Cartola 2025: Palmeiras melhora média de pontos por rodada após três anos
O ano do Palmeiras no Cartola foi de mais um vice-campeonato. A equipe disputou o Brasileirão até o fim, sucumbindo apenas nas rodadas finais para o Flamengo, em roteiro parecido com o do ano passado, quando o Botafogo sagrou-se campeão.
Com 76 pontos, o Palmeiras foi o primeiro, no Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes, a não ser campeão. Mesmo com campanha de título, não teve taça este ano no Palestra, e a torcida tem dúvidas se enxerga o desempenho do time e o trabalho de Abel Ferreira nos últimos dois anos com o copo meio cheio ou meio vazio.
Como algumas equipes não tiveram todos os jogos no Brasileirão válidos para o Cartola, haveria discrepâncias se somente a pontuação total acumulada baseasse a análise. Portanto, a média de pontos por rodada é um dado mais equilibrado para análises e comparações. Confira análise a seguir com dados do Cartola:
Abel Ferreira em Ceará x Palmeiras
Baggio Rodrigues/AGIF
SINAL DE ALERTA
Mesmo com o bicampeonato em 2022 e 2023, um sinal amarelo já chamava atenção na performance do Verdão no Cartola. Apesar de o Palmeiras ser bastante escalado pelos cartoleiros nos últimos anos, a média de pontos por jogo da equipe vinha em queda desde 2022. Isso só foi revertido este ano, mas não evitou o segundo vice-campeonato.
Entre 2022 e 2024, alguns scouts do Cartola demonstram essa queda, principalmente na parte ofensiva. O número de gols e assistências do Palmeiras caiu, assim como o protagonismo dos seus jogadores em pontuar no fantasy game.
No primeiro título Brasileiro de Abel Ferreira, quatro dos seus jogadores estiveram entre os dez que mais acumularam pontos (Scarpa, Dudu, Murilo e Gustavo Gómez). Depois de 2022, foram sempre dois protagonistas apenas. Em 2025, estão na lista Flaco López (204,20 pontos totais) e Vitor Roque (257,60 pontos totais).
RECUPERAÇÃO NO 2º TURNO
No entanto, os dois principais atacantes do time tiveram desempenho irregular e recuperaram terreno apenas no segundo turno. Ambos fizeram somente duas pontuações acima dos 10.00 pontos no primeiro turno. Já no segundo, o argentino teve seis, enquanto o Tigrinho, dez. Vitor Roque ainda foi o maior pontuador de uma rodada três vezes, todas no segundo turno: rodadas 23, 28 e 32.
Mesmo escorregando na reta final, com apenas duas vitórias em sete jogos, o Palmeiras reagiu em relação ao triênio anterior. A melhora aconteceu principalmente a partir do segundo turno do Cartola 2025. Ainda no primeiro turno, a média do Palmeiras foi apenas quarta melhor, com 67.41 pontos por jogo, mas terminou o campeonato sendo a melhor, com Flaco López e Vitor Roque mais decisivos.
Flaco e Roque em cada turno
+ Com Garro e Veiga, lista traz queridinhos do Cartola que não corresponderam em 2025; veja
+ São-paulino conquista a Liga Premiada Cartola, leva R$ 50 mil e dedica vitória à mãe falecida
Com a contribuição da dupla, o time alviverde terminou o Brasileirão 2025 com 74.98 pontos por rodada no Cartola e ultrapassou o Flamengo (líder do primeiro turno) tirando uma diferença de 10 pontos de média. O Palmeiras foi ainda a segunda equipe que mais cresceu no quesito no segundo turno: 7.57 pontos a mais de média, atrás somente do Fluminense, que cresceu 8.04.
Média de pontos por rodada de cada equipe ao fim do 1º turno e do 2º turno
Após 12 contratações e 700 milhões de reais investidos, parte dos palmeirenses pode enxergar o ano com o copo meio vazio. No entanto, caso o desempenho de grande parte do segundo turno se repita no Brasileirão de 2026, ou até melhore com o retorno do lesionado Paulinho, a torcida pode acreditar em um ano novo sem que o time bata na trave, como nos dois últimos anos. geRead More


