Campeão da Libertadores pelo Flamengo busca retomada no Boavista após lesão no Vietnã
Lucas Silva, atacante do Boavista, relembra a passagem pelo futebol do Vietnã
Depois de uma passagem difícil pelo Vietnã, o atacante Lucas Silva chega ao Rio para retomar a alegria no futebol e entrar em evidência no cenário nacional. Aos 27 anos, o jogador, que participou do grupo multicampeão do Flamengo em 2019, é um dos principais reforços do Boavista para a disputa do Cariocão 2026.
Atualmente, ele treina a pouco mais de dois quilômetros do Ninho do Urubu, local em que foi formado, na base do Flamengo. Em seu canto da Estrada dos Bandeirantes, ele revive bons momentos e comemora as vitórias de ex-companheiros, como Filipe Luís.
— Em 2019, ele sempre foi um segundo treinador em campo. Um cara muito inteligente que enxergava espaço onde ninguém enxergava. Procurava orientar não só a gente, os mais novos, como os outros de mais idade também. Todo mundo via essa capacidade nele, que era um cara diferente pela inteligência e leitura de jogo. Não fico surpreso com os frutos. Só tem a crescer — afirmou Lucas.
Lucas Silva, ex-Flamengo, vai defender o Boavista no Cariocão 2026
Divulgação: PH Almeida/Boavista SC
O desempenho nos treinos com o time profissional agradaram ao técnico Jorge Jesus, que chegou a elogiar o jogador publicamente. Com a confiança do português, o atacante fez parte do grupo que foi campeão da Libertadores e do Brasileirão do ano de 2019, e chegou a fazer um gol na conquista do Cariocão de 2020.
Ainda na base, Lucas dividiu o gramado com outro jogador do atual elenco rubro-negro, o ponta Samuel Lino. Os dois venceram juntos a Copa São Paulo de 2018. Mas, em seguida, Lino voltou para o interior de São Paulo, de onde partiu para iniciar sua trajetória no futebol europeu. Em 2025, ele retornou ao Flamengo com status de contratação mais cara da história do clube.
— Fico muito feliz pela retomada dele. Lembro bem pouco. Ele foi campeão comigo da Copa São Paulo. Teve poucas oportunidades no Flamengo, mas sempre mostrou o talento. O jogador precisa de oportunidade para adquirir confiança. Não sei se infelizmente ou felizmente, fico com felizmente, ele não teve a oportunidade naquele momento, teve que sair, adquirir experiência, rodar, para hoje estar vivendo esse momento.
Elenco do Flamengo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
Marcos Ribolli
Assim como Lino, Lucas Silva também busca uma retomada na carreira. Depois de sair do Flamengo, o atacante passou algumas temporadas em Portugal e voltou ao Brasil para defender o Avaí e o Guarani. Mas o momento de maior dificuldade ocorreu no ano passado, quando se transferiu para o futebol do Vietnã, para jogar pelo Nam Dinh.
Lucas ficou receoso com a transferência, em um primeiro momento, por não conhecer o futebol vietnamita. E contou com boas referências de jogadores brasileiros para aceitar o desafio de embarcar em um novo país e uma nova cultura. Também ficou empolgado com a possibilidade de disputar a Champions League da Ásia, uma das principais vitrines do continente.
Com poucos jogos na nova equipe, Lucas sofreu uma fratura na patela do joelho esquerdo. O clube optou por um tratamento conservador, sem cirurgia, o que acabou atrasando a recuperação. O atacante, então, procurou um médico com quem tinha trabalhado no Flamengo, e o profissional indicou a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico. Lucas decidiu realizar o tratamento no Brasil, mas demorou para receber a liberação.
— Até sair do Vietnã, demorou quatro meses para eles poderem me liberar, para eu poder retornar. Consegui e, hoje, graças a Deus, estou 100%. Queriam fazer da forma conservadora, só que não estava dando certo. Estava fraturado e, no primeiro momento, não trataram da forma certa. Por isso agravou um pouco em e prejudicou — contou.
— Eu não conseguia retornar. Depois de três meses, eu tentei voltar ao time porque tinha um jogo importante, e aí eu tinha que fortalecer muito a minha musculatura. Fui muito no sacrifício. Acabou que a gente foi eliminado da competição e assim consegui entrar em um acordo com eles e retornar para o meu país — completou.
Lucas Silva, ex-Flamengo, vai defender o Boavista no Cariocão 2026
Divulgação: PH Almeida/Boavista SC
A chegada de Lucas ao Boavista faz parte de uma série de investimentos do clube, que busca ganhar protagonismo entre as equipes de menor investimento do Rio de Janeiro. Nos últimos meses, o Boavista se mudou para o novo centro de treinamento, realiza a construção de outro CT e reforma o estádio Elcyr Resende. A preparação do Boavista para o Cariocão começou em novembro, bem antes dos quatro grandes.
De volta ao Brasil, Lucas se sente pronto para mostrar seu futebol e voltar a ser feliz em campo.
— Penso no agora, no hoje. Não controlo amanhã, só Deus. Venho com foco de fazer meu trabalho. É mais uma oportunidade que a vida e o futebol me dão. Meu objetivo principal é trabalhar, estar cada dia preparado para mostrar meu talento e ser feliz em campo. Tem jogadores muito dedicados. Uma comissão dedicada. Estamos trabalhando bastante para chegar o mais longe possível. O Boavista, por tudo que tem nos oferecido, merece chegar o mais longe possível.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
L geRead More


