Entenda por que negociação de renovação entre Flamengo e Filipe Luís está se arrastando
O Flamengo entra, neste sábado, nos 11 dias finais do contrato com o técnico Filipe Luís. Prioridade máxima do clube no momento, a renovação do treinador vem se arrastando ao longo dos últimos meses por vários motivos – o financeiro é o principal entrave no momento.
Central do Mercado: Emanuelle Ribeiro explica pendência entre Flamengo e Filipe Luís
A demora por um acordo passou inicialmente por uma vontade de Filipe de focar na sequência de jogos. O treinador só foi sentar para conversar durante as Datas Fifa, o que acabou atrasando o processo que começou no primeiro semestre. Nesse tempo também houve a entrada do empresário Jorge Mendes para representar o ex-lateral.
+ De la Cruz, do Flamengo, passará por procedimento médico no Uruguai antes de pré-temporada
O outro fator que se apresentou em seguida e perdura é o financeiro. O Flamengo enviou uma primeira proposta ao técnico, considerada baixa. Depois, já com o empresário português, uma contraproposta com números bem acima dos iniciais chegou ao clube. Uma nova roda de conversas fez os valores se aproximarem mais, mas ainda não houve consenso. Dentro disso, há não só o salário, mas também gatilhos do vínculo, como bônus e metas, além da multa rescisória.
Em 2020, por exemplo, Jorge Jesus colocou como condição para sua renovação uma multa baixa, de 1 milhão de euros (R$ 6,1 milhões na cotação da época), para determinados clubes da Europa previstos em contrato. Entre eles estava o Benfica, que pagou a rescisão e levou o treinador um mês depois. O atual presidente Bap estava na diretoria na época como vice de relações externas e acompanhou de perto a situação.
Filipe Luís técnico Flamengo PSG
Mohamed Farag/FIFA via Getty Images
O Flamengo segue otimista por um acordo, mas há uma sensação de que Filipe Luís não vai ceder mais nos valores pedidos. Por isso, o clube pode aceitar a oferta ou recusar e partir para a busca por um novo nome. Essa não é a vontade de nenhum dos envolvidos.
As conversas estão com o presidente Bap, que centralizou as tratativas e as tirou das mãos de José Boto, diretor de futebol. Por isso, a reunião que vai acontecer é do mandatário com o treinador e Jorge Mendes.
Filipe Luís já admitiu que, por ele, a renovação estava acertada. Do outro lado, o Flamengo também já se manifestou através de Boto e Bap sobre a vontade de seguir com o trabalho.
+ Kroos se surpreende com PSG x Flamengo: “Melhores do Brasil podem competir com a Europa”
Voz do Setorista: Luiza Sá dá detalhes do procedimento médico em De la Cruz no Flamengo
Há um último fator que também é levado em conta pelo lado do técnico: o sonho de treinar na Europa. O diretor de futebol aconselhou Filipe a ficar mais uma temporada no Flamengo, período que considera fundamental para que ele amadureça ainda mais e fique pronto para o mercado europeu. Além disso, a janela de transferências da Europa em janeiro é menos aquecida por ser meio de temporada e os principais clubes já terem treinadores. Neste cenário, ele pegaria um projeto em andamento. A campanha de 2025 faz Filipe Luís ser observado por estrangeiros.
A ideia é finalizar essa negociação até o dia 25 de dezembro. A demora para um acerto influencia diretamente na movimentação de mercado da equipe rubro-negra.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Filipe Luís conquistou cinco títulos desde que assumiu o Flamengo, em outubro de 2024: Copa do Brasil, Supercopa, Carioca, Libertadores e Brasileirão. O técnico ainda passou por duas fases da Copa Intercontinental, com troféus contra Cruz Azul (México) e Pyramids (Egito), antes de chegar à final, em jogo histórico contra o PSG, com empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


