Fifa The Best 2025: quem vota no prêmio de melhor do mundo? Confira
Fluminense e Botafogo têm representantes no The Best FIFA 2025
✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
A Fifa anunciará nesta terça-feira, véspera da final da Copa Intercontinental de 2025, os vencedores do prêmio de melhor jogador e melhor jogadora do mundo na décima edição do The Best, em Doha, no Catar, às 14h (de Brasília). Diferente da Bola de Ouro, onde apenas jornalistas participam, a premiação da Fifa tem quatro categorias diferentes de eleitores: capitães e técnicos das seleções nacionais (masculinas e femininas), jornalistas dos países filiados e torcedores de todo o mundo.
The Best 2025: Fifa divulga lista de 11 indicados, com Raphinha incluído; veja nomes
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferentes de votação.
Em seu site oficial, a Fifa informou que mais de 16 milhões de torcedores participaram da votação, encerrada no dia 28 de novembro.
“Os torcedores desempenharam um papel fundamental na escolha dos nomes vencedores, registrando mais de 16 milhões de votos e influenciando o destino de vários prêmios, entre eles: The Best Fifa para a jogadora do ano, The Best Fifa para o jogador do ano, The Best FIFA para o(a) treinador(a) do ano no futebol feminino, The Best Fifa para o treinador do ano no futebol masculino, The Best Fifa para a goleira do ano e The Best Fifa para o goleiro do ano”, diz um trecho do comunicado da entidade.
Ainda segundo a Fifa, “todos esses premiados foram definidos por um sistema de votação com pesos iguais entre torcedores, capitães, capitãs, técnicos e técnicas de todas as seleções femininas e masculinas, além de representantes da mídia”. Os torcedores também participaram da votação para as seleções feminina e masculina de 2025.
Cada eleitor escolhe os três melhores jogadores da temporada, colocando-os em ordem: o primeiro colocado soma cinco pontos; o segundo, três; e o terceiro um. Essa pontuação é utilizada para ranquear os concorrentes em cada categoria de eleitores (capitães, técnicos, jornalistas e torcedores). Então, uma nova pontuação é atribuída a cada jogador ou jogadora dentro de cada grupo.
São dados 13 pontos para o atleta mais votado em cada categoria de eleitores; 11 para o segundo, nove para o terceiro, oito para o quarto, sete para o quinto, seis para o sexto, cinco para o sétimo, quatro para o oitavo, três para o nono, dois para o 10º e um para o 11º. A soma desta pontuação, já com os pesos de cada categoria igualados, é a que define o vencedor de cada troféu
Troféu de melhor do mundo no Fifa The Best
REUTERS/Valeriano Di Domenico
Raphinha é o único brasileiro indicado ao The Best
Deve ser utilizado na votação o seguinte período de avaliação de atletas e técnicos: entre 11 de agosto de 2024 e 2 de agosto de 2025, referente à temporada 2024/25. A Fifa indica que os prêmios devem levar em conta “o rendimento esportivo e o comportamento geral dentro e fora de campo”. Os capitães e treinadores das seleções podem votar em atletas e técnicos dos times que representam, mas não podem votar em si mesmos. Os mesmos critérios e forma de votação para melhores jogador e jogadora valem para os prêmios de melhor goleiro e goleira e melhor técnico ou técnica no futebol masculino e feminino.
No caso das seleções da temporada no futebol masculino e feminino, a votação é realizada entre os eleitores no site oficial da Fifa e entre um painel de especialistas. Cada torcedor e cada membro do painel monta seu time ideal, escolhendo 11 atletas entre três opções de esquema tático – com no máximo quatro defensores, quatro meio-campistas e três atacantes, além de um goleiro.
Ao todo, serão entregues dez prêmios: para os melhores jogador e jogadora; melhores goleiro e goleira; melhores técnico ou técnica no futebol masculino e feminino; Prêmio Puskás e Prêmio Marta, para os gols mais bonitos; Prêmio de Torcedor; e Troféu Fair Play.
O atacante Raphinha, do Barcelona, é o único representante do Brasil entre os 11 finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2025. Vencedor da Bola de Ouro, o francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, é o favorito – ele viajou com a delegação do PSG para o Catar, mesmo se recuperando de um problema muscular e ainda sem ter presença confirmada na final de quarta-feira contra o Flamengo.
Alisson, do Liverpool, representa o Brasil na eleição de melhor goleiro, tendo outros sete concorrentes. Entre as mulheres, são 17 os nomes indicados na lista final – que não conta com brasileiras. A relação de finalistas no futebol feminino é dominada por clubes como Barcelona, Chelsea, Arsenal e Lyon.
Marta concorre a prêmio com seu nome
Há 11 brasileiros na disputa para integrar a seleção masculina da temporada: os goleiros Alisson (Liverpool), Fábio (Fluminense), Weverton (Palmeiras) e John (Botafogo); os zagueiros Thiago Silva (Fluminense), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal); e os atacantes João Pedro (Chelsea), Raphinha (Barcelona) e Luiz Henrique (Botafogo).
Dois brasileiros concorrem ao prêmio Puskás, de gol mais bonito: o atacante Alerrandro, do Vitória, pelo gol marcado contra o Cruzeiro, no Campeonato Brasileiro, e Lucas Ribeiro, do Mamelodi Sundowns, contra o Borussia Dortmund, na Copa do Mundo de Clubes.
Entre as mulheres, o Brasil tem seis indicadas à seleção da temporada: as goleiras Lorena (KC Current), Lorena e Nicole (Corinthians), as defensoras Mariza (Corinthians) e Tarciane (Lyon), e as atacantes Amanda Gutierres (Palmeiras) e Marta (Orlando Pride).
Marta também concorre ao prêmio que leva seu nome, de gol mais bonito no futebol feminino. A camisa 10 da seleção brasileira ganhou a primeira edição do troféu, ano passado, com um gol feito pelo Brasil em um amistoso contra a Jamaica, e este ano foi indicada por um golaço pelo Orlando Pride sobre o KC Current, na caminhada do seu time ao título da liga feminina dos Estados Unidos.
Veja o golaço de Marta na classificação do Orlando Pride à final nos EUA
Horário e onde assistir ao Fifa The Best 2025 ao vivo:
Data: 16/12/2025
Horário: 14h (de Brasília)
Local: Doha, Catar
Onde assistir: Fifa+ (streaming)
Os prêmios que serão entregues:
Melhor jogador do mundo
Melhor jogadora do mundo
Melhor treinador no futebol masculino
Melhor treinadora no futebol feminino
Melhor goleiro
Melhor goleira
Prêmio Puskás – dado ao gol mais bonito no futebol masculino
Prêmio Marta – dado ao gol mais bonito no futebol feminino
Fifa Fan Award – dado a um torcedor ou grupo de fãs
Fifa Fair Play – premia o espírito esportivo de um atleta ou clube geRead More


