Goleiro motorista de ambulância, jogador cinquentão, invasão a hotel e mais: as histórias que marcaram o esporte no Triângulo
Ex-goleiro Glaysson é motorista de ambulância em Belo Horizonte
O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba foram palco de histórias marcantes do esporte em 2025, com ex-jogadores buscando novos rumos, jovens assinando contratos milionários, e até atletas de 53 anos disputando títulos. Em todas elas, o ge Triângulo esteve presente para narrar acontecimentos, conversar com personagens marcantes e relembrar momentos especiais.
Para celebrar a virada do ano, fizemos uma retrospectiva com as 12 histórias mais marcantes de 2025 – com direito a mais uma de bônus. Veja mais abaixo os destaques do ano, mês a mês.
Retrospectiva ge Triângulo 2025
ge Triângulo
Janeiro: Lucas Gabriel assina contrato milionário
O meia Lucas Gabriel, então com 17 anos, assinou o primeiro contrato profissional com o Corinthians. Mineiro de Uberaba, o jovem faz parte das categorias de base do clube desde 2021 e seguirá ligado ao time até dezembro de 2027. A multa rescisória é de 40 milhões de euros (cerca de R$ 253 milhões na cotação atual).
+ Com Corinthians na Copinha, Lucas Gabriel assina contrato profissional com multa milionária; veja valor
Lucas Gabriel assina com Corinthians
Redes sociais
Fevereiro: o retorno de Ditinho, o jogador mais velho do Brasil
O atacante Ditinho voltou aos gramados em 2025. Então com 52 anos, ele foi anunciado no dia 10 de fevereiro como reforço da URT no Módulo 2 do Campeonato Mineiro. O ídolo do clube participou do grupo que conquistou o acesso à elite do Estadual como o jogador mais velho em atividade no Brasil. O Trovão Azul confirmou a renovação de contrato do atleta, que vai disputar a principal divisão de Minas em 2026.
+ Atacante de 52 anos é anunciado por time que disputa divisão de acesso em Minas
Ditinho com a camisa da URT aos 53 anos
Redes sociais
Março: o amor está no ar no Praia Clube
No terceiro mês do ano, o ge publicou uma entrevista com Payton Caffrey, ponteira do Praia Clube. A jogadora comentou sobre a adaptação ao Brasil e se declarou ao namorado, o jogador de basquete brasileiro Breno Tosini. Em agosto, ela aceitou pedido de casamento e ficou noiva. Neste ano, a norte-americana foi a maior pontuadora da equipe na Superliga 2024/25 e segue como um dos destaques da equipe na nova temporada.
+ Payton Caffrey, destaque do Praia Clube no Sul-Americano, se declara ao namorado brasileiro: “Par perfeito”
Payton Caffrey, do vôlei, aceita pedido de casamento de Breno Tosini, do basquete 3 x 3, também do Praia Clube
Reprodução/Instagram
Abril: super set na Superliga Masculina
No dia 17 de abril, Praia Clube e Sesi-Bauru protagonizaram uma verdadeira batalha no jogo 3 das quartas de final da Superliga Masculina 2024/25. O primeiro set entre as equipes, vencido pelo Praia por incríveis 41/39, foi o mais longo da temporada e durou incríveis 51 minutos. A equipe de Uberlândia venceu o jogo por 3 sets a 1 e avançou para a semifinal pela primeira vez na história do projeto.
+ Com 51 minutos de duração, Sesi-Bauru e Praia fazem set mais longo da Superliga 2024/2025
Quartas de Final (jogo 3): Sesi-Bauru x Praia Clube
Maio: despedida de Kuznetsova, a russa “brasileira”
Após a eliminação do Praia Clube na semifinal da Superliga Feminina para o Sesi-Bauru, a ponteira russa Sofya Kuznetsova se despediu da equipe aurinegra depois de duas temporadas. Com sorriso fácil e engajada com a cultura brasileira, a jogadora deixou saudades na torcida mineira e se transferiu para o voleibol japonês. Pelo Praia, Sofya foi a maior pontuadora da Superliga 2023/24.
+ Melhor ponteira da Superliga, russa Kuznetsova se despede do Brasil: “Aventura chega ao fim”
Sofya Kuznetsova Praia Clube
Praia Clube/Divulgação
Junho: atacante ex-Seleção chega ao Uberlândia
Com passagens por Grêmio, Palmeiras, Santos e Coritiba, o atacante Leandro, de 32 anos, acertou com o Uberlândia para a Série D do Campeonato Brasileiro. O atacante foi importante na competição, marcou três gols, deu assistência, mas o Verdão não conseguiu o acesso.
+ Ex-Grêmio, Palmeiras e Seleção, atacante salva time de derrota na Série D do Brasileiro
Leandro estreia como titular no Uberlândia, dá assistência e faz dois gols
Julho: a polêmica entre URT e Mamoré
Na penúltima rodada do triangular semifinal do Módulo 2 do Campeonato Mineiro, o Mamoré entrou em campo já eliminado e depois de dispensar o técnico e 14 jogadores. O time, porém, jogou com seriedade e empatou em 0 a 0 com o Ipatinga. O resultado foi favorável à URT, também de Patos de Minas e maior rival do Sapo, que conquistou o acesso à elite do Campeonato Mineiro. O resultado? O torcedor do Mamoré vaiou o próprio time por não ter entregado a partida.
