Ex-Athletico-PR, Crislan descreve adaptação na Tailândia e estipula possível retorno ao Brasil
Veja todos os gols do Crislan em 2025 pelo Trat FC, na Segunda Divisão da Tailândia
O atacante Crislan mantém sua trajetória de longa data no futebol asiático. Atualmente defendendo o Trat FC, da Segunda Divisão da Tailândia (Thai League 2), o jogador revelou que, desde sua última passagem pelo futebol brasileiro e piauiense em 2024, desejava retornar à Ásia. Segundo ele, o interesse se deve tanto ao histórico positivo de atuações por clubes do continente quanto à sua adaptação aos climas locais, bastante semelhantes aos do Piauí, sua terra natal.
Além disso, o atleta permaneceu sete meses afastado dos gramados, aguardando o encerramento da temporada 2024/2025 na Tailândia para então concretizar um contrato com algum dos clubes locais que lhe apresentaram propostas.
Atacante Crislan, ex-Athletico-PR, atuando pelo Trat FC, da Tailândia
Divulgação | Trat F.C.
— Tinha um desejo de voltar novamente para o futebol asiático, onde tenho um grande histórico aqui. Passei por Japão, Coreia do Sul, Indonésia, Tailândia. E aí estou indo para minha terceira temporada pelo terceiro time diferente aqui na Tailândia. É um país onde eu estou acostumado e o clima quente daqui parece muito com o do Piauí — revelou Crislan, atacante do Trat FC, que ainda completou:
— Estou bem adaptado ao futebol daqui, o acolhimento foi supertranquilo e eles dão todo o suporte para a gente. Logo depois que encerrei o meu contrato com o River-PI, apareceram algumas propostas, só que eu fiquei aguardando o fim da temporada para depois fechar (um contrato) novamente — detalhou o atleta.
Atacante Crislan, ex-Athletico-PR, atuando pelo Trat FC, da Tailândia
Divulgação | Trat F.C.
ge revira arquivos em busca de golaços de Crislan
Crislan destacou que, em 2026, independentemente do clube em que estiver atuando, pretende permanecer no futebol tailandês ou asiático. Além disso, o atacante de 33 anos revelou o desejo de, futuramente, retornar ao Brasil para encerrar sua carreira profissional e, de preferência, no Piauí.
+ Saudades dos filhos e contrato ‘fora da curva’: Crislan fala dos motivos para o seu retorno ao Piauí
Atacante Crislan, ex-Athletico-PR, atuando pelo Trat FC, da Tailândia
Divulgação | Trat F.C.
— Pretendo ficar por aqui mais um tempo, estou bem acostumado, bem adaptado ao futebol tailandês e projetando mais tempo ficar por aqui. Aqui é igual ao calendário europeu, começa em agosto e termina em abril, e aí tem os últimos quatro meses agora até finalizar a temporada 2025/2026 e tentar permanecer por aqui no próximo ano — comentou Crislan, que ainda concluiu:
— Quem sabe mais para frente, pensando no futuro, eu posso voltar novamente ao Brasil, logicamente ao Piauí, quando estiver mais perto de encerrar a carreira. Tenho 33 anos, estou bastante tempo no futebol e aí chega um tempo que também é descanso para o corpo. Mas, por enquanto, estou muito feliz aqui na Tailândia, um país tropical que eu gosto muito — finalizou.
Atacante Crislan, ex-Athletico-PR, atuando pelo Trat FC, da Tailândia
Divulgação | Trat F.C.
Em agosto de 2025, Crislan foi anunciado como novo reforço do Trat FC, clube da Segunda Divisão da Tailândia (Thai League 2). Seu último time havia sido o Nakhonsi United, participante da mesma competição, onde marcou apenas um gol em cinco partidas disputadas no ano anterior. Entre janeiro e julho, o atacante permaneceu afastado dos gramados.
Na temporada 2025/2026, o jogador piauiense registrou três gols e duas assistências em 15 jogos pela liga. Atualmente, o Trat FC ocupa a 18ª e última posição da tabela, somando 14 pontos e correndo sérios riscos de rebaixamento para a Terceira Divisão da Tailândia (Thai League 3), com quatro vitórias, dois empates e 11 derrotas até o momento.
+ Ex-River-PI, atacante Crislan é anunciado por equipe da Segunda Divisão da Tailândia
Elenco do Trat FC na Segunda Divisão da Tailândia (Crislan é o primeiro em pé no lado direito)
Divulgação | Trat F.C.
Números de Crislan em 2025 com o Trat FC
Jogos: 15 de 17;
Titular: 7 jogos;
Minutos jogados: 758
Gols marcados: 3;
Assistências: 2;
Vitórias: 3;
Empates: 2;
Derrotas: 10.
Atacante Crislan, ex-Athletico-PR, atuando pelo Trat FC, da Tailândia
Divulgação | Trat F.C.
Perfil de Crislan
Nome: Crislan Henrique da Silva de Souza;
Naturalidade: Teresina-PI;
Idade: 33 anos;
Posição: atacante;
Clubes por onde passou: Comercial-PI, Salgueiro, Belo Jardim, Fluminense-PI, Belo Jardim, River-PI, Andraus, Athletico-PR, Boa Esporte, Náutico, Penapolense, SC Braga (Portugal), CD Tondela (Portugal), Vegalta Sendai (Japão), Shimizu S-Pulse (Japão), Shonan Bellmare (Japão), Bucheon 1995 (Coreia do Sul), Brusque, Nakhon Ratchasima (Tailândia), Bhayangkara FC (Indonésia), Nakhonsi United (Tailândia) e Trat FC (Tailândia).
Natural de Teresina, Crislan possui passagens de longa data pelo futebol asiático, onde atuou pelo Vegalta Sendai, Shimizu S-Pulse, Shonan Bellmare, Bucheon FC 1995, Nakhon Ratchasima, Bhayangkara FC e Nakhonsi United. O atleta balançou as redes 36 vezes em 138 partidas disputadas, em oito clubes diferentes.
Sua última passagem pelo futebol do Brasil e do Piauí foi pelo River-PI em 2024, onde disputou o Campeonato Piauiense, Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Na oportunidade, o atacante marcou dois gols e realizou quatro assistências em 12 jogos. Crislan também chegou a atuar por Comercial-PI e Fluminense-PI, no início de sua carreira no futebol profissional.
Crislan passa férias no Piauí e revela sonho de voltar ao River-PI
Veja outros trechos da entrevista do atacante Crislan
Passagem e saída pelo River-PI
— Foi tranquilo o acolhimento depois da minha saída do River-PI. Infelizmente não foi das melhores, queria ter sido campeão estadual (em 2024), mas não aconteceu. Mas fiquei muito feliz de ter vestido a camisa do River-PI novamente, ter sentido aquele calor e ouvir o barulho da torcida riverina.
Presença enorme de brasileiros no futebol da Tailândia
— É um país onde a gente se sente em casa, se sente um pouco do Brasil, porque existem muitos brasileiros aqui, muitos brasileiros nas três divisões (do futebol tailandês). Quase todos os times daqui têm jogadores brasileiros. Então a gente se sente bem adaptado e acolhido, dá para conversar e manter uma parceria para matar um pouco a saudade do Brasil.
— É um país que todos os jogadores gostam muito de estar, pelo clima tropical, de praias bonitas, futebol de qualidade, e é isso que eu projeto: pelo menos mais uns dois anos por aqui. Claro, a gente nunca sabe o que esperar futuramente, mas é o que eu estou procurando: ficar mais dois anos aqui para depois voltar ao Piauí. geRead More


