RÁDIO BPA

TV BPA

CBG anuncia técnica búlgara prata em Paris para montar coreografias da ginástica rítmica

CBG anuncia técnica búlgara prata em Paris para montar coreografias da ginástica rítmica

Geovanna Santos se emocina após apresentação com fita no Mundial de ginástica rítmica
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) trouxe reforços de peso para a ginástica rítmica. Nesta sexta-feira, a CBG anunciou a contratação das técnicas búlgaras Mariana Ivanova Pamukova e Reny Karachomakova, referências internacionais na modalidade. Pamukova foi a responsável pela série vice-campeã em Paris 2024, da búlgara Boryana Kaleyn, e chega para montar as coreografias da seleção adulta do individual. Já Reny auxiliará nas séries da categoria júnior, com atletas entre 12 e 14 anos.
+ Veja a coreografia do Brasil em busca que rendeu pódio inédito no Mundial
+ Conjunto do Brasil revela nova música para 2026 e vai se apresentar ao som de Lady Gaga
Jojo ao lado da treinadora Gizela Batista e da búlgara Mariana Ivanova Pamukova
Divulgação
A escola búlgara é referência na ginástica rítmica, sempre destacando-se em competições internacionais como Olimpíadas, Mundiais, Copas do Mundo e campeonatos europeus. Segundo Geovanna Santos, uma das principais ginastas do Brasil no individual, a experiência e histórico de coreografias vitoriosas foram determinantes para a parceria com Pamukova.
— O trabalho das técnicas búlgaras é sempre uma grande referência para a ginástica e esta foi a primeira vez que montei uma série com a Mariana. Acredito que a escola búlgara fará grande diferença nas nossas séries, tanto com o trabalho técnico do aparelho quanto no artístico, essa oportunidade oferecida pela Confederação Brasileira de Ginástica será valiosa — afirmou a ginasta.
Pamukova, inclusive, já realizou uma etapa de montagem coreográfica entre os dias 8 e 13 de novembro com Jojo, Maria Eduarda Alexandre e Bárbara Domingos.
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
Geovanna Santos se apresenta na fita na final individual do Mundial do Rio
André Durão
Juliana Coradine, Coordenadora da Seleção Brasileira Individual de Ginástica Rítmica, e Camila Ferezin, Coordenadora Geral de Seleções de GR, destacaram a importância de parcerias como essa para o crescimento da modalidade no Brasil.
— A Bulgária tem muita tradição em nossa modalidade. É sempre bom para o desenvolvimento das coreografias de nossas atletas contarmos com a ajuda de profissionais com esse nível. Essa contribuição já foi feita antes e é positiva —disse Juliana.
Bárbara Domingos com a búlgara Mariana Ivanova Pamukova
Divulgação
— A influência búlgara na nossa escola sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento das nossas ginastas. Nos últimos anos, tornou-se uma prática constante trazer treinadoras estrangeiras para auxiliar na construção das coreografias das atletas da seleção individual. Ao analisarmos os avanços alcançados, fica evidente que estamos, a cada temporada, conquistando performances cada vez mais expressivas em nível mundial — afirmou Camila, que também é treinadora do conjunto brasileiro.
A ginástica rítmica brasileira vem alcançando resultados históricos desde o ciclo passado. No Mundial do Rio, em agosto desse ano, não só o conjunto como as atletas do individual brilharam. Pela primeira vez na história, o Brasil teve duas ginastas (Geovanna Santos e Bárbara Domingos) na briga pela medalha do individual geral. geRead More