RÁDIO BPA

TV BPA

Filme de ex-boia-fria que venceu a São Silvestre ganha trailer; assista

Filme de ex-boia-fria que venceu a São Silvestre ganha trailer; assista

Veja o trailer de “Zeferina-Maria Brasileira”
O documentário “Zeferina-Maria Brasileira” tem pré-estreia gratuita marcada para esta quinta-feira, 4 de dezembro no Teatro Municipal de Sertãozinho, cidade natal da corredora Maria Zeferina Baldaia, campeã da Corrida Internacional de São Silvestre em 2001. As sessões são às 11h, às 15h e às 20h, com retirada dos ingressos no próprio teatro, com uma hora de antecedência.
Maria Zeferina é uma ex-boia-fria. Ela começou a treinar descalça nos canaviais de Sertãozinho, onde trabalhava no corte de cana-de-açúcar, com o sonho de virar atleta profissional.
Maria Zeferina, atleta
Divulgação/Grattitude Films
Depois que venceu a São Silvestre em 2001, passou a ter mais visibilidade no esporte, com conquistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das referências do atletismo brasileiro.
– Voltar à minha cidade com esse filme é uma emoção indescritível. É aqui que minha história começou e é aqui que faz sentido compartilhá-la primeiro – disse Zeferina.
Maria Zeferina Baldaia Tour da Tocha Olímpica sertãozinho
Gaspar Nóbrega / Bradesco
Além de depoimentos de Zeferina, familiares e amigos, o documentário também conta com a participação da maratonista portuguesa Rosa Mota, uma das inspirações da personagem principal da história.
A cinebiografia começou a ser gravada há quatro anos e também mostra a temporada de despedida de Zeferina, em 2022, acompanhando a atleta nas provas ao redor do país. A direção é do jornalista Lucas Bretas.
– A vida da Zeferina não cabe em uma linha do tempo simples. É uma história marcada por rupturas, retomadas, quedas e renascimentos. O filme abraça essa dinâmica e costura presente e passado para evidenciar a potência de sua trajetória.
Maria Zeferina Baldaia e a portuguesa Rosa Mota
Divulgação
O longa também será exibido em São Paulo, no fim do mês, durante a Expo São Silvestre, no Parque Ibirapuera, durante as celebrações oficiais dos 100 anos da corrida. As sessões são nos dias 27, 28, 29, 30 e 31, data da prova.
Além das sessões em Sertãozinho (SP) e São Paulo, o documentário também terá exibição gratuita em cidades da região de Ribeirão Preto. geRead More