Clubes aprovam mudança no estatuto da FFAC; presidente pode ser reeleito até duas vezes
Com ampla maioria a favor, os clubes filiados aprovaram atualizações no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC), em reunião realizada na última terça-feira (16), em reunião na sede da entidade, anexa ao Estádio Tonicão, em Rio Branco.
Atualização no Estatuto da FFAC é aprovado pela maioria dos clubes filiados
Arquivo pessoal/Land Sports TV
Apenas o Humaitá não teve representante na reunião. 12 clubes dos 13 clubes filiados aprovaram a mudança. O Rio Branco-AC, por meio do presidente Valdemar Neto, votou contra, e o Independência, representado pelo técnico Illimani Suarez, aprovou com ressalvas.
A principal mudança no estatuto é a troca de poder à frente da FFAC. A partir da próxima eleição, o mandatário eleito poderá exercer até dois mandatos de reeleição. Ou seja, um presidente eleito poderá ficar no comando da entidade até 12 anos.
Outra mudança foi a criação do cargo de segundo vice-presidente na diretoria. Na atual gestão, por exemplo, não há vice-presidente. Com a morte do ex-presidente -Antônio Aquino Lopes, Adem Araújo, então vice, assumiu o cargo.
– A última vez que ele foi feito não tinha ainda nem a Lei Geral dos Esportes. Então, a gente precisa fazer algumas adequações – disse o presidente Adem Araújo ao ge.
Adem Araújo, presidente da FFAC
Arquivo pessoal/Land Sports TV
A última atualização no estatuto da FFAC foi feito em 2008. De lá pra cá, com as mudanças nas legislações, era necessário uma atualização, de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Acre (TJD-AC), Marco Mourão, que foi responsável pelo estudo e elaboração das mudanças.
+ Atacante Valéria Paula, do Grêmio, recebe placa em homenagem promovida pela FFAC
As atualizações foram baseadas em estatutos de outras federações estaduais e também no estatuto da própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de acordo com Marco Mourão. geRead More


