Dorival “copeiro”: com Corinthians, treinador pode ir à quinta final de Copa do Brasil
Corinthians joga em clima de revanche pelo título perdido em 2018
Dorival Júnior é um dos trunfos do Corinthians na Copa do Brasil. O treinador venceu as duas últimas edições que disputou, tem três títulos da competição e, se passar pela semifinal contra o Cruzeiro, chegará à quinta final da carreira.
O Corinthians enfrenta o Cruzeiro neste domingo, às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, com a vantagem de ter vencido o jogo da ida por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Dorival Júnior em Cruzeiro x Corinthians
Gilson Lobo/AGIF
+ Escalação: Corinthians encerra preparação para semifinal com dúvidas
O retrospecto de Dorival na Copa do Brasil é impressionante. Nas 14 edições das quais participou, de 2004 a 2025, são 82 partidas, com 54 vitórias, 15 empates e 13 derrotas – aproveitamento de 71,95%.
O treinador não sabe o que é ser eliminado da Copa do Brasil desde as quartas de final de 2016. De lá para cá, por diferentes clubes, participou de 13 confrontos e saiu classificado em todos.
Deve repetir a escalação para a volta? ge Corinthians analisa opções de Dorival Jr.
Se o Corinthians eliminar o Cruzeiro, Dorival disputará a quinta final de Copa do Brasil da carreira. O treinador venceu em 2010 (Santos), 2022 (Flamengo) e 2023 (São Paulo). Ele não participou da competição no ano passado porque estava no comando da seleção brasileira.
Curiosamente, nas suas duas últimas conquistas, o técnico derrotou o Corinthians – em 2022 na final e em 2023 na semifinal.
Em 2015, treinando o Santos, Dorival também chegou à decisão da Copa do Brasil, mas perdeu o título para o Palmeiras em uma decisão por pênaltis.
— Fico feliz de ter, em termos de Copa do Brasil, alguns números interessantes. O Santos de 2010 foi o time que mais fez gols numa edição de Copa do Brasil e dificilmente uma equipe atingirá o número de gols que fizemos. E quatro finais dessa competição. Para mim é muito importante, uma competição que valorizo muito, tenho certeza que me preparei de maneira diferente para ter chegado a uma situação como essa — disse o treinador em agosto, depois da vitória sobre o Palmeiras e a classificação para as quartas de final.
Mais notícias do Corinthians:
+ Relembre dia em que Gabigol vestiu camisa do Timão e irritou Flamengo
+ Juíza suspende própria decisão, mas mantém cautelares a Andrés Sanchez
Torcida do Corinthians confia na classificação para a final da Copa do Brasil
Ao perder por 3 a 0 para o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, Dorival demonstrou confiança para os compromissos contra o time mineiro da Copa do Brasil.
— É outra situação, outro momento. Tenho certeza de que o torcedor confia na sua equipe e o cenário será outro, com certeza. Vamos aguardar. Aí você me cobra depois das duas partidas — disse, no fim de novembro.
Perguntado sobre o histórico “copeiro” na última entrevista coletiva que concedeu, o treinador corintiano dividiu os méritos com os jogadores.
— Quem resolve os jogos são os jogadores. Treinadores preparam, eles executam. Houve um interesse, uma integração, uma preocupação muito grande, em cumprirem funções. Quando isso acontece, você tem comportamentos respeitados em campo. Você aumenta a sua possibilidade de um bom resultado. Não tendo isso, naturalmente você acaba dificultando as suas condições.
Na Copa do Brasil de 2025, o Corinthians de Dorival venceu os sete jogos que disputou, contra Novorizontino, Palmeiras, Athletico-PR e Cruzeiro (ida), sem tomar gols em nenhum deles.
Se passar pelo Cruzeiro, o Timão jogará a final nos dias 17 e 21 deste mês, contra Vasco ou Fluminense, os adversários da outra semifinal, com Dorival buscando ser tetracampeão pela quarta equipe diferente.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Dorival Júnior, do Corinthians, contra o Grêmio
Marcos Ribolli
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e geRead More


