ATP anuncia nova regra para jogos em calor extremo após reclamações
João Fonseca e Gabi Guimarães são os Atletas da Torcida de 2025
A ATP anunciou uma nova regra para jogos em condições de calor extremo. A partir da temporada do ano que vem, os jogadores do circuito masculino poderão fazer uma pausa de 10 minutos para se refrescarem durante as partidas de simples decididas em melhor de três sets. A mudança, divulgada nesta terça-feira, veio após as diversas reclamações dos tenistas nesse ano.
+ Nº 1 do mundo, Alcaraz vence votação de ponto do ano da ATP; veja o lance
+ Billie Jean King critica “Batalha dos Sexos” entre Sabalenka e Kyrgios
Rolger Hune reclama do calor em torneio na China
Hu Chengwei/Getty Images
O calor foi um tema polêmico nessa temporada, com casos de tenistas passando mal durante as partidas. No Masters de Xangai, por exemplo, o dinamarquês Holger Rune (15°) precisou de atendimento médico durante o confronto da terceira rodada e deu uma declaração polêmica após o jogo. Durante a competição, as temperaturas chegaram a 34°C com umidade de 80% durante o dia.
– É brutal quando você tem mais de 80% de umidade dia após dia, principalmente para os caras que jogam durante o dia, com calor, com sol, é ainda mais brutal. Não estou dando desculpas, estou apenas feliz em continuar jogando. Você quer que um jogador morra em quadra? – disse Rune, irritado, na época.
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
Sabalenka usa gelo para se refrescar durante semi em Wimbledon
Toby Melville/Reuters
Também nesse ano, a onda de calor nos Estados Unidos disparou um alarme de incêndio durante uma partida de Jannik Sinner (2°). O caso aconteceu em agosto no Cincinnati Open, e o jogo precisou ser interrompido. Na mesma competição, o tenista francês Arthur Rinderknech desmaiou com o calor intenso e desistiu da partida.
A nova regra da ATP é semelhante à implementada pela WTA, entidade que rege o tênis profissional feminino. Apesar da mudança no circuito feminino já ser antiga, algumas tenistas também reclamaram do calor em jogos nessa temporada. No Miami Open em março, a britânica Emma Raducanu passou mal e precisou de atendimento. Durante a semifinal em Wimbledon, Aryna Sabalenka (1°) conquistou o público do Grand Slam ao oferecer garrafas de água para os torcedores durante as pausas. geRead More


