Além da Copa: entenda o que pesou para Diniz avaliar quem seria preservado no Vasco
Voz do Setorista: João Guerra traz as novidades da chegada do Vasco a Belo Horizonte
O Vasco encerra sua participação no Campeonato Brasileiro neste domingo, contra o Atlético-MG, mas não contará com a maioria de seus principais jogadores considerados titulares. Fernando Diniz poupou cinco jogadores que iniciaram a última partida, derrota por 2 a 0 para o Mirassol, em São Januário. São eles: Léo Jardim, Paulo Henrique, Coutinho, Nuno Moreira e Rayan.
Além do quinteto, outros dois titulares contra o Mirassol também estão fora. Lucas Piton não está à disposição devido a uma lesão ligamentar no joelho esquerdo sofrida no segundo tempo da partida em São Januário, e Carlos Cuesta está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Nuno Moreira e Coutinho comemoram em Botafogo x Vasco
André Durão
Quatro dias após o fim do Brasileirão, o Vasco terá o jogo de ida da Copa do Brasil contra o Fluminense, no Maracanã. A comissão técnica esperava uma definição da situação do clube na tabela de classificação para a última rodada, mas já manifestava a intenção de preservar e dar um respiro a alguns jogadores que apresentavam desgaste.
Mesmo com a derrota para o Mirassol, o Vasco livrou-se matematicamente do risco de zona de rebaixamento depois dos resultados da 37ª rodada. Apesar de não ainda estar garantido na Copa Sul-Americana, houve uma avaliação de que seria importante preservar o quinteto para a Copa do Brasil, tratada como a prioridade para a diretoria vascaína.
Veja como foi a chegada do Vasco a Belo Horizonte, onde enfrenta o Atlético-MG
Além da Copa do Brasil, as conversas com o departamento médico e, principalmente, com os jogadores titulares e reservas no CT foram determinantes. Na coletiva de imprensa após a goleada sobre o Internacional, o treinador trouxe um pouco da sua filosofia de trabalho neste sentido.
— Eu vejo futebol de uma forma diferente. Sou muito convicto. Converso com os médicos, sei os números, mas preciso sentir o que está acontecendo. Se não fosse assim, o Coutinho não estaria o que está sendo. O Coutinho era um que ficava nessa de fisiologia, pode jogar, não pode, já deu, sai, treinava pouco, jogava pouco e ia para o departamento médico. Agora treina muito, joga muito e não está lá. É uma visão diferente que tenho das coisas.
Puma Rodríguez e Fernando Diniz do Vasco
Matheus Lima/Vasco
— Sigo aquilo que acredito. Arrisco minha pele o tempo todo, não fico no convencional. Isso posto, vou analisar jogo a jogo o que for melhor para o Vasco. Se for tirar alguém ou não, vamos avaliar para chegar bem contra o Fluminense. Sempre vai ter um risco. Se ganhar ou perder, não vai ser porque não poupou ou poupou — concluiu Diniz, depois da vitória sobre o Inter, no último dia 28 de novembro.
Desde sua estreia no Vasco, os cinco jogadores estão entre os com maior minutagem no Vasco. Léo Jardim e Nuno Moreira são os atletas com mais partidas com Fernando Diniz, ambos com 37 — todas como titular. A ideia de poupar o goleiro também teve a ideia de dar oportunidade para Daniel Fuzato como peso.
Nuno, porém, acusou um desgaste físico ainda mais elevado nas partidas mais recentes e é tratado com cautela pela comissão técnica, O português é o atleta de linha com mais jogos com Diniz, apesar de só ter completado os 90 minutos em duas partidas desde sua chegada ao Vasco.
Nuno Moreira comemora gol contra o Internacional
André Durão
Assim como Nuno, Coutinho também é tratado com cuidado. O jogador superou os problemas físicos vividos em seu primeiro ano desde a volta ao Vasco e chegou a engatar 23 jogos atuando de forma consecutiva com Diniz – sua maior sequência com a camisa do clube carioca, que só foi interrompida devido a uma suspensão.
O rendimento físico do camisa 10 no segundo semestre de 2025 é festejado tanto pela comissão técnica quanto por Fernando Diniz, mas houve um consenso para preservá-lo para os jogos decisivos da Copa do Brasil.
Rayan e Paulo Henrique são os jogadores de linha com maior minutagem desde a chegada de Diniz. O atacante soma 3401 minutos, enquanto o lateral acumula 2976. Os números foram levantados pelo Gato Mestre. Além do Vasco, PH também passou as últimas duas pausas no calendário para Data Fifa com convocações com a seleção brasileira de Carlo Ancelotti.
Titulares absolutos, os dois são pilares do time de Diniz e foram preservados para não correr risco de possíveis lesões às vésperas de jogos decisivos.
Paulo Henrique foi um dos poupados por Diniz para rodada final do Brasileirão
Thiago Ribeiro/AGIF
Outro fator que pesou na decisão de preservar parte dos titulares foi a conversa com os jogadores que receberão oportunidade no duelo contra o Atlético-MG. Conforme o ge apurou, os jogadores demonstraram “fome” nas atividades e conversas no CT para agarrar a oportunidade e aumentar credenciais para receber uma chance nos jogos decisivos pela Copa do Brasil.
Apenas quatro jogadores que iniciaram contra o Mirassol foram relacionados: Andrés Gómez, Barros, Robert Renan e Thiago Mendes. A tendência é que Diniz comece com um time bastante modificado, com pelo menos parte do quarteto também iniciando no banco de reservas.
Atlético-MG e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV. A equipe de Diniz ocupa a 12ª posição, com 45 pontos, e precisa de pelo menos um empate para garantir vaga para a Copa Sul-Americana.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Initial plugin text
🗞️ Leia mais notícias do Vasco
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV: geRead More