+ Eliminado, time segura empate, dá acesso a maior rival e é vaiado pela própria torcida em MG; vídeo
Eliminado, time segura empate, dá acesso a maior rival e é vaiado pela própria torcida
Agosto: ex-Juventude vira “peregrino” no amador
Condenado por manipulação de resultados na operação Penalidade Máxima em 2023, Gabriel Tota, ex-Juventude e Mirassol se transformou em um “peregrino” do futebol amador e rodou o Brasil para participar de competições amadoras. Um dos times que ele defendeu foi o Paranaíba Esporte Clube, em Carmo do Paranaíba. O ge contou a história de Tota em agosto. Três meses depois, já liberado da punição, ele assinou com o Pouso Alegre para a disputa do Campeonato Mineiro de 2026.
+ Eliminado do futebol, meia roda o Brasil no amador e sonha com retorno: “Tempo curou minha ferida”
Gabriel Tota, eliminado do futebol por envolvimento em apostas, tem atuado na várzea
Reprodução/Instagram
Setembro: jogadora de vôlei relata tensão por invasão em hotel do Nepal
A levantadora Ana Flávia Galvão e a ponteira Mayra Souza foram vítimas da onda de violência que tomou conta do Nepal. O hotel onde as jogadoras estavam hospedadas foi invadido por manifestantes. Ex-jogadora de Praia Clube e São Caetano, Ana Flávia relatou nas redes sociais os momentos de tensão que viveu do outro lado do mundo. Ela só conseguiu retornar ao Brasil uma semana depois.
+ Atleta brasileira que fugiu de hotel invadido por manifestantes no Nepal chega ao Brasil
Ex-Praia Clube, levantadora tem hotel invadido no Nepal
Outubro: lei em Uberlândia é inspirada na filha de Cássio
Filha do goleiro Cássio, do Cruzeiro, a pequena Maria Luiza, de sete anos, virou o nome de uma lei sancionada em Uberlândia que garante a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas privadas da cidade. Em agosto, Cássio desabafou nas redes sociais sobre a dificuldade de matricular a criança em escolas de Belo Horizonte.
A Lei Maria Luiza prevê que as escolas de Uberlândia que se recusarem a receber estudantes com autismo, como aconteceu com a filha de Cássio, deverão fornecer aos pais um documento que comprove a negação da vaga. Caso a recusa se dê por motivo discriminatório, a instituição pode ser punida de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
+ “Lei Maria Luiza”: filha do goleiro Cássio inspira medida que garante inclusão a estudantes autistas
Cássio, goleiro do Cruzeiro
Marcos Ribolli
Novembro: Glaysson, o goleiro motorista de ambulância
Glaysson, ex-goleiro do Cruzeiro e com passagens por diversos clubes mineiros, incluindo o Uberlândia, trocou as luvas pelo volante e virou motorista de ambulância em Belo Horizonte após se aposentar. Sua nova rotina exige atenção redobrada, e ele se diz realizado com a transição, mantendo o vínculo com o futebol em campeonatos amadores e times master.
+ Lembra dele? Ex-goleiro do Cruzeiro e andarilho do futebol vira motorista de ambulância em BH
Glaysson, ex-goleiro do Cruzeiro, vira motorista de ambulância
Arquivo pessoal
Novembro (2): ex-joia do Santos se aposenta aos 31
O mês de novembro foi recheado de boas histórias e rendeu até uma página bônus na retrospectiva. Ex-joia do Santos e bicampeão da Copa São Paulo com o Peixe, Stéfano Yuri anunciou a aposentadoria dos gramados. Aos 31 anos, ele disse que sofreu com lesões e que encontrou novo propósito como professor de futebol em escolinhas no interior de Minas Gerais.
+ Ex-joia do Santos sofre com lesões e se aposenta aos 31: “Não entregava o que esperavam de mim”
Ex-joia do Santos, Stéfano Yuri se aposenta aos 31 anos: “Não entregava o que esperavam”
Dezembro: em retomada, Boa conhece caminho no Módulo 2 de 2026
O ano de 2025 foi de renascimento para o Boa Esporte. O time mineiro começou a subir os primeiros degraus em um processo profundo de reconstrução após rebaixamentos sucessivos. Na última divisão estadual em Minas Gerais, o projeto se transferiu de Varginha – onde viveu os grandes momentos da história e foi campeão da Série C em 2016 – para Ituiutaba, cidade em que a equipe fundada em 1947. A volta para casa representa a esperança de dias melhores e rendeu frutos: a equipe conquistou o acesso ao Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Em dezembro, o clube descobriu os adversários que vai enfrentar na competição no ano que vem.
+ Por onde anda? Clube que ficou a uma vitória da Série A busca retomada na última divisão de Minas
Boa Esporte, Tupi, Segunda Divisão do MIneiro
Boa Esporte/Divulgação geRead More


