, com o objetivo final de tirar os chavistas do poder. Trump já disse mais de uma vez que ataques a alvos terrestres seriam realizados contra o país.
Trinidad e Tobago fica no sul do Caribe, muito perto da costa venezuelana. A maior ilha do país é separada do continente pelo Canal de Colombo, que tem apenas 14 km de largura em seu ponto mais estreito.
Nesta segunda, a Venezuela acusou Trinidad e Tobago de ajudar no “roubo” de um navio carregado com petróleo venezuelano que os Estados Unidos apreenderam na semana passada.g1 > Mundo Read More


