RÁDIO BPA

TV BPA

Em ano de recorde de estrangeiros, Vitória vê desempenho discreto e abre possibilidade de saídas

Em ano de recorde de estrangeiros, Vitória vê desempenho discreto e abre possibilidade de saídas

Fábio Mota descarta Lucas Braga em 2026 e comenta situação de estrangeiros
Em 2025, o Vitória fez a temporada com maior número de jogadores estrangeiros no elenco, igualando 2014. Raúl Cáceres, Rúben Ismael, Rúben Rodrigues, Kike Saverio, Aitor Cantalapiedra e Renzo López dividiram o vestiário, mas poucos deles engrenaram. Não à toa, o presidente Fábio Mota abriu a possibilidade de saídas em 2026.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2026
Vitória alcançou recorde de jogadores estrangeiros em 2025
TV Bahia
Dos seis estrangeiros, dois terminaram a temporada como titulares: o lateral-direito paraguaio Cáceres e o atacante espanhol Aitor. O primeiro estava no Leão desde 2024 e teve presença constante no 11 ideal, mas não não renovou o contrato e se despediu. O segundo foi peça importante no segundo turno da Série A, com três gols e três assistências, e tem contrato até junho de 2027.
O uruguaio Renzo López, por sua vez, somou 638 minutos e um gol em 23 jogos. Ele foi a segunda opção do ataque na maior parte de sua passagem, mas venceu a disputa com Renato Kayzer em alguns jogos.
Estrangeiros do Vitória em 2025
Os outros três estrangeiros mal entraram em campo e somaram, juntos, 71 minutos atuando pelo Vitória, mas por razões diferentes. O volante Rúben Ismael jogou apenas uma vez, durante 17 minutos, antes de romper o ligamento cruzado anterior do joelho. A previsão de retorno é para pelo menos maio do ano que vem.
Rúben Rodrigues foi o primeiro reforço da segunda janela de transferências, mas entrou em campo apenas quatro vezes e somou 22 minutos. O jogador sequer esteve na rotação do time nas últimas partidas, assim como Kike Saverio, que entrou em campo duas vezes com a camisa vermelha e preta.
Aitor Cantalapiedra tem contrato com o Vitória até junho de 2027 e teve participações decisivas na reta final da Série A
Victor Ferreira/EC Vitória
Em entrevista ao ge, o dirigente não viu como erro a aposta nos estrangeiros em 2025, mas não escondeu a possibilidade de saídas em 2026.
– Erro, não [focar em estrangeiros]. Dois se lesionaram e estão em recuperação. O Cantalapiedra tem contrato de três anos, propostas do Brasil e do mundo. O Renzo tem contrato até junho desse ano [2026]. E aí a gente vai analisar. Os outros temos que analisar. O Ismael só volta a jogar em maio ou junho, teve uma lesão. O Kike e o outro Rúben estamos analisando. Eles não têm permanência definida para o próximo ano. Estamos discutindo – disse Fábio Mota.
Kike Saverio entrou em campo apenas duas vezes pelo Leão
Victor Ferreira/EC Vitória
Fábio Mota já confirmou que o Campeonato Baiano será disputado por uma equipe alternativa, formada por atletas da base, que retornam de empréstimos e que tiveram poucos minutos nesta temporada. Por isso, o estatual pode ser oportunidade para alguns dos estrangeiros provarem que merecem paciência. O torneio começa no dia 10 de janeiro, e a reapresentação é no dia 26 de dezembro.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More