Copa Sul-Sudeste: federação define representantes do RJ e novos critérios para 2026
CBF anuncia a Copa Sul-Sudeste
Volta Redonda e Sampaio Corrêa-RJ serão os representantes do Rio de Janeiro na primeira edição da Copa Sul-Sudeste. Os clubes foram confirmados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) ao ge, baseado na classificação geral do Campeonato Carioca de 2025. A federação também revelou que novos critérios serão adotados para a definição dos representantes a partir de 2026.
Segundo a Ferj, Volta Redonda e Sampaio Corrêa-RJ garantiram a classificação através do ranking estabelecido pela federação após os resultados do estadual. Como previu a CBF no anúncio da competição, os clubes classificados para a Conmebol Libertadores e a Copa Sul-Americana não disputarão a competição. Isso significa que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco não terão vaga na primeira Copa Sul-Sudeste.
Sampaio Corrêa festaja título da Taça Rio
Divulgação: André Fabiano/SCFE
Times do Espírito Santo podem jogar a Copa Sul-Sudeste a partir de 2027
Volta Redonda anuncia Rodrigo Santana como técnico para 2026
Pelo ranking geral da última edição do estadual, o Volta Redonda, que chegou à semifinal, foi o terceiro colocado e o Sampaio Corrêa-RJ o quinto colocado, por ter conquistado o título da Taça Rio, em uma final contra o Madureira.
Fundado há quase 50 anos, o Volta Redonda se consolidou, nos últimos anos, como quinta força do futebol do estado do Rio de Janeiro. As constantes presenças nas Séries C e B do Campeonato Brasileiro fizeram o clube da região Sul do estado subir degraus no Ranking da CBF, chegando ao 47º lugar.
Volta Redonda campeão da Série C de 2024
Breno Babu/CBF
Já o Sampaio Corrêa-RJ, sediado em Saquarema, na Região do Lagos, foi fundado em 2006 e disputou a elite do RJ pela primeira vez em 2024, após conquistar o título da Segundona Carioca. Em 2025, a equipe superou o tradicional Madureira na final da Taça Rio e conquistou um título na elite do Rio pela primeira vez. O título garantiu o quinto lugar geral na competição. Confira o ranking:
Classificação geral do Campeonato Carioca 2025
Caso haja desistência de um dos dois clubes, quem herda a vaga imediatamente é o Madureira.
Mudanças para a próxima edição
Para a edição seguinte da Copa Sul-Sudeste, a Ferj prevê um novo modelo para definir os representantes do RJ. Segundo a federação, as vagas vão ficar com os campeões da Taça Rio — torneio disputado entre clubes que ficam entre o quinto e o oitavo lugar da Taça Guanabara — e da Copa Rio — torneio em formato de mata-mata disputado entre equipes de menor investimento do RJ.
Jogadores da Portuguesa-RJ comemoram título da Copa Rio
Divulgação: Ferj
Vale lembrar que em 2025 o Volta Redonda não participou da Copa Rio por estar disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. De volta à Série C em 2026, o clube ainda não sinalizou que voltará a disputar o torneio. A Portuguesa-RJ ficou com o título em 2025, após vencer o America na final.
America garante competição nacional em 2026 depois de 15 anos
Portuguesa bate o América e conquista a Copa Rio
O que se sabe sobre a Copa Sul-Sudeste?
Novidade em 2026, a Copa Sul-Sudeste será disputada por 12 clubes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, sendo dois representantes para cada estado. Os times do Espírito Santo jogarão a Copa Centro-Oeste.
A CBF vai oferecer a possibilidade de escolha. Se um clube se classificar pelo estadual (sem disputar Libertadores e Sul-Americana) e não quiser disputar a Sul-Sudeste, não haverá punição por parte da entidade.
Samir Xaud, presidente da CBF, anuncia novo calendário do futebol brasileiro
Reprodução
+ Novo calendário do futebol brasileiro: veja mudanças que vão entrar em vigor em 2026
Segundo o anúncio feito pela CBF, o torneio terá três fases. Na primeira, os clubes serão divididos em dois grupos de seis e jogarão em turno único apenas contra as equipes da outra chave.
Os dois melhores se classificam para a fase semifinal em jogos de ida e volta. Por fim, a decisão também terá confrontos de ida e volta. A competição tem previsão de início para o dia 5 de março e segue até o dia 7 de junho. geRead More


