Árbitro pilar de situação que levou anulação do Tocantinense vai apitar final da divisão de acesso
STJD julga embargos, volta atrás em rebaixamento do União-TO e mantém apenas uma semi
O árbitro Fernando Henrique Alcântara, envolvido em um erro que custou o cancelamento do Tocantinense 2025 no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), vai apitar o jogo do título na divisão de acesso no dia 6 – entre Guaraí e Palmas.
O profissional cometeu um erro de comunicação na súmula de uma partida da 5ª rodada do estadual, entre Araguaína e União. A situação envolvia a aplicação de um terceiro amarelo – não foi comunicada nos dois campos da súmula. Com isso, o União chegou a escalar o jogador Sheik, com três amarelos em dois jogos.
O caso foi denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que acatou e julgou clube e árbitro. Ambos foram absolvidos. Em seguida, o Batalhão, parte interessada, levou a irregularidade ao STJD, que julgou e puniu o time – com perda do título e rebaixamento. Além disso, a corte determinou que a competição fosse refeita a partir da semifinal.
Por último, o União entrou com embargos de declaração no STJD e teve o rebaixamento revogado. Além disso, ficou definido que apenas uma semifinal seria refeita, entre Gurupi e Tocantinópolis, com o Araguaína garantido na final. A reta final será refeita agora em dezembro.
O profissional, pilar da situação, voltou ao protagonismo nesta semana, quando foi definido como árbitro do jogo do título no próximo sábado (6), às 16h, no duelo entre Guaraí e Palmas. A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Tocantins (CEAF) foi procurada para falar sobre a situação do árbitro e o que levou em consideração para a escolha do profissional no jogo da taça.
Fernando Henrique vai trabalhar com os auxílios de Fábio Pereira (1º) e Helves Presley (2º). O quarto árbitro será Maurício Oliveira.
Árbitro envolvido em polêmica vai apitar final da divisão de acesso
ge
+STJD rebaixa campeão Tocantinense 2025 e determina nova semifinal; entenda
+Veja a tabela do Tocantinense 2025
+Árbitro se enrola em comunicação de súmula e time escala jogador com três amarelos no Tocantinense
+STJD revoga rebaixamento de campeão Tocantinense e decide refazer apenas uma semifinal
+Pela segunda vez, o campeão tocantinense será conhecido entre Natal e Ano Novo; entenda
Entenda o erro
A escalação irregular ocorreu na primeira fase do Campeonato Tocantinense 2025, quando o União-TO escalou o zagueiro Sheik, que estava suspenso por acumular três cartões amarelos, em um jogo atrasado da segunda rodada.
A confusão teria ocorrido devido ao árbitro Fernando Henrique Alcântara ter cometido um erro de comunicação na súmula. O cartão amarelo aplicado a Sheik foi registrado apenas no campo de “advertências”, sem constar no campo “comunicação de penalidades”. Com isso, o defensor participou da partida normalmente e o União venceu o Araguaína por 2 a 0. geRead More


