RÁDIO BPA

TV BPA

Como foi a carreira de Tetê na Europa após ser vendido pelo Grêmio

Como foi a carreira de Tetê na Europa após ser vendido pelo Grêmio

Uma nova era: Luís Castro é apresentado como técnico do Grêmio
O Grêmio se movimenta para tentar repatriar Tetê, meia-atacante de 25 anos, revelado pelo clube e vendido ao futebol europeu antes mesmo de estrear como profissional. No começo de 2019, o jovem deixou Porto Alegre rumo à Ucrânia, rodou por outros quatro países e pode agora, seis anos depois, voltar ao clube que formou.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Tratado como grande promessa do Grêmio, chamado de “Furacão”, Tetê sempre esteve cercado de expectativa para demonstrar a qualidade conhecida na base entre os profissionais. Ainda com 18 anos, foi chamado para treinar com a seleção brasileira pelo então técnico Tite.
Veja também:
+ Joia 2026: Tiaguinho é aposta no Grêmio de Luís Castro
+ Grêmio pode ter que pagar por volante contratado de graça
+ Sobe e desce: quem foi bem e quem foi mal na temporada
Tetê na base do Grêmio
Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA
No ano seguinte, porém, a falta de oportunidades no elenco principal rendeu insatisfação. Tetê foi negociado com o Shakhtar Donetsk por 10 milhões de euros (R$ 42 milhões na cotação da época) à vista sem nem mesmo entrar em campo profissionalmente.
Em entrevista coletiva após ser vendido pelo Grêmio, se mostrou chateado por não ter tido chance de jogar na equipe treinada por Renato Portaluppi. O técnico, aliás, respondeu as declarações em seguida. Ainda assim, Tetê disse naquela despedida que esperava ser um “até logo”.
Andarilho na Europa
Entre a saída do Tricolor em 2019 ao possível retorno no começo de 2026, Tetê passou por cinco clubes, em cinco países diferentes. Em abril daquele ano, estreou como profissional pelo Shakhtar e fez 10 partidas até o fim da temporada 2019/2020, com quatro gols.
Tetê em ação pelo Shakhtar Donetsk contra o Manchester City
Jason Cairnduff / Reuters
Em três anos na Ucrânia, o atacante conquistou quatro títulos a nível nacional e se tornou o atleta mais jovem a completar 100 partidas pela equipe. No total, foram 108 aparições, com 31 gols e 13 assistências.
Em março de 2022, Tetê deixou o clube por meio da normativa da Fifa pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. O Grêmio, na Série B naquele ano, sonhou com o retorno do jovem, mas destino foi o Lyon. Inicialmente até o fim daquela temporada, depois com vínculo estendido.
Tetê agita torcida do Grêmio e tenta retorno ao clube que o formou
Após 11 jogos, dois gols e quatro assistências, em uma campanha modesta no Campeonato Francês (8º lugar), o Lyon renovou com Tetê por mais um ano. Porém, o jovem permaneceu apenas mais um semestre (19 jogos, seis gols e quatro assistências) e foi repassado ao Leicester.
O cartão de visitas na Premier League foi positivo, com gol e vitória. No entanto, Tetê foi perdendo espaço em meio a uma sequência negativa da equipe. Virou reserva na reta final da temporada. O gol na estreia foi o único em 14 jogos, e o Leicester acabou rebaixado.
Logo em seguida, o brasileiro foi um dos jogadores da “barca” de sete dispensas do clube inglês. Ainda com vínculo com o Shakhtar, mas sem voltar à Ucrânia, Tetê acertou com o Galatasaray. O então campeão turco pagou 3,1 milhões (R$ 16,6 milhões na época) pelo jogador. Valor bem abaixo do que os ucranianos haviam investido quatro anos antes.
Tetê na apresentação ao Galatasaray
Divulgação/Galatasaray S.K.
Só que, mais uma vez, a trajetória não teve longa duração e durou apenas uma temporada. Foram 45 partidas, com apenas três gols e cinco assistências, campeão turco e da Supercopa da Turquia. No segundo semestre, jogou com Carlos Vinicius, atual centroavante titular do Grêmio.
Por fim, a última parada de Tetê foi na Grécia. No meio do ano passado, o Athletico-PR tentou repatriar o atacante, mas acabou negociado com o Panathinaikos, onde está até hoje. O período é o maior em um mesmo clube desde a saída do Shakhtar, quase quatro anos atrás.
Em uma temporada e meia no clube grego, dono da camisa 10, foi titular em grande parte do tempo. No segundo semestre deste ano, iniciou 24 de 27 partidas – a mais recente no último domingo. Embora tenha apenas dois gols, é líder de assistências da equipe, com sete.
Initial plugin text
A carreira de Tetê em números
Shakhtar Donetsk (2019-2022) – 108 jogos, 31 gols e 13 assistências
Lyon (2022) – 30 jogos, 8 gols e 8 assistências
Leicester City (2023) – 14 jogos e um gol
Galatasaray (2023-2024) – 45 jogos, 3 gols e 5 assistências
Panathinaikos (2024-atual) – 76 jogos, 13 gols e 10 assistências
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More