RÁDIO BPA

TV BPA

Após cinco saídas, Flamengo trava “barca” até definir técnico para 2026

Após cinco saídas, Flamengo trava “barca” até definir técnico para 2026

O Flamengo avançou por Vitão; abriu conversas por Kaio Jorge em meio à dificuldade por Taty Castellanos; e ainda sonha com Gabriel Brazão. Os alvos no mercado já estavam definidos e não sofreram influência da indefinida renovação de Filipe Luís. Por outro lado, a porta da “barca” rubro-negra foi fechada até saber quem será o técnico do time em 2026.
+ Flamengo tem interesse em Kaio Jorge, e Cruzeiro estipula quantia milionária para venda
Zico torce por renovação, mas vê Flamengo forte mesmo sem Filipe Luís: “Plantel tem”
Até o momento, cinco jogadores deixaram o Flamengo após o fim da temporada: Juninho, vendido ao Pumas do México por 5 milhões de euros (R$ 32,3 milhões); Carlinhos, emprestado sem custos ao Remo; Matheus Cunha, Pablo e Cleiton não renovaram contrato e se transferiram, respectivamente, para Cruzeiro, São Bernardo e Wolfsburg, da Alemanha.
+ Após acordo com Inter, Fla acerta bases contratuais com Vitão; entenda o que falta para anúncio
E mais saídas podem acontecer: Evertton Araújo, por exemplo, já foi procurado pelo Grêmio. Mas o Flamengo avisou que não vai responder por enquanto. Everton Cebolinha interessa ao Fluminense, enquanto Michael, Allan e Viña perderam espaço com Filipe Luís.
Evertton Araújo comemora um gol em Flamengo x Fortaleza
André Durão
Porém, o otimismo de outrora da diretoria rubro-negra sobre a renovação do treinador virou pessimismo nos últimos dias. Apesar de uma aproximação nos números, nenhuma das duas partes topou ceder por um acordo. E o cenário atual fez o Flamengo vetar novas saídas para caso um novo técnico seja contratado ele possa avaliar as demais mudanças no elenco.
Até por isso, há três nomes que o clube trabalha internamente como alternativas ao Filipe Luís: os portugueses Leonardo Jardim e Artur Jorge e o ítalo-brasileiro Thiago Motta. Só que todos têm “poréns” envolvidos para assumir o Flamengo.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Jardim e Motta estão livres no mercado e, por isso, são mais acessíveis. O primeiro é muito elogiado internamente no clube e fez um grande trabalho no Cruzeiro esse ano – inclusive sendo o único time brasileiro que não perdeu do Flamengo em 2025. Porém, o técnico pediu demissão na Raposa para encerrar a carreira. A percepção é que é pouco provável fazer ele voltar atrás na decisão.
Leonardo Jardim, Thiago Motta e Artur Jorge: alternativas a Filipe Luís
Gustavo Aleixo, Getty Images e AlrayyanSC
Motta tem sua carreira de treinador até aqui baseada no futebol italiano. Seu último trabalho foi na Juventus, clube em que ele e Danilo se tornaram desafetos. O zagueiro perdeu espaço e entrou em acordo para rescindir seu contrato seis meses antes do fim. Ele ainda tem mais um ano de vínculo no Flamengo, e a escolha pelo ítalo-brasileiro poderia não cair bem no vestiário.
Já Artur Jorge é outro nome avaliado para uma eventual saída de Filipe Luís. Porém, o técnico que fez história no Botafogo tem contrato até junho de 2027 no Al-Rayyan, do Catar, e uma multa rescisória considerada alta: cerca de US$ 6 milhões (aproximadamente 33,2 milhões na cotação atual).
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More