Bola parada do Flamengo decide de novo e vira arma para final contra o PSG
Flamengo 2 x 0 Pyramids | Gols | Copa Intercontinental FIFA 2025
Da mesma forma com que conquistou a América, o Flamengo chegou à tão esperada final da Copa Intercontinental contra o temido PSG: através da bola parada. Enquanto Danilo subiu no escanteio para fazer o gol da título contra o Palmeiras na Libertadores, Léo Pereira e o próprio Danilo usaram a cabeça para fazer os 2 a 0 sobre o Pyramids no último sábado (veja no vídeo acima).
Mas não é de hoje, e nem de ontem, que esse recurso tem sido frequente no Flamengo. Dos 131* gols sob o comando de Filipe Luís até aqui na temporada (sem contar os jogos do time sub-20 dirigido por outros treinadores), 37 nasceram de bola parada. Ou seja, 28,2%, quase um terço do total. A maioria delas de escanteios e faltas indiretas, que são os lances de jogada ensaiada.
Pedro Cardoso destaca bola aérea do Flamengo: “Uma arma a mais quem Filipe Luís tem”
Um número que aumentou após a chegada do ex-zagueiro Rodrigo Caio à comissão técnica para o lugar de Daniel Alegria, que era o responsável pelas bolas paradas. Antes da mudança em maio, foram oito gols desta forma. Depois da troca, já são 13. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Pyramids, Filipe Luís elogiou a parceria com o ex-companheiro de campo, mas atribuiu o sucesso aos jogadores:
— A bola parada é uma parte importante do jogo, nós damos o valor necessário. Todo mundo sabe a confiança que tenho no Rodrigo (Caio). Nós somos coadjuvantes, tanto Rodrigo quanto eu. Os protagonistas são os jogadores. O gol do título mais importante da minha carreira como jogador foi de bola parada. Ao invés de dar mérito para quem está fora, é para fazer isso para quem está em campo.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Léo Pereira, do Flamengo, cabeceia para abrir o placar contra o Pyramids
Gilvan de Souza / Flamengo
Os zagueiros são os maiores protagonistas neste tipo de jogada ofensiva. Eles foram responsáveis por sete dos 13 gols de escanteios e por sete dos oito feitos após faltas levantadas na área. Danilo e Léo Pereira marcaram cinco vezes cada um, enquanto Léo Ortiz anotou quatro. Além deles, também estufaram a rede em jogadas ensaiadas: Wallace Yan, Pedro, Bruno Henrique, Alcaraz, Gerson, Ayrton Lucas e Pulgar (veja na lista abaixo).
Escanteios diretos: 10
Wallace Yan (Flamengo 2 x 0 Sampaio Corrêa)
Léo Ortiz (Flamengo 5 x 0 Maricá)
Léo Pereira (Flamengo 1 x 1 Inter)
Léo Ortiz (Flamengo 2 x 0 LDU)
Danilo (Flamengo 4 x 2 Botafogo-PB)
Danilo (Flamengo 3 x 1 Chelsea)
Pedro (Flamengo 1 x 0 Fluminense)
Bruno Henrique (Flamengo 1 x 0 Inter)
Léo Pereira (Flamengo 3 x 2 Santos)
Danilo (Palmeiras 0 x 1 Flamengo)
Escanteios indiretos: 3
Alcaraz (Flamengo 2 x 0 Sampaio Corrêa)
Gerson (Flamengo 5 x 0 Maricá)
Ayrton Lucas (Sport 1 x 5 Flamengo)
Faltas indiretas: 8
Léo Ortiz (Flamengo 1 x 0 Botafogo)
Pulgar (Flamengo 6 x 0 Juventude)
Danilo (Flamengo 6 x 0 Juventude)
Léo Pereira (Flamengo 1 x 0 Deportivo Táchira)
Léo Pereira (Bragantino 1 x 2 Flamengo)
Léo Ortiz (Flamengo 1 x 0 Atlético-MG)
Léo Pereira (Flamengo 2 x 0 Pyramids)
Danilo (Flamengo 2 x 0 Pyramids)
Flamengo se classifica para final contra PSG no dia do aniversário do Mundial de 1981
E o recurso será uma das armas do Flamengo para tentar surpreender o PSG na final da Copa Intercontinental na próxima quarta-feira, às 14h (de Brasília), no estádio Ahmad bin Ali. Na Copa do Mundo de Clubes, disputada no meio do ano nos Estados Unidos, o Rubro-Negro superou o campeão Chelsea na fase de grupos por 3 a 1, com um gol de Danilo após escanteio.
Será esse o caminho novamente?
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


