RÁDIO BPA

TV BPA

Ex-jogador da NBA, Jason Collins revela diagnóstico de câncer cerebral em estado terminal

Ex-jogador da NBA, Jason Collins revela diagnóstico de câncer cerebral em estado terminal

De projeto social à Seleção Brasileira: Reynan agora sonha em chegar à NBA
Ex-jogador da NBA, Jason Collins revelou que está enfrentando um glioblastoma em estágio 4, um dos tipos mais agressivos de câncer cerebral. Collins, que entrou para a história da liga americana de basquete ao se assumir abertamente homossexual em 2013, decidiu compartilhar a batalha mais desafiadora de sua vida. O ex-pivô falou sobre o sensível assunto em entrevista para a emissora americana ESPN, divulgada na última quinta-feira.
Collins contou que começou a sentir os primeiros sinais no verão passado. Em agosto, percebeu que sequer conseguia fazer as malas para uma viagem ao US Open, Grand Slam de tênis, em Nova York. A tomografia realizada logo depois revelou o tumor e confirmou o diagnóstico.

Jason Collins revela diagnóstico de câncer cerebral em estágio 4
Jason Miller/Getty Images
+ Jogador do Magic é multado em R$ 190 mil por atirar bola em adversário; veja vídeo
+ Com atuação histórica, calouro dos Pelicans se junta a LeBron e Doncic em seleto grupo da NBA
Segundo a família Collins, em poucas horas Jason perdeu clareza mental, memória de curto prazo e até capacidade de compreensão, algo que o próprio atleta descreveu, com humor, como “virar a versão NBA da Dory, de Procurando Nemo”.
Por ser inoperável, o tumor vem sendo tratado com radioterapia e com o medicamento Avastin, que ajuda a desacelerar seu crescimento. Collins é direto ao falar sobre o prognóstico: seguindo apenas o tratamento padrão, a expectativa média é de 11 a 14 meses. Por isso, decidiu tentar terapias experimentais que, segundo ele, podem abrir caminho para novas alternativas no futuro.
Jason Collins revela diagnóstico de câncer cerebral em estágio 4
Fiona Hamilton/Tennis Australia via Getty Images
Assim como fez ao se assumir gay, Collins quis lidar com o diagnóstico em seus próprios termos. Disse que confiou nas poucas pessoas para quem contou e que nada vazou antes do anúncio oficial.
– Consegui compartilhar a minha história do meu jeito. Os últimos 12 anos foram os melhores da minha vida, e isso só aconteceu quando passei a ser quem eu realmente sou, sem medo, em público e em privado.
Durante a entrevista, ele também relembrou uma queda assustadora em casa, uma semana antes de buscar atendimento. No chão, pensou apenas que não seria encontrado daquela forma.
– Se eu não entrasse em pânico, encontraria uma solução. Quem me conhece sabe que não deve me subestimar.
Criado no sul da Califórnia, Collins jogou basquete universitário em Stanford, ao lado do irmão gêmeo, Jarron. Foi escolhido na primeira rodada do Draft de 2001 pelo Houston Rockets e passou grande parte da carreira nos Nets, acumulando 13 temporadas na liga antes da aposentadoria em 2014. geRead More