RÁDIO BPA

TV BPA

João mira retomada do protagonismo e projeta Manaus forte: “Precisamos brigar entre os grandes do estado”

João mira retomada do protagonismo e projeta Manaus forte: “Precisamos brigar entre os grandes do estado”

Clubes amazonenses se preparam para o Barezão 2026
De olho em 2026, o Manaus já começou a desenhar seus planos para a próxima temporada, quando terá calendário cheio com as disputas do Campeonato Amazonense, Copa do Brasil e Série D.
Há quase um mês, a diretoria comandada por Luís Mitoso e Giovanni Silva anunciou a chegada do técnico João Victor, de 31 anos, um dos mais jovens do país, que inicia sua primeira experiência como treinador principal.
João Victor em sua primeira passagem como auxiliar do Manaus em 2023.
Ismael Monteiro
+Ângelo Márcio deixa o Amazonas e acerta retorno ao Nacional-AM para 2026
Em entrevista exclusiva ao ge, João, que já havia passado pelo clube como auxiliar técnico em 2023, ainda na Série C, na comissão de Roger Silva, contou que a ansiedade pela nova fase da carreira é grande, mas vem acompanhada da consciência sobre o tamanho do desafio de comandar um clube multicampeão.
O Manaus conquistou seis títulos estaduais nos últimos anos e viveu seu auge entre 2017 e 2019, com uma sequência de três taças seguidas.
A gente tenta controlar a ansiedade, é uma coisa que vai batendo com o passar dos dias. Desde que a gente pisa em Manaus, a gente entende o tamanho do clube. Nos últimos campeonatos, o Manaus ganhou seis. É um clube importante dentro do cenário, tem pressão, o torcedor quer vencer e precisa voltar a vencer. Não esteve na final do estadual e precisamos voltar a figurar entre os grandes do estado”
João Victor em entrevista exclusiva com o ge
Globo Esporte Amazonas
+Recordista de jogos, Tavares celebra renovação no Amazonas: “Meu sentimento é de felicidade”
O treinador mostrou ambição e disse que o clube entra na disputa para competir no topo desde o início da temporada.
— Eu falo que o estado tem quatro clubes com calendário: Manauara, Nacional e Amazonas, junto com o Manaus. A gente vem para disputar e, a partir do dia 12 de janeiro, vamos ver onde podemos chegar, completou.
Estrutura renovada e ambiente diferente
João Victor destacou também o quanto o Manaus evoluiu desde sua última passagem.
O clube investiu em estrutura e hoje oferece, segundo ele, condições de trabalho mais próximas do que pede o futebol atual, especialmente com o Centro de Treinamento em Iranduba, na região metropolitana.
— O Manaus evoluiu em questão de estrutura e ambiente. Entendeu um pouco mais as exigências do futebol. Hoje é um clube muito melhor do que encontrei em 2023, ainda com algumas questões que podem evoluir, como o CT, mas pouco a pouco o clube vai crescendo para chegar no alto nível.
Jogadores em pré-temporada 2026 no CT do Gavião.
Ygor Freitas/MFC
+Itacoatiara anuncia treinador Carlos Tozzi para o Barezão 2026
Estilo de jogo, referências e inspiração
Embora esteja prestes a assumir pela primeira vez o comando de uma equipe à beira do campo, João carrega no currículo experiências ao lado de profissionais já consolidados.
Ele esteve em comissões de Roger Silva, atual vice-campeão da Série C e hoje no Londrina, e também trabalhou com Thiago Carpini, técnico do Juventude, com passagens por São Paulo e Vitória.
— As minhas características são de um time com muito pé na bola. Eu falo muito, gosto de um time de intensidade e não vou abrir mão disso aqui no Manaus. As minhas maiores inspirações são o Roger Silva, com quem vivi quatro anos e é minha maior referência. Também trabalhei com o Carpini, em quem me espelho muito. São treinadores dessa nova geração, e neles eu me inspiro para o futuro — ressaltou.
João Silva ao lado de Roger Silva, em passagem pelo Athletic.
Arquivo Pessoal
+Com passagem no River-PI, lateral Vivico é o novo reforço do Manaus para a temporada 2026
Antes do Manaus, o novo comandante acumulou passagens como auxiliar por Cruzeiro, Inter de Limeira, Athletic, Botafogo-PB e Pouso Alegre, conquistando títulos como o Troféu do Interior e a Recopa Mineira.
Objetivo: recolocar o Manaus no topo
Com a estreia marcada para janeiro, João Victor reforçou que o foco inicial está no Campeonato Amazonense. O planejamento do clube é voltar à final e brigar pela sétima taça do Barezão, garantindo calendário nacional também em 2027.
— A torcida do Manaus pode esperar um cara bastante participativo dentro de campo. Eu sou assim em tudo que eu faço. Nosso objetivo principal é o estadual, é figurar novamente na final. Assim que terminar o estadual, pensamos na Série D. Mas o foco inicial é o estadual, para podermos projetar 2027 — concluiu.
João Victor – Manaus
Globo Esporte Amazonas
+Manaus
A estreia do Manaus no estadual será no dia 12 de janeiro, às 20h, no estádio Carlos Zamith, diante do Parintins. geRead More