RÁDIO BPA

TV BPA

João Fonseca celebra primeiro duelo com Alcaraz e brinca: “Deixei ele ganhar no amistoso”

João Fonseca celebra primeiro duelo com Alcaraz e brinca: “Deixei ele ganhar no amistoso”

João Fonseca fala de jogo com Alcaraz e palpita sobre o Flamengo no Intercontinental
João Fonseca e Carlos Alcaraz se enfrentaram pela primeira vez na segunda-feira (8), no “Miami Invitational”, um torneio de exibição nos Estados Unidos. O espanhol levou a melhor, com placar de 2 sets a 1 – parciais de 7/5, 2/6 e 10/8 –, mas não é o único que tem motivos para comemorar. Depois da partida, o tenista brasileiro, número 24 do mundo, celebrou a chance de encarar o líder do ranking da ATP e até brincou com a derrota em partida amistosa.
– Estou feliz demais por participar do evento. Eu me diverti bastante. Oportunidade imensa de compartilhar a quadra com o Alcaraz. Rolaram brincadeiras, alguns pontos de verdade. Não deu dessa vez. Vamos ver da próxima. Deixei ele ganhar no amistoso. No que interessa, a gente vai com tudo – disse Fonseca, de 19 anos, às equipes da Globo que acompanharam o torneio em Miami.
+ Fonseca dá trabalho, mas Alcaraz vence no tie-break em estreia de confronto: “Quase consegui”
+ Primeiro duelo Fonseca x Alcaraz tem bolada na cara, rede quebrada e show de carisma; veja
+ João Fonseca define torneios que vai disputar até março de 2026; veja lista
João Fonseca e Carlos Alcaraz se abraçam em torneio de exibição
Tomas Diniz Santos/Getty Images
O duelo com Alcaraz fez parte da pré-temporada do brasileiro, que começou a treinar no Rio de Janeiro no fim de novembro. Fonseca se prepara para um ano diferente dos anteriores. Em 2026, precisará defender pontos pela primeira vez.
Desde que se tornou profissional, já com o circuito em andamento em 2024, o foco do tenista de 19 anos vinha sendo disputar torneios inéditos na carreira – ou conseguir campanhas que não tinha alcançado antes. Assim, somou pontos com participações em Grand Slams e Masters 1000, por exemplo. Ainda conquistou seus principais títulos, no ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro de 2025, e no ATP 500 da Basileia, em outubro deste ano.
Carlos Alcaraz 2 x 1 João Fonseca | Melhores Momentos | Miami Invitational
A partir da próxima temporada, Fonseca precisará repetir ou melhorar as campanhas feitas em 2025. Dessa forma, não sofrerá grandes perdas no ranking e ainda terá a chance de adicionar mais pontos, deixando o posto de 24º do mundo e ganhando posições.
– Eu me sinto pronto (para 2026), muito bem física e mentalmente. Depois de um belíssimo descanso, (faço) uma belíssima pré-temporada para começar no melhor ritmo possível. Durante a preparação para defender pontos, é sensacional jogar contra o número um do mundo – celebrou Fonseca.
Passado o duelo com Alcaraz em Miami, o brasileiro seguirá com o calendário de treinos. O próximo compromisso oficial será ainda em dezembro, no ATP 250 de Brisbane – um torneio preparatório para o Australian Open, primeiro Grand Slam de 2026, que ocorrerá em janeiro.
+ Veja mais notícias relacionadas ao tênis
João Fonseca em ação contra Carlos Alcaraz, no “Miami Invitational”
Tomas Diniz Santos/Getty Images
Veja datas dos primeiros torneios de João Fonseca em 2026:
ATP 250 de Brisbane – de 29 de dezembro a 5 de janeiro
ATP 250 de Adelaide – de 6 a 11 de janeiro
Australian Open – de 12 de janeiro a 1 de fevereiro
Copa Davis – de 6 a 8 de fevereiro
ATP 250 de Buenos Aires – de 10 a 16 de fevereiro
Rio Open (ATP 500) – de 16 a 22 de fevereiro
Masters 1000 de Indian Wells – de 5 a 16 de março
Masters 1000 de Miami – de 15 a 29 de março geRead More