Jair Ventura diz que Baiano não vai ficar de lado e garante autonomia a com Rodrigo Chagas no Vitória
Jair Ventura fala sobre renovação de elenco: “Ter manutenção do nosso time”
A temporada 2026 já começa para o Vitória nesta sexta-feira. Pelo menos para alguns jogadores que se reapresentam de olho na estreia no Campeonato Baiano, marcada para o dia 10 de janeiro, contra o Atlético de Alagoinhas.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025
O elenco que se reapresenta, contudo, vai ser bem diferente daquele que terminou o Campeonato Brasileiro. No estadual, o Vitória vai utilizar jovens formados nas categorias de base, além de atletas que retornam de empréstimo. O comando da equipe também vai ser diferente, já que vai ter Rodrigo Chagas na beira do gramado.
Em entrevista ao ge, o técnico do time principal, Jair Ventura, comentou como vai ser a parceria. O treinador rubro-negro garantiu autonomia para Chagas à frente da equipe.
– A ideia é que o Rodrigo tenha autonomia, que ele faça o trabalho dele. Mas a gente está aqui também para dar suporte para ele. Não adianta botar um fantoche ali, dizer para fazer isso, aquilo, troca esse, troca aquele. A ideia é que ele tenha autonomia, até para a gente também estar preparado para a montagem do time no Campeonato Brasileiro – inicia Ventura.
– Ele precisando de qualquer suporte, orientação… É um profissional extremamente qualificado, pronto para o cargo que vai assumir. A gente dá autonomia para ele também desenvolver o seu trabalho, que ele tem total confiança minha, do presidente e de todos nós do Departamento de Futebol do Vitória – completou.
Rodrigo Chagas comanda o Vitória no Campeonato Baiano
Victor Ferreira / EC Vitória
Apesar de focar no Campeonato Brasileiro e usar um time alternativo no Campeonato Baiano, Jair Ventura promete que o Vitória não vai deixar a competição estadual de lado. O treinador também quer aproveitar o campeonato para observar os garotos da base e até entrosar novos reforços.
– A gente não vai deixar de lado o Copa do Nordeste, o Campeonato Baiano, muito menos a Copa do Brasil. A gente vai, dentro da maneira possível, ser competitivo e possa ir o mais longe possível em todas as competições porque o Vitória é uma equipe gigante. Se tem que jogar, no sábado, o Baiano e, no domingo, contra o Flamengo ou o Palmeiras, não tem como, né? Vai ter que priorizar alguma competição por algum momento. Agora, se tiver uma semana a semana, se der tempo de recuperação…E esse momento é bom também para que a gente possa ver alguns meninos que eu não dei tanta oportunidade. De repente, reforços que cheguem para a gente já poder estar dando uma olhada, para saber se vão se adaptar.
Renovações e contratações
Rodrigo Chagas e Jair Ventura no Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
Com Rodrigo Chagas à frente do Vitória no Campeonato Baiano, Jair Ventura se concentra com o elenco principal no Campeonato Brasileiro, com início marcado para o fim de janeiro. Esse grupo se reapresenta no dia três de janeiro.
Enquanto não inicia o trabalho com o elenco principal, Jair Ventura conversa regularmente com a diretoria do Vitória sobre a renovação de jogadores e a chegada de novas peças. Segundo o clube, a prioridade é a manutenção de jogadores que se destacaram em 2025, casos de Lucas Halter, Baralhas, Erick, Ramon, Thiago Couto e Jamerson.
– O nosso grande objetivo é a permanência dos principais atletas que foram importantes para a gente. A gente está na luta incessante para a renovação, fazendo tudo possível dentro da nossa realidade. Acho que esse é o grande segredo, o case de sucesso, na minha opinião, de Palmeiras e Flamengo. Você vê o Bruno Henrique, que já está no Flamengo desde quando? Participou do maior ano, um dos maiores anos, em 2019, vem ganhando título até agora. O Abel [Ferreira] está há cinco anos no Palmeiras porque os jogadores já chegam e já sabem o modelo de jogo, já sabem como eles jogam.
– Os meus melhores trabalhos são quando eu tenho sequência, porque você já tem uma base, você já tem uma ideia. E você começar do zero praticamente perdeu tudo que colheu. Já não são os mesmos atletas, você já tem que implementar um novo sistema, um novo modelo, uma nova metodologia. Isso facilita, principalmente nesse ano atípico que teremos o início do Brasileiro já em janeiro.
Até aqui, o clube tem confirmada uma nova contratação, o volante Caíque Gonçalves, que já atuou com Jair Ventura no Juventude. Como o jogador ainda não foi oficializado como reforço, o treinador preferiu não comentar o acerto, mas destacou que o trabalho por novas peças é feito em conjunto com a diretoria de futebol.
+ Origem no futsal e trabalho com Jair Ventura: conheça Caíque Gonçalves, 1º reforço do Vitória
– Não é por que jogou com o Jair que é indicação do Jair. Não é por que foi atleta do Gustavo [Vieira] no São Paulo…O Maneca [Manoel Tanajura, gerente de futebol] traz um, o Fábio [Mota] traz outro. É um trabalho feito do Vitória. Todos nós analisamos os atletas que a gente vê em potencial. É passado por todo o Departamento de Futebol. E é feito tudo junto.
Ainda sem trabalho no gramado, mas com muito a se fazer nos bastidores, o Vitória de Jair Ventura continua em preparação para a temporada 2026. Confira aqui todas as movimentações do clube no mercado de transferências. geRead More


