RÁDIO BPA

TV BPA

Flamengo vai contratar especialistas para melhorar condições do gramado do Maracanã

Flamengo vai contratar especialistas para melhorar condições do gramado do Maracanã

“Sensação de dever cumprido”, Bap, presidente do Flamengo, sobre a temporada do time
Um dos pontos que o Flamengo avaliou como positivo na passagem pelo Catar, para a disputa da Copa Intercontinental, foi a qualidade dos gramados, tanto do centro de treinamentos quanto do campo que recebeu os três jogos do time. O clube estuda a contratação dos responsáveis pela grama do Estádio Ahmad bin Ali para avaliar o Maracanã.
+ Reunião entre Filipe Luís e Flamengo por renovação deve ficar para semana que vem
Maracanã terminará o ano com 74 jogos
Lucas Catrib/SVM
O estádio, administrado por Flamengo e Fluminense, vai terminar a temporada com 74 jogos, contando a final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians, no próximo domingo, e o Jogo das Estrelas, promovido por Zico, no dia 27 de dezembro. O clube rubro-negro defende o fim dos gramados sintéticos no Brasil e o investimento em campos de qualidade. Por isso, fará um movimento ao fim da temporada para melhorar o campo do Maracanã.
— O Maracanã está terminando o ano com o gramado em boas condições, se a gente considerar que teve quase 80 partidas no estádio. Para os padrões brasileiros, a condição é tida como ótima. Para a gente, não é. Achamos que o gramado está em boas condições. Estamos buscando especialistas para nos ajudar a desenvolver um gramado ainda melhor, sabendo que teremos 80 jogos por ano. Estamos contratando especialistas nacionais e internacionais para encontrar a melhor solução para o Brasil — disse o presidente Bap à Globo na última quarta-feira, no Catar.
— Estamos defendendo junto à CBF e aos demais clubes que o gramado é parte do espetáculo. Se a gente quer um futebol melhor no Brasil, não devemos nos inspirar só no fair-play financeiro, mas também no fair-play técnico. Quanto melhor o gramado, melhores as condições de prática do esporte para todos. Para quem quer se igualar às cinco maiores ligas do mundo, temos que estar à altura dessas ligas e assumir o padrão de gramado que eles têm, vamos copiar o que eles têm de bom. O Flamengo está investindo nisso — completou o dirigente.
+ Sem sair do banco, Juninho deve se despedir do Flamengo após final do Intercontinental
Flamengo elogiou gramado do Estádio Ahmad bin Ali
Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo chegou a Doha no dia 7 de dezembro e retornou ao Brasil na noite da última quinta-feira. Foram 11 dias no Catar, entre treinos e jogos por três fases do torneio mundial. O clube usou o centro de treinamentos Al Ersal. As partidas contra Cruz Azul (México), Pyramids (Egito) e PSG (França) foram no Ahmad bin Ali, em Al Rayyan. Durante a competição, o assunto também foi tema para o técnico Filipe Luís, outro a criticar pisos artificiais.
— Que campeonato da Europa tem seis clubes que vão jogar no campo sintético? Isso desvaloriza nosso produto, faz com que menos espectadores ao redor do mundo queiram assistir. Para a saúde dos jogadores, o ideal é quem joguem em gramados naturais de boa qualidade — afirmou Filipe Luís em entrevista durante a Copa Intercontinental.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Luiza Sá: “Flamengo sai do Intercontinental muito maior do que entrou”
Recentemente, clubes da Série A se uniram e pediram à CBF que não aprove novos gramados sintéticos no Brasil até que um estudo seja produzido. Em Conselho Técnico, dirigentes se colocaram contrários à utilização desse tipo de campo. O Flamengo resumiu a medida como o “fim de uma era de atraso”, mas não há uma decisão sobre o assunto.
Na semana passada, o clube rubro-negro protocolou proposta junto à CBF para melhoria e padronização dos gramados no país. Um dos pontos apresentados é justamente o fim dos campos sintéticos, que vão aumentar no Campeonato Brasileiro em 2026.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More