Base, metodologia e olhar a longo prazo: saiba o que esperar do Del Valle como novo sócio do Coritiba
Exclusivo: CEO do Coritiba quer time forte na Série A de 2026
O anúncio do Grupo Independiente Del Valle como novo sócio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Coritiba agitou a torcida. Mesmo com uma fatia minoritária, o interesse é grande: afinal, o que a experiência do conglomerado equatoriano pode trazer ao Coxa em seu retorno à Série A em 2026?
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Apesar de os valores e o percentual exato do negócio não terem sido revelados, o papel do Del Valle no Coritiba já está bem definido. A participação dos equatorianos se apoia em três pilares claros e pensados para um crescimento de longo prazo: assento no Conselho da SAF, não interferência diária nas decisões e foco em base e metodologia.
A aproximação começou quando executivos do Coritiba (Bruno D’Ancona e William Thomas), em março, visitaram o centro de treinamento do Independiente Del Valle, em Quito, considerado uma referência na América do Sul. Em seguida, o grupo equatoriano fez o caminho inverso, conhecendo o CT da Graciosa e o Couto Pereira.
Coritiba faz foto oficial do título da Série B com mais de 200 pessoas
Divulgação/Coritiba
O que diz o dono do Del Valle?
O empresário Michel Deller, proprietário do Grupo Independiente Del Valle, fez questão de explicar o motivo da escolha do Coxa e de deixar clara a postura do grupo no Brasil.
— Chegamos com imensa humildade, respeitamos profundamente o futebol brasileiro. Não vamos atuar no dia a dia, isso continua com a Treecorp e a Outfield. Viemos para aprender e apoiar — falou ele ao Pipeline, do Valor Econômico.
Michel Deller, proprietário do Independiente Del Valle
Divulgação/IDV
Deller ressalta que a força do Del Valle é o desenvolvimento de talentos, e é aí que eles pretendem agregar valor, citando processos, metodologia e infraestrutura. A escolha do Coritiba também foi estratégica.
— O Coritiba é o clube com a gestão certa, a estrutura certa e as pessoas certas. Obrigação enorme de dar ao Coritiba a chance de reviver permanentemente a glória de 40 anos atrás. Agora também somos enormes torcedores do Coxa — completou Deller.
O Grupo Independiente Del Valle atua em um modelo de conglomerado de clubes, similar ao do Grupo City e ao Grupo Eagle (responsável pelo Botafogo). Além de agora estar no Coritiba, o IDV controla o Numancia, da terceira divisão da Espanha, e é sócio majoritário do Atlético Huila, da segunda divisão da Colômbia.
+ Compre já ingressos aos jogos do Coritiba geRead More


