RÁDIO BPA

TV BPA

Cruzeiro tem Leonardo Jardim como prioridade, mas mapeia mercado; Artur Jorge agrada

Cruzeiro tem Leonardo Jardim como prioridade, mas mapeia mercado; Artur Jorge agrada

Henrique fala dos erros cometidos pelo Cruzeiro na Copa do Brasil
O Cruzeiro tem o foco voltado totalmente para a disputa da Copa do Brasil, mas também não pode desgarrar os olhos de 2026. A permanência de Leonardo Jardim é tratada como total prioridade, mas o clube observa o mercado para se resguardar em eventual saída. Artur Jorge, campeão da Libertadores, é um nome que agrada muito internamente.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Mais notícias do Cruzeiro
Cruzeiro x Corinthians: veja análise do VAR no gol de Memphis
Cruzeiro formaliza reclamação na CBF contra gol de Memphis e cartão de Lucas Romero
A diretoria está em compasso de espera sobre Leonardo Jardim, que tem diálogo constante com Pedro Lourenço, presidente da SAF. Eles têm boa relação desde a chegada do português, dentro e fora do futebol.
Além da incerteza do desejo de seguir como treinador, Leonardo Jardim comunicou à diretoria do Cruzeiro que precisa resolver questões que dizem respeito às empresas que mantêm fora do futebol. Independentemente de continuar na Raposa, o português precisará de alguns dias na Europa por essas situações.
ge Cruzeiro debate o que pode ter pesado mais para a derrota diante do Corinthians
O Cruzeiro não se opõe, mas quer que isso ocorra já com a definição de permanência ou não por parte de Leonardo Jardim. O clube não tem interesse de apressá-lo, mas receia que a demora em decisões estratégicas do futebol atrapalhem o planejamento para 2026.
O principal motivo é o calendário do futebol brasileiro para o próximo ano. Com o Brasileirão começando no fim de janeiro, as movimentações de mercado nos clubes ocorrerão mais cedo, sem tempo para usar os estaduais como “laboratório”.
Leonardo Jardim e Pedro Lourenço têm boa relação no Cruzeiro
Gustavo Martins/ Cruzeiro
O Cruzeiro tem departamento de scout e diretoria com perfis definidos de nomes que serão buscados e outros que podem deixar a Toca da Raposa. Mas, claro, a presença de um treinador influencia em decisões por conta do estilo de jogo, entre outros aspectos. Até o momento, o goleiro Matheus Cunha e o atacante Néiser Villarreal foram contratados.
Estrangeiros em alta
O Cruzeiro faz um mapeamento constante de nomes que podem ser buscados no mercado. Isso vale também para treinadores, com intuito de que o clube não precise começar do zero as observações em caso de mudanças.
Nesse sentido, caso Pedro Lourenço não convença Leonardo Jardim a permanecer, a tendência é que o trabalho tenha continuidade com um profissional estrangeiro. Importante reafirmar que não há qualquer negociação em andamento, o que só acontecerá a partir de eventual negativa do atual comandante.
ge Cruzeiro repercute gol polêmico de Memphis Depay
No cenário de observações, o nome que mais agrada à diretoria é o de Artur Jorge, por ter experência internacional, mas, principalmente, pelo trabalho feito com o Botafogo. Por lá, ele foi campeão do Brasileirão e da Libertadores, em 2024. Atualmente, o português está no Al-Rayyan, do Catar.
O projeto pensado com Leonardo Jardim é justamente visando um técnico que tenha lastro na carreira. Caso ele saia, o Cruzeiro não abrirá mão disso, pensando a médio prazo, mas também no retorno à Conmebol Libertadores.
Artur Jorge, em Botafogo x Pachuca, no Intercontinental
Divulgação: Vitor Silva/Botafogo
Ao ge, o staff de Artur Jorge se limitou a dizer que o treinador “está feliz e motivado para alcançar conquistas e cumprir o acordo firmado no projeto que começou com o Al-Rayyan”. O vínculo dele por lá vai até junho de 2027, com salário em torno de R$ 2 milhões.
Em junho, em entrevista ao Abre Aspas, do ge, Artur Jorge revelou que tem desejo de um dia voltar ao Brasil.
– Faz parte do meu projeto de carreira poder voltar ao Brasil. Neste curto espaço de tempo que estou fora, já fui convidado para voltar ao Brasil. Mas dentro de um projeto que eu quero que seja ganhador, tenho a proposta para poder ganhar no Al-Rayyan, e quero vencer. (…) Mas, sim, faz parte do meu projeto voltar ao Brasil. Exatamente pela competitividade que o campeonato me oferece, e também pelo que eu considero que é um campeonato preenchido com boas equipes, com jogadores extraordinários e com todos os clubes muito fortes.
Antes do trabalho com o Botafogo, Artur Jorge teve a carreira praticamente inteira ligada ao Braga. Foi técnico de várias categorias na base e do time B, antes de assumir a equipe principal. Foram duas temporadas completas e um título da Taça da Liga de Portugal.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
r
🎧 Ouça o podcast ge Cruzeiro 🎧 geRead More