RÁDIO BPA

TV BPA

Final entre Racing e Estudiantes vale título argentino e vaga na Libertadores

Final entre Racing e Estudiantes vale título argentino e vaga na Libertadores

Central do ge: Como o torcedor do Racing reagiu ao último lance contra o Flamengo?
Racing e Estudiantes disputam a final do Torneo Clausura do Campeonato Argentino neste sábado, às 21h (de Brasília), no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero. Além do título, a decisão vale também a última vaga da Argentina na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.
+ Veja todos os classificados para a Copa Libertadores 2026
+ ✅ Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Racing e Estudiantes se encaram na final do Campeonato Argentino
Getty Images
O Racing tenta encerrar o ano da mesma forma que terminou 2024: levantando uma taça. Em novembro do ano passado, a equipe de Gustavo Costas conquistou a Copa Sul-Americana ao derrotar o Cruzeiro por 3 a 1 na final, com gols de Roger Martínez, Adrián Martínez e Martirena.
A campanha do Racing até a decisão do Campeonato Argentino foi marcada por desafios. Nas oitavas de final, o Racing superou o River Plate por 3 a 2. Nas quartas, garantiu a classificação nos pênaltis diante do Tigres, após empate sem gols no tempo normal. Já na semifinal, a equipe encarou o Boca Juniors e venceu por 1 a 0, garantindo a sua vaga na final.
Jogadores do Racing comemoram classificação à final do Clausura
Getty Images
O Estudiantes, por sua vez, também não teve vida fácil até chegar à decisão. A equipe se classificou para os playoffs por pouco, terminando a fase regular em oitavo lugar. Na semifinal, o clube de La Plata garantiu a classificação ao vencer o clássico contra o maior rival, o Gimnasia, por 1 a 0, no estádio El Bosque, com gol de Tiago Palacios.
Nas fases anteriores, o clube ainda lidou com um episódio de grande repercussão nacional. Durante as oitavas, o Estudiantes protagonizou um protesto ao virar as costas para o Rosario Central durante a saudação inicial, contestando o título concedido ao rival pela soma da pontuação do Apertura e do Clausura. O gesto resultou em punições severas: o presidente Juan Sebastián Verón foi suspenso por seis meses, os jogadores envolvidos receberam dois jogos de gancho, o capitão Santiago Núñez ficou três meses impedido de exercer a função, e o clube foi multado em cerca de US$ 4 mil.
+ AFA suspende presidente e jogadores do Estudiantes por protesto ao ficar de costas para o Rosario Central
Na Libertadores, Estudiantes e Racing também fizeram campanhas consistentes e foram eliminados pelo Flamengo. Nas quartas de final, o time de La Plata perdeu no Maracanã por 2 a 1, venceu por 1 a 0 na volta, mas perdeu nos pênaltis. Já o Racing chegou à semifinal, mas caiu para o rubro-negro carioca com uma derrota no Rio e um empate em 0 a 0 em casa.
Após a vitória sobre o Gimnasia na semifinal do Argentino, o técnico do Estudiantes, Eduardo Domínguez, valorizou a vaga na final e destacou o desempenho recente das duas equipes em torneios continentais.
Agora, o que vem pela frente é uma final contra uma grande equipe, entre as duas melhores do país. Ambas competiram internacionalmente da melhor forma e agora têm a recompensa de chegar à final para ver quem é melhor”
Briga pela última vaga na Liberta
Taça da Copa Libertadores em 2025
Cesar Olmedo/Reuters
Seis clubes argentinos já estão garantidos na próxima edição da Libertadores: Boca Juniors, Lanús, Argentino Júniors, Platense, Rosario Central e Independiente Rivadavia. Entre os classificados, Platense e Independiente Rivadavia serão os estreantes na competição. A principal surpresa é a ausência do River Plate, que ficará de fora pela primeira vez desde 2014 e disputará a Copa Sul-Americana. geRead More