Ciclista de Santos termina 2025 como líder do ranking mundial paralímpico
O ano não poderia terminar melhor para o ciclista Lauro Chaman, da equipe Soul Cycles Santos-Fupes. Campeão do Mundo pela terceira vez na prova de estrada, medalha de prata no Mundial de pista, ambas na categoria C5, ele encerra 2025 como o número 1 do ranking mundial de estrada da União Ciclista Internacional (UCI), órgão regulador da modalidade, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional.
O atleta de Santos garantiu o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo e pela quarta vez nas últimas oito temporadas – sem contar o segundo lugar em 2022 e 23. Também foi líder em 2017 e 19, segundo em 2016, terceiro em 2018 e quarto em 2021, confirmando estar sempre entre os melhores do Mundo.
Lauro Chaman – Paraciclismo 2025
Miriam Jeske/CBC
O ranking mundial é composto, sobretudo, das performances no Mundial e das etapas da Copa do Mundo. Nesse ano, além do tricampeonato de estrada, na Bélgica, ele participou de duas das três disputas da Copa do Mundo, com um desempenho altamente positivo, com três medalhas: um ouro na prova de resistência na Itália, onde também foi bronze no contrarrelógio, mesma colocação e prova na Bélgica.
– Eu gostaria de agradecer a todos da Fupes, toda a Prefeitura de Santos e a minha equipe, por tudo que fazem, proporcionando esses bons resultados. Agradecer muito ao Claudio Diegues, treinador e amigo, que sempre me ajudou muito. Sou muito grato por tudo que ele faz e fez por mim. Estou muito feliz por me manter entre os melhores do Mundo mais uma vez – destacou o ciclista.
Los Angeles 28
A situação de melhor do Mundo mais uma vez o mantém animado para uma nova participação nos Jogos Paralímpicos, em Los Angeles 2028.
– Se eu conseguir chegar bem e com condições de lutar por medalhas nos próximos jogos paralímpicos, com certeza eu quero. Eu quero fazer o melhor para brigar e tentar estar no pódio de novo, ganhar mais uma medalha em Paralimpíada – afirmou.
– A gente sempre tem um sonho. Eu sempre falei de ser campeão paralímpico, mas hoje vejo de outra maneira a vida. Já estou um pouco mais velho, então eu acho que eu sonho em correr ano após ano – reforçou Lauro, que na Rio 2016 foi prata na estrada e bronze no contrarrelógio.
Nesse pensamento por etapas, ele já projeta 2026 com o Campeonato Panamericano no Brasil e novamente o Mundial e Copa do Mundo.
– Espero fazer um bom ano e, quem sabe, depois chegar em 2027, que aí sim já está um pouco mais próximo,e fazer mais um ano bom e conseguir chegar nos próximos Jogos – ressaltou Lauro.
– Eu gosto de competir, sendo competitivo e sou muito grato a Deus por tudo que conquistei. E se parar para analisar, foi o melhor ano da minha vida competindo, assim como 2016, com as duas medalhas paralímpicas – completou o ciclista, que fez sua última prova de 2025 justamente defendendo Santos nos Jogos Abertos do Interior, em Ribeirão Preto, com o ouro na prova de eliminação, ajudando a Cidade a ser campeã na modalidade. geRead More


