RÁDIO BPA

TV BPA

Conterrâneos, estreantes, duelo de gerações… cinco curiosidades dos técnicos do Campeonato Sergipano 2026

Conterrâneos, estreantes, duelo de gerações… cinco curiosidades dos técnicos do Campeonato Sergipano 2026

O Campeonato Sergipano de 2026 já tem suas dez equipes com técnicos confirmados. Agora, a menos de 25 dias do início da competição, os times estão a todo vapor na preparação para o torneio, que começa em 10 de janeiro.
William De Mattia, do Sergipe, é um dos estreantes no estadual em 2026
Daniel Vieira / Treze
Nos treinadores, em meio à diversidade de escolhas feitas pelos clubes sergipanos para o início do ano que vem, alguns fatos interessantes se sobressaem. Entre conterrâneos, estreantes e experientes, o estadual terá início com boas histórias a serem observadas.
Por isso, o ge separou cinco curiosidades sobre os técnicos do Campeonato Sergipano 2026. Confira abaixo.
Rivais e conterrâneos
Luizinho Vieira irá comandar o Confiança no Campeonato Sergipano
Victor Cardeal/ADC
Como grandes rivais que são, Confiança e Sergipe diferem em quase tudo. Mas em 2026, algo une os maiores campeões do estado: a cidade natal. E não é a dos clubes, mas sim a de seus treinadores.
Coincidentemente, ambos buscaram em Criciúma, Santa Catarina, seus comandantes que iniciam o estadual. Enquanto o Confiança manteve Luizinho Vieira após o nono lugar na Série C do Campeonato Brasileiro e o vice da Copa do Nordeste, o Sergipe trouxe seu conterrâneo, William De Mattia, campeão paraibano em 2023 pelo Treze.
De Mattia terá em 2026 sua primeira experiência no Campeonato Sergipano. Já Luizinho, curiosamente, esteve apenas uma vez no estadual, e foi justamente treinando o Sergipe, em 2019 – apenas duas partidas no Campeonato Sergipano e quatro na temporada.
Novidade estrangeira
Português João Carlos Barros será o técnico da Desportiva Aracaju
At. Cearense
Atual campeã da Série A2, a Desportiva Aracaju estreia na primeira divisão em 2026. E para fazer bonito debutando na elite, a nova equipe decidiu apostar em um nome estrangeiro.
O português João Carlos Barros, de 48 anos, iniciou sua trajetória como treinador em 2012 no time feminino do Benfica e, após cinco anos, fez a transição para o masculino. No Brasil, ele dirigiu equipes como Atlético-CE, Centro de Formação Tirol e Batatais; seu último clube foi o Maracaju-MS.
Com João Carlos, o Campeonato Sergipano volta a ter um treinador gringo após quatro anos. A última experiência foi de sucesso: o também português Daniel Neri liderou ao Sergipe ao seu último título estadual até o momento, em 2022.
Sergipe empata com o Falcon e conquista 37º título estadual
Duelo de gerações
Não existe uma fórmula exata para um trabalho dar certo no futebol. Enquanto alguns apostam na juventude e em novas ideias, outros preferem jogar suas fichas com a experiência de quem sabe bem onde pisa. No Campeonato Sergipano de 2026, isso já fica claro na primeira rodada.
Steve Almeida é o treinador mais jovem do Campeonato Sergipano 2026
Franciel Freitas/Ascom Guarany
Um duelo de gerações marca a partida entre Guarany e Dorense, que acontece em 11 de janeiro, às 15h15, no Estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha. O time da casa será comandado por Steve Almeida, de 30 anos; enquanto os visitantes têm como treinador Edmilson Santos, 76. São 45 anos de diferença entre ambos os profissionais.
Steve, o mais jovem do campeonato, fez sua curta carreira até agora apenas no futebol pernambucano. Já Edmilson, o mais velho, tem longa história como jogador e treinador no futebol sergipano, passando por clubes como Itabaiana, Maruinense, Socorrense, River Plate, Lagarto e Freipaulistano.
Poucas manutenções
Após chegar à semifinal em 2025, Carlinhos segue no América
Reprodução/TV Sergipe
Uma característica comum em diversos estaduais é a grande mudança nas equipes entre um ano e outro, quase sempre envolvendo elencos e comissões técnicas. Em Sergipe, 2026 segue esta tendência em relação aos treinadores.
Dos oito times que disputaram o Campeonato Sergipano em 2025 e se mantiveram para 2026, apenas um segue com o treinador que encerrou a competição: o América de Propriá, com Carlinhos, que chegou à semifinal do último estadual.
De forma geral, apenas dois entre os dez times seguraram seus comandantes. Isso porque o Atlético Gloriense, vice campeão da Série A2 e promovido à primeira divisão, continua com o trabalho de Jorginho, que renovou contrato após garantir vaga na elite.
Muitos estreantes
Um dos estrentes no futebol sergipano em 2026 é Roberto Fonseca, pelo Itabaiana
Augusto Gomes/GloboEsporte.com
Por outro lado, com poucas permanências, sobra espaço para treinadores estreantes no Campeonato Sergipano. Dos dez técnicos que iniciam a disputa em 2026, seis nunca trabalharam na primeira divisão do estado.
Apenas quatro já tiveram experiências em algum momento como treinadores no Campeonato Sergipano: Carlinhos (América em 2025), Edmilson Santos (trabalhou em diversos clubes e foi vice-campeão pelo Itabaiana em 2002), Jorginho (Freipaulistano em 2022 e Carmópolis em 2025) e Luizinho Vieira (Sergipe em 2019).
Alan Dotti, do Lagarto, conquistou três campeonatos como auxiliar, mas agora estará no cargo de treinador. Todos os outros estreiam no futebol sergipano em 2026.
Técnicos do Campeonato Sergipano de 2026
América de Propriá: Carlinhos
Atlético Gloriense: Jorginho
Confiança: Luizinho Vieira
Desportiva Aracaju: João Carlos Barros
Dorense: Edmilson Santos
Falcon: Silvestre dos Anjos
Guarany: Steve Almeida
Itabaiana: Roberto Fonseca
Lagarto: Alan Dotti
Sergipe: William De Mattia geRead More