RÁDIO BPA

TV BPA

Do triste pouso na Série D ao voo para a SAF: relembre o 2025 do Uberlândia Esporte

Do triste pouso na Série D ao voo para a SAF: relembre o 2025 do Uberlândia Esporte

Esporte: sócios aprovam implementação de SAF no Uberlândia
O Uberlândia viveu em 2025 uma transformação histórica, marcada pela criação da SAF, a chegada de novos nomes ao comando técnico e a garantia de vaga na Copa do Brasil de 2026. Por outro lado, a campanha ruim na Série D marcou o torcedor, que sonha com o retorno às principais divisões do futebol brasileiro.
Os destaques do ano foram acompanhados de perto pelo ge Triângulo Mineiro, que registrou cada passo da nova era do clube. Relembre as principais histórias mais abaixo.
+ Elenco do Uberlândia: veja jogadores anunciados para a temporada 2026
+ Uberlândia lança uniformes para 2026; veja fotos
CT Ninho do Periquito escudo Uberlândia
Giovanni Mendes/Uberlândia
Começo no estadual
A primeira competição do Uberlândia no ano foi o Campeonato Mineiro. Comandado por Paulo Roberto Santos, o UEC estreou com na temporada com um empate em 2 a 2 contra o América-MG no Parque do Sabiá. Depois, venceu o Villa Nova fora de casa e empatou com Itabirito e Aymorés. Mesmo invicto, o clube optou por demitir o treinador e contratou Marcelo Caranhato para a sequência da competição. Dispensado, Paulo Roberto publicou mensagem polêmica nas redes sociais: “Livramento”.
Esporte: veja os gols de Uberlândia 2 x 2 América-MG pelo Campeonato Mineiro
O Verdão acabou a primeira fase na última posição do Grupo A, com nove pontos. Apesar da posição, a campanha foi suficiente para garantir o time na semifinal do Troféu Inconfidência e na Série D de 2026. No torneio secundário de Minas Gerais, o Uberlândia eliminou o Betim para chegar à final, mas perdeu dois jogos para o Athletic e ficou com o vice.
Criação da SAF e venda de 90% das ações
Em junho, o Uberlândia aprovou a constituição da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e vendeu 90% das ações do clube ao empresário Fábio Mineiro, ex-presidente do Athletic, e a três parceiros dele. Os outros 10% seguem com a associação.
Também em junho, o ge destacou que o clube se tornou SAF com a promessa de R$ 150 milhões em investimentos nos próximos 15 anos. A meta é fortalecer o time e alavancar o futebol local, com projeção de crescimento nacional.​
Esporte: Fábio Mineiro fala sobre proposta para compra da SAF do Uberlândia
Ex-Seleção contratado
Um dos reforços contratados pela nova gestão foi o atacante Leandro, de 32 anos, ex-Palmeiras, Grêmio, Santos e Seleção Brasileira. Pelo UEC, Leandro atuou em cinco partidas pela Série D, marcou três gols e deu uma assistência. Ele foi anunciado pelo Novo Hamburgo para a temporada 2026.
Leandro, atacante, Uberlândia
Welton Neves/Uberlândia
Além de Leandro, a SAF investiu em outros reforços para tentar buscar o acesso à Série C ainda em 2025. Ao todo, foram nove contratações em 50 dias – cinco deles, antes mesmo da concretização da venda do clube.
Série D decepcionante
Mesmo com o elenco recheado e com investimento da nova gestão, o Uberlândia caiu na primeira fase da Série D. O clube terminou na quinta posição do Grupo A7, com 16 pontos, atrás de Inter de Limeira, Cianorte, Goiatuba e Cascavel. Foi a primeira vez que o UEC foi eliminado antes do mata-mata.
Uberlândia Cascavel Série D
Bruno Cunha/@brunocunha_foto
A campanha irregular ainda mexeu com a comissão técnica. Foram duas trocas de treinador no decorrer da competição: Marcelo Caranhato deu lugar a Alexandre Lopes, que foi demitido em seguida para a chegada de Cícero Júnior, indicado pela SAF.
Novo departamento de futebol
Em agosto, o Uberlândia apresentou os integrantes do departamento de futebol da SAF para 2026. Além de Fábio Mineiro, presidente da SAF, estão André Luiz, ex-zagueiro de Atlético-MG, Palmeiras e Nancy, da França, oficializado como gerente da base; João Castro, CEO/Diretor Executivo; Bernardo Lage, diretor de futebol; Willer Silva, gerente de futebol; e André Andrade, coordenador de futebol de base.
Uberlândia, SAF, departamento de futebol
Giovanni Mendes/Uberlândia EC
Chegada de Jorge Castilho
Em setembro, Jorge Castilho foi apresentado como novo técnico do Uberlândia. O treinador celebrou a oportunidade e prometeu um time ofensivo, com foco em jogar para frente e conquistar títulos.​
Jorge Castilho treinador do Uberlândia
Giovanni Mendes/UEC
Garantia da vaga na Copa do Brasil 2026
Em outubro, o Uberlândia garantiu vaga na Copa do Brasil de 2026, após mudanças no formato da competição. A ampliação no número de participantes e vagas diretas para times da Série A ajudaram o Verdão da Mogiana, que vai retornar à competição após cinco anos.
Taça troféu Copa do Brasil
Cris Mattos/Reuters
Início da pré-temporada e melhorias no CT
Em dezembro, o Uberlândia iniciou a pré-temporada com novidades no CT Ninho do Periquito, incluindo melhorias estruturais. As fotos das obras mostraram o compromisso do clube com modernização e estrutura de ponta.​
CT Ninho do Periquito Uberlândia
Giovanni Mendes/Uberlândia
Ainda em dezembro, a diretoria do Uberlândia traçou metas para 2026, com foco em conquistar o título de acesso e manter o crescimento do clube. O objetivo é consolidar o time como referência no futebol mineiro e nacional.​ geRead More