Brasileirão: da Libertadores ao rebaixamento, veja o que está em jogo na última rodada
Última rodada do Brasileirão tem cinco times com risco de rebaixamento
A impressão deixada por tudo o que foi feito ao longo da temporada depende do que acontece na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo terminou mais cedo a disputa pelo título, mas as brigas por vaga na fase de grupos da Libertadores, por Sul-Americana e por sobrevivência na elite continuam vivas.
+ Simulador: dê seus palpites nos jogos do Brasileirão
+ Veja a tabela completa da Série A
O ge explica o que está em aberto na última rodada da Série A. Todas as nove partidas deste domingo serão disputadas às 16h (de Brasília).
Briga por vaga na fase de grupos da Libertadores
O Botafogo buscou o empate contra o Cruzeiro na última quinta-feira e se manteve vivo na luta pelo quinto lugar, que dá vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Mas o atual detentor da posição é o Fluminense, que não pode perder o confronto direto com o Bahia para ficar com a vaga.
Fluminense está a uma vitória da vaga na fase de grupos da Libertadores
Para o Flu, uma vitória no Maracanã basta para garantir a classificação direta. O empate só serve se o Botafogo não vencer o Fortaleza, no Nilton Santos. Para o Bahia, só a vitória interessa, já que é o único resultado que garante e possibilita a classificação.
O Botafogo, na sétima posição, é o único desta briga que não depende das próprias forças. O Alvinegro precisa vencer e ainda torcer para um empate entre Flu e Bahia.
Jogos que interessam:
– Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos;
– Fluminense x Bahia, no Maracanã.
Vale lembrar, no entanto, que a sexta posição também pode passar a conceder vaga direta para a maior competição continental. Isso acontecerá caso o título da Copa do Brasil fique com Cruzeiro ou Fluminense (se manter a quinta posição). Os mineiros enfrentam o Corinthians na semifinal, e os cariocas pegam o Vasco.
Briga pelo oitavo lugar
Luciano em São Paulo x Internacional
Mauricio De Souza/AGIF
Em caso de abertura de G-6, a oitava posição passa a dar vaga para a fase prévia da Libertadores. A briga pelo oitavo lugar tem São Paulo e Bragantino como concorrentes, e o Tricolor com a vantagem.
O São Paulo, atual dono da oitava posição, garante a vaga se não perder para o Vitória, no Barradão. Se for derrotado, o nono clocado Bragantino precisa vencer o Internacional, no Beira-Rio, para ficar com a vaga.
Jogos que interessam:
– Internacional x Bragantino, no Beira-Rio;
– Vitória x São Paulo, no Barradão.
Briga por vaga na Sul-Americana
Rayan cabeceia para o gol em Vasco x Atlético-MG
André Durão
A disputa pelas vagas na Sul-Americana é a mais cheia e complexa: são sete equipes brigando por quatro vagas em aberto. O Corinthians e o Grêmio são os mais bem colocados e estão praticamente garantidos, mas ainda têm chances remotas de ficarem fora do G-13 e sem calendário internacional em 2026.
Jogos que interessam:
– Atlético-MG x Vasco, na Arena MRV;
– Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos;
– Ceará x Palmeiras, no Castelão;
– Corinthians x Juventude, na Neo Química Arena;
– Santos x Cruzeiro, na Vila Belmiro;
– Sport x Grêmio, na Ilha do Retiro.
Corinthians (décimo lugar, 46 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: garante vaga;
– Se perder: torce para pelo menos dois dos seguintes resultados: Grêmio perder e não tirar diferença de dois gols; Santos e Ceará não vencerem; Fortaleza não vencer e não tirar diferença de oito gols.
Grêmio (11º lugar, 46 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: garante vaga;
– Se perder: torce para pelo menos dois dos seguintes resultados: Corinthians perder o jogo e a diferença de dois gols; Santos e Ceará não vencerem; Fortaleza não vencer e não tirar diferença de seis gols.
Vasco (12º lugar, 45 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: garante vaga;
– Se perder: Santos, Ceará e Fortaleza não podem vencer.
Atlético-MG (13º lugar, 45 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: Santos, Ceará e Fortaleza não podem vencer;
– Se perder: Santos, Ceará e Fortaleza não podem vencer. Se o Santos empatar, Galo não pode perder a vantagem de dois gols de saldo.
Santos (14º lugar, 44 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: torce para que Ceará e Fortaleza não vençam e para que Atlético-MG seja derrotado e perca a vantagem de dois gols de saldo.
– Se perder: não se classifica.
Ceará (15º lugar, 43 pontos)
– Se vencer: torce para que Santos não vença. Se Fortaleza vencer, não pode retirar diferença de nove gols de saldo;
– Se empatar: não se classifica;
– Se perder: não se classifica.
Fortaleza (16º lugar, 43 pontos)
– Se vencer: torce para que Santos e Ceará não vençam;
– Se empatar: não se classifica;
– Se perder: não se classifica.
A 14ª posição também pode ser aberta para a Sul-Americana caso algum time do G-13 seja campeão da Copa do Brasil. Atualmente, todos os concorrentes fazem parte do grupo (Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Vasco), mas isso pode mudar no fim da 38ª rodada da Série A.
Briga contra o rebaixamento
Maurício Saraiva analisa possibilidades do Inter não cair
A mais angustiante das disputas é pela fuga do Z-4. Depois de reviravoltas e derrocadas nas 37 rodadas, cinco times lutam para escapar de duas vagas malditas. Santos, Ceará e Fortaleza estão fora da zona e dependem apenas de si, mas Vitória e Internacional precisam vencer e contar com a “contribuição culposa” dos concorrentes.
Jogos que interessam:
– Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos;
– Ceará x Palmeiras, no Castelão;
– Internacional x Bragantino, no Beira-Rio;
– Santos x Cruzeiro, no Vila Belmiro;
– Vitória x São Paulo, no Barradão.
Santos
– Se vencer: garante permanência;
– Se empatar: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: que Ceará e Fortaleza não vençam e que Vitória não vença tirando dez gols de diferença;
– Se perder: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: derrota do Ceará; que Fortaleza não vença, nem empate tirando diferença de cinco gols de saldo; que Vitória não vença.
Neymar lidera o Santos na briga contra o rebaixamento
Luiz Erbes/AGIF
Ceará
– Se vencer: garante permanência;
– Se empatar: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: que Fortaleza ou Vitória não vença, e que o Internacional não vença e retire 11 gols de diferença;
– Se perder: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: derrota do Fortaleza e que Vitória e Internacional não vençam.
Fortaleza
– Se vencer: garante permanência;
– Se empatar: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: torce para que Ceará perca e que Vitória não vença, e que o Internacional não vença e retire 11 gols de diferença;
– Se perder: torce para que Vitória e Inter não vençam.
Vitória
– Se vencer: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: que Santos não vença e perca diferença de dez gols caso empate; que Ceará e Fortaleza não vençam;
– Se empatar: cai;
– Se perder: cai.
Internacional
– Se vencer: torce para pelo menos dois dos seguintes resultados: que Santos perca o jogo e a diferença de sete gols; que Ceará não vença e perca a diferença de 11 gols em caso de empate; que Fortaleza não vença e perca a diferença de dois gols em caso de empate; que Vitória não vença;
– Se empatar: cai;
– Se perder: cai.
* Estagiário sob supervisão de Tiago Lemos geRead More


