RÁDIO BPA

TV BPA

Guanaes fala em manutenção do elenco do Mirassol para 2026: “Nossa prioridade”

Guanaes fala em manutenção do elenco do Mirassol para 2026: “Nossa prioridade”

Mirassol 3 x 3 Flamengo | Melhores momentos | 38ª rodada | Brasileirão 2025
O ano mágico de 2025 chegou ao fim para o Mirassol e, apesar de a, princípio, ter evitado o assunto da próxima temporada, o técnico Rafael Guanaes não deixou de falar sobre o ano que vem a partir da sua perspectiva.
O treinador concedeu entrevista coletiva ao lado dos filhos após o empate com o Flamengo e garantiu que a prioridade do clube para 2026 é manter uma “espinha dorsal” do elenco que conquistou o quarto lugar no Brasileirão deste ano.
– Tenho um pouco de dificuldade de olhar para frente, por mais que a gente tente antecipar alguns cenários. Isso é algo que o Juninho (Antunes, vice-presidente) faz muito bem, de ir pontuando com cautela cada passo. Obviamente que algumas coisas precisavam ser antecipadas, mas eu, para ser sincero, tenho um pouco de dificuldade para olhar para a outra temporada. Agora é o momento de descansar, avaliar com mais calma, o desafio é muito grande, mas o clube já fez isso em todos os outros anos.
– Essa é a prioridade (manutenção do elenco). Tem jogador que, de repente, teve pouco minuto e, às vezes queremos que ele permaneça, mas ele quer jogar mais. Essa avaliação do elenco é feita constantemente e muitas decisões serão feitas até junto com o próprio jogador. É fundamental ter uma espinha dorsal e as coisas precisam ser feitas no tempo certo. O tempo é agora. Jogadores que serão assediados, a maioria tem contrato, então vai precisar ter uma negociação. Tudo isso será feito olho no olho. Alguns o contrato se encerra, o que dava para antecipar foi antecipado e vai ser divulgado no momento certo. O que eu sei é que a versão 2026 precisará ser melhor que a 2025.
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
Pedro Zacchi/Agência Mirassol
Veja também
+ Como foi Mirassol 3 x 3 Flamengo
+ Mirassol é o 5º time a terminar Série A invicto
+ Classificação do Brasileirão
Guanaes evitou rótulos de “ídolo” ou “maior técnico da história do clube” e fez questão de compartilhar o mérito pela campanha histórica. O técnico citou nominalmente alguns dos personagens que considera importantes dentro da equipe e disse que recebe muita ajuda diariamente.
– Para ser sincero, não seria justo me colocar nesse ponto. É um trabalho de tantas pessoas e não seria justo colocar qualquer rótulo nesse sentido. Não me sinto digno porque sei que foi um trabalho de muitas pessoas. Algumas pessoas que trabalham aqui merecem, sim, o respeito devido. Juninho, doutor Edson (Ermenegildo, presidente), Ivan Baitello (auxiliar-técnico), Rafael Tamarindo (preparador físico), cada um na sua função, mas não me sinto mais importante que nenhum deles. Não me preocupo com nenhum tipo de rótulo, não me iludo, mas também não descanso. Eu necessito de muita ajuda e se hoje conseguimos fazer tanta coisa, foi por causa dessa ajuda. Eles (filhos) me ajudam demais a estar o tempo todo equilibrado, minha esposa é gigantesca para tudo o que eu vivencio, então não seria justo ser colocado em uma situação assim, por mais grato que eu seja.
O técnico falou em manter os pés no chão, mas adiantou que será preciso elevar o nível para a próxima temporada.
– Os desafios agora serão maiores e vamos precisar nos superar. Essa era uma das questões da renovação. Conseguimos fazer mais? E tem mais, é claro. O desafio é muito grande, o Mirassol continua sendo um time de uma cidade de aproximadamente 70 mil habitantes, continua tudo igual. A nossa mentalidade precisa continuar a nos conduzir para fazer mais e vamos precisar de uma versão aprimorada.
O Mirassol termina o Brasileirão na quarta colocação, com 67 pontos, e vaga direta para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Além da competição continental, o Leão disputará o Paulistão, a Copa do Brasil e a Série A em 2026. geRead More