Atletas de jiu-jitsu de Petrolina conquistam sete medalhas no Campeonato Sul-americano
Equipe de seis jovens do Sertão de Pernambuco garantiu quatro ouros, uma prata e dois bronzes em competição realizada em Barueri
Reprodução/Redes sociais
Jovens atletas de jiu-jitsu de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, brilharam no Campeonato Sul-americano, realizado no último final de semana de novembro em Barueri, no interior de São Paulo. A equipe, composta por seis competidores, retornou para casa com um total de sete medalhas: quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Um dos destaques foi Renzo Valentim, de 17 anos, campeão na categoria pluma. Ele descreveu a importância da união da equipe durante o torneio.
– Ver meus amigos torcerem por mim e poder torcer por eles também, sentir como somos todos unidos, foi uma sensação incrível. Cada luta foi maravilhosa e desafiadora – comemorou o atleta.
Para o treinador Adriano Victor, o resultado vai além do pódio, representando a consolidação do projeto social e esportivo.
– Para gente é gratificante, saber que o projeto de alguma forma tá ajudando o pessoal, né? Ver que estamos formando cidadãos de bem e com um futuro maravilhoso, né? – afirmou.
Atletas de Petrolina vendem água e doces para pagar viagem para o Sul-americano de Jiu-jitsu
Adriano ainda destacou que a equipe tem cerca de 20 atletas, que vão pleitear a Bolsa Atleta de Pernambuco, um incentivo fundamental para a continuidade de suas carreiras.
– Tivemos um número recorde de competidores este ano, o que é um marco para o jiu-jitsu de Petrolina – completou.
Confira os medalhistas:
Renzo Valentim (17 anos, faixa branca): Medalha de ouro na categoria pluma.
José Alexandre (16 anos, faixa branca): Medalha de ouro na categoria meio-pesado.
Gabriel Leal (17 anos, faixa branca): Medalha de ouro na categoria meio-pesado.
Rayan Miguel (17 anos, faixa azul): Medalha de ouro na categoria pluma e medalha de prata na categoria Absoluto.
Samuell Oliveira (17 anos, faixa azul): Medalha de bronze na categoria galo
Pablo Henrique (17 anos, faixa branca): Medalha de bronze na categoria pena.
Com os olhos no futuro, a equipe já tem um calendário de competições definido. O próximo grande desafio será a participação de um atleta adulto no Campeonato Mundial ainda neste ano de 2025. Para 2026, os planos incluem o Campeonato Pernambucano, no Recife, o Campeonato Brasileiro e o Sul-americano. Além disso, a equipe já projeta o Sul-americano de fevereiro de 2026, com a inscrição de seis atletas da categoria infantil (até 15 anos). geRead More


